13 de setembro de 2016

RESENHA: O FANTASMA DA ÓPERA - Gaston Leurox (Ed. Ediouro)



Olá, pessoal!

A resenha de hoje é sobre um clássico maravilhoso: O FANTASMA DA ÓPERA do GASTON LEROUX. A edição que li é da editora EDIOURO.


O Fantasma da Ópera O FANTASMA DA ÓPERA
GASTON LEROUX
Editora: EDIOURO            
Ano: 2005
Nº págs: 254
Gênero: Romance, Drama, Clássico





SINOPSE: Um homem deformado se esconde nos subterrâneos de um teatro e acaba se apaixonando por uma jovem atriz. Histórias de fantasmas e assassinatos cercam o personagem de mistério e completam o clima deste clássico da literatura.






Desde que foi lançado o musical O FANTASMA DA ÓPERA, com o Gerard Buttler, fiquei apaixonada. É um filme que já assisti umas 20 vezes e que sempre tive curiosidade imensa para ler o livro, e o fiz com um prazer magnífico. Desacreditei na obra maravilhosa que encontrei.

Sempre quando pegamos um clássico para ler ficamos temendo a linguagem, pois muitas vezes ela nos faz ir mais devagar na leitura. Li O FANTASMA DA ÓPERA em três dias, não por esse motivo, mas sim porque intercalei a leitura com outras, e afirmo, é um clássico possível de ser lido em um dia.

A escrita de LEUROX é deliciosa e muito fluida. Ele não faz firulas e dialoga com o leitor de um jeito magnífico, parecendo que salta das páginas para vir narrar os fatos bem do nosso lado, colado ao nosso ouvido.

Fiquei extremamente surpresa com a leitura, pois imaginei encontrar algo semelhante ao musical, mas as diferenças foram tantas, que senti estar lendo algo completamente inédito, algo que eu nem fazia ideia do que era. E de fato não fazia ideia mesmo, pois a história se tornou enorme, magnífica! Passei a ver Christine com outros olhos e o romance entre ela e Raoul de forma diferente. Às vezes a moçoila me irritou completamente com seus devaneios e juras de amor meio sem pé. Pior que as juras era o quanto ela queria afastar Raoul por não saber o que queria fazer... A garota graciosa que me conquistou no filme, não conseguiu fazer o mesmo com minha pessoa no livro, mas, na verdade, quem se importa? Obviamente, o grande astro é o fantasma!


Seja no filme ou no livro, que personagem! Que delícia vê-lo em ação, que delícia ver suas ameaças e exigências aos donos do teatro. Que delícia ver um personagem que não é o bonzinho da história roubar a cena e ter um enorme destaque. Que delícia foi ser conquistada pelo vilão! E que delícia ainda maior foi a de me deixar contagiar pela escrita de LEROUX que expôs a existência do fantasma sendo real! Como foi gostoso ler e acreditar, deixar que as palavras entrassem em mim e me convencessem de que tudo o que foi retratado era o que de fato aconteceu, o que de fato se passou dentro das paredes do teatro. Paixão, assassinato, vingança, ameaças, suspense, terror... Existe de tudo nas páginas desse livro magnífico! Meu único arrependimento foi o de ter demorado tanto para fazer a leitura, espero não demorar a re-ler, pois foi um livro que me deixou com saudade assim que o fechei. Espetacular! Leiam ;)  


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olá!
    Até o presente momento eu sabia apenas que O Fantasma da Ópera era um musical a ponto. Que incrível saber que tem o livro e que a leitura é tão gostosa como você disse. Por ser clássico fico com o mesmo receio de você de não entender a escrita, mas ainda bem que a escrita não é tão complicada. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Também imaginei que O Fantasma da Ópera, fosse somente um musical... Não imaginava que existia esse livro!
    Nossa, como a gente perde tantas oportunidades de ler algo realmente prazeroso, por simplesmente não prestar atenção ou pesquisar melhor...
    E lógico que lendo tudo isso que você nos contou de maneira tão apaixonada,não posso deixar de desejar ler também.

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Não li ainda, embora já tenha assistido há várias versões de filmes e fiquei bem contente por saber que a linguagem não é rebuscada e difícil, estimula ainda mais para leitura.
    Também sou apaixonada pelo fantasma...
    “Demore na dúvida...E descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras.”(Padre Fábio de Melo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mari!
    Já assisti a uma versão do filme, mas faz muito tempo. Sabia da existência do livro, porém nunca tive muita curiosidade. Mas depois da sua resenha, fiquei bem animada para ler. Um clássico desses, preciso na minha estante! Ótima resenha, como sempre. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Um clássico que tenho vontade de ler. Como você disse a escrita de livros antigo chega a dar um certo receio (expressões/palavras que às vezes desconhecemos, por exemplo), sempre bom ter um dicionário do lado. Mas quando terminamos percebemos o porque de certos livros continuarem sendo lidos décadas ou séculos depois de serem lançados. Senti isso com Drácula e desde então pus muitos outros na minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Já li aluns livros que fazem uma releitura do clássico, mas nunca li o livro O Fantasma da Ópera. Gosto do musical e por isso tenho interesse no livro. Parere que a leitura é surpreendente.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.