30 de setembro de 2016

RESENHA: À SOMBRA DE UMA MENTIRA - Alex Marwood (Ed. Bertrand Brasil)



Olá, pessoal!

Hoje vim falar de mais um thriller lançado pela BERTRAND BRASIL: À SOMBRA DE UMA MENTIRA da ALEX MARWOOD.

À Sombra de Uma MentiraÀ SOMBRA DE UMA MENTIRA
ALEX MARWOOD
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2016
Nº págs: 462
Gênero: Thriller

SINOPSE: Poucas horas depois de se conhecerem, Jade e Bel, ambas com 11 anos, veem-se envolvidas na morte de uma garotinha e tachadas de assassinas. As duas meninas são enviadas a diferentes reformatórios, onde recebem novas identidades e são instruídas a nunca mais entrar em contato uma com a outra. Agora elas são Kirsty, uma respeitável jornalista freelancer de Londres, e Amber, gerente de um parque de diversões no sul da Inglaterra. Quando Amber encontra um corpo em uma das atrações do parque, a mídia fica em polvorosa, e Kirsty, enviada para cobrir os assassinatos, acaba cruzando o caminho de sua velha conhecida. Não demora muito para as duas se darem conta de o quanto sabem uma sobre a outra. Com medo de que seu passado seja descoberto e exposto pelo frenesi da imprensa, Kirsty e Amber lutam para manter o segredo a salvo.

Fiquei muitíssimo interessada pelo livro por causa da sinopse. Quando o peguei, minha vontade de lê-lo tornou-se ainda maior pelo fato de mestre KING ter dado “pitaco” sobre a obra na contracapa. Sou daquelas que gosta de ler tudo o que o mestre indica, mas dessa vez não compartilhei da mesma opinião que ele sobre o livro :S

O começo me atraiu bastante, e até concordei com a frase do mestre sobre o livro... O clima tenso e a certeza de que algo ruim iria acontecer me mantiveram focada na leitura, mas as revelações foram bastante pobres para o tamanho do suspense que se fez.

Em relação as duas adolescentes que mataram a garotinha, admito que foi verdadeiramente interessante. Os capítulos desse passado eram intercalados com a história presente das moças e isso achei interessantíssimo, no mais, tudo me pareceu uma “belelada” óbvia.

Dentre as obviedades:
- Um caso amoroso que desperta a ira da esposa = óbvio que iria acontecer, mesmo porque a tal esposa age como uma tapada;
- O serial killer = óbvio que era quem era, mas o mais triste foi a tentativa da autora de desviar o foco para outra pessoa. Ela forçou tanto a barra que ficou evidente que o culpado era aquele que ela queria fazer parecer menos suspeito. Fico extremamente incomodada com thrillers em que os autores fazem um personagem parecer completamente culpado e o outro muito bonzinho, para depois dizer que o bonzinho que era o malvado... Hoje em dia essa técnica não engana e não surpreende ninguém. Todo leitor de policial que pega um livro e se depara com isso sabe que o bonzinho, perfeitinho sempre tem algo a esconder... Achei um TÉDIO o esforço desnecessário da autora para tentar desviar. Pior... Motivações tolas, desejos toscos... Um personagem que estava ali só para matar e que nada tinha a acrescentar. Acho que quando se escreve sobre serial killer, é obrigação do autor tornar o sujeito um personagem interessante, capaz de roubar o foco do livro para si quando ele aparece... Mas não, ALEX não fez isso, deixou o cara sendo só mais um assassino maluco qualquer ¬¬
- O encontro entre as duas moçoilas – óbvio também! Tava na cara qual seria a reação de uma e de outra... E o desenrolar do encontro... Ah, como me soou falso e forçado :S Fiquei muito aborrecida

Dentre outros fatores que me desagradaram, cito também os diálogos rasos e muitos deles desnecessários, com conversas tolas que pareciam mais papos sobre o clima.

Muitos personagens também foram inseridos do nada e depois foram para lugar nenhum. À SOMBRA DE UMA MENTIRA é aquele tipo de livro que joga personagens para desviar o foco do leitor, mas depois não se sabe para onde foram ou o que aconteceu, pois desapareceram do mesmo modo que surgiram, do nada!


Não gostei do livro e minha experiência com a autora não foi nada boa. Provavelmente passarei longe dos demais lançamentos da moça. Quem não está muito habituado ao gênero thriller/policial pode gostar bastante, mas quem já está calejado de histórias perversas e interessantes, vai achar bastante óbvio, fraco e, principalmente, enfadonho. Entrou para minha lista de piores leituras de 2016 :S


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Eu pensei que esse livro seria o máximo e que teria uma história e final surpreendente. É,me enganei!
    Nesse caso,parece que a autora quis fazer um mistério enorme e não conseguiu chegar nem perto...
    Que pena!

    Minhas expectativas estavam bem elevadas! :/

    ResponderExcluir
  2. Excelente Mari, mais uma boa resenha. Gosto muito do tema serial killer, embora leia muito pouco sobre, prefiro casos reais. Gosto também de ler sobre seu entendimento no gênero policial, me faz ter vontade de investir mais nesse gênero. Quanto às frustrações, sempre ruim, principalmente lendo um livro de quase 500 páginas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Não li o livro, mas pela sinopse, esperava que fosse uma leitura bem interessante. Mas lendo sua resenha, já desisti da leitura desse livro. Passo a dica. Obrigada por sua resenha, sempre muito bem elaborada e sincera! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nossa eu estava com tantas expectativas sobre este livro :s
    Como tenho o gosto um pouco parecido com o seu, acredito que eu não vá gostar do livro.

    ResponderExcluir
  5. Achei a sinopse interessante, mas suas palavras para mim em questão de Thriller é como as de KING para você. Se diz que o livro te decepcionou, não vou nem tentar :) Como sou leitora iniciante do gênero, acho que qualquer livro ruim vou acabar desistindo.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.