11 de fevereiro de 2016

INDICAÇÃO: ILHA DO MEDO - Dennis Lehane (Ed. Companhia das Letras)



Boa noite, queridos!

O post de indicação de hoje está atrasado, eu sei. Mas pretendia indicar um livro que terminei ontem, porém, hoje fiquei das 12:30 às 19:30 lendo um livro que me deixou PASMA e resolvi que ele seria a indicação de hoje, afinal, sim, qualquer outro pode esperar, rs. Estou falando de ILHA DO MEDO do DENNIS LEHANE, lançado pela COMPANHIA DAS LETRAS.

Ilha do MedoILHA DO MEDO
DENNIS LEHANE
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS             
Ano: 2010
Nº págs: 344
Gênero: Suspense, Thriller



SINOPSE: No verão de 1954, os xerifes Teddy Daniels e Chuck Aule chegam a Shutter Island para investigar a fuga de uma interna do Hospital Psiquiátrico Aschecliffe. Sem deixar vestígios, a assassina Rachel Solando escapou de um quarto vigiado e trancado à chave. O desaparecimento levanta uma série de suspeitas. Surgem rumores de que uma abordagem violenta da psiquiatria seria lá praticada.



Não sei nem dizer quanto tempo faz que tenho esse livro e que tenho vontade de lê-lo e nunca o fiz por causa do filme, ao qual tive uma relação bem engraçada.

Assim que foi lançado em DVD peguei para assistir com meus pais. Coloquei no aparelho, começamos a ver e em determinado ponto DORMI. Achei um tédio. Quando terminou, meus pais disseram que era excelente e eu tinha que ver. No dia seguinte tentei novamente, e mais uma vez DORMI, pior, dormi no mesmíssimo lugar que havia parado no dia anterior. No terceiro dia resolvi que ia ser mais esperta, iria ver de onde havia dormido parado, claro, do contrário não iria terminar nunca. Eis que um dos mais incríveis filmes me foi apresentado, fazendo com que eu ficasse tão assombrada ao conhecer o final que desse o play logo em seguida para conferir se era aquilo mesmo. Desde então, posso dizer que ILHA DO MEDO é um de meus filmes preferidos e que não estarei exagerando ao dizer que já o assisti quase duas dúzias de vezes. E esse foi o motivo pelo qual protelei tanto a leitura, sempre pensava: o dia que esquecer o filme vou ler o livro. Porém, com o tanto de vezes que já vi, seria impossível de esquecer, e mesmo que tivesse assistido apenas uma vez, ele ainda o seria, pois é um dos mais marcantes.

Hoje, depois de tanto tempo, resolvi aceitar o fato de que nunca esqueceria essa história e de que iria ler o livro assim mesmo, afinal, ele fazia parte da minha lista de 20 livros policiais para ler em 2016. Eram 12:30 quando comecei e 19:30 quando terminei, e só posso dizer que tirando algumas pausas para fazer xixi e esticar o esqueleto, não consegui soltar ILHA DO MEDO mesmo sabendo de tudo que ia acontecer (pra quem está de regime é ótimo, nem lembrei que existia fome).

A narrativa do LEHANE é brilhante, os diálogos são viscerais e a resolução... Minha gente, mesmo já a conhecendo, quase comi até as unhas dos dedos dos pés! Puta merda!, que livro foda do caralho! Perdoem pelo palavrão, mas não tem como explicar de outra forma, simplesmente não tem!

Devo dizer também que tiro o chapéu para o SCORSESE nessa adaptação! São poucos os diretores que pegam uma obra brilhante e genial e não tentam mudar algo para deixar sua própria marca, e SCORSESE fez exatamente isso, não alterou, não quis inovar, se aparecer ou coisa assim, ele foi fiel até mesmo a muitos dos diálogos escritos por LEHANE e fiquei impressionada de ver todo esse respeito pelo autor e sua obra.


Sim, eu admito, se você viu o filme leu o livro. Podemos até colocar assim, pois é realmente muito igual, mas a sensação de adrenalina durante a leitura é IMENSA e em momento algum diminuiu por já ter conhecimento dos fatos, pelo contrário, não há sentimento algum de repeteco, e isso quem lhes está falando é alguém que já viu o bendito filme por mais de VINTE vezes! Não me canso desse filme e já PRECISO reler o livro! Espero que VINTE vezes também! Estou FASCINADA! Imploro a cada um de vocês que leiam *_____*


Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Mari!
    Assisti o filme e realmente fiquei bem impressionada.
    Agora fiquei com vontade de ler o livro, porque apesar de ser literalmente retratado no filme como falou, o livro sempre é melhor, não é?
    Valeu a dica.
    https://twitter.com/rudynalvasoares/status/697945802543644672

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme e achei ótimo, não teria problema nenhum em ler um livro que já vi o filme, ainda mais se foi um filme do qual gostei.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, tudo bem?
    Bom, o que posso dizer sobre sua resenha? Ela está fantástica!! Amei! E se seu objetivo era realmente fazer com que leiamos Ilha do Medo, tenho o prazer em lhe informar que você fez um ótimo trabalho, meus parabéns! ;D
    Estou aqui fascinada com a história. Já tive muitas vezes vontade de assistir este filme, mas sempre acabava deixando de lado, porém agora que vi tantos elogios e saber o quanto te impressionou, não irei mais adiar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, não adie! Filme excelente! Livro excelente! Quando tiver oportunidade, confira os 2. Maravilhosos! <3

      Excluir
  4. Ainda não li o livro nem assistir o filme, mas confesso que depois dessa resenha eu com certeza vou assistir o filme antes do livro, só espero não dormir kkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma, o começo dele é meio parado, mas vele a pena! Veja minha experiência kkkkkk.

      Bjs

      Excluir
  5. Já vi alguma coisa do filme, mas nunca inteiro. Não foi um que me chamou atenção pra assistir. Mas parece ser muito bom depois de dar uma chance e a trama do livro é bem legal. Deve ser bom ver o filme e ler o livro ou o contrário, pra se jogar na história. Mas me pergunto se não iria dormir também xD
    Que louco heim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, faça como eu, assista por partes e depois se torne uma enlouquecida e veja repetidas vezes, rs.

      Bjs

      Excluir
  6. Dele só conheço Sobre Meninos e Lobos e achei soberbo. Pior que tem tantas obras do Dennis disponíveis que é difícil saber qual escolher. Já conheço o filme por isso prefiro dar prioridade a outros títulos dele, mas é claro que um dia vai chegar a hora de ler A ilha do Medo.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ok! Estou vendo que minhas metas do ano vão mudar por conta desta resenha e da do Gatsby, agora preciso ler os dois e ver os filmes logo. É muito bom quando uma história nunca deixa nos encantar, que mesmo vendo/lendo, diversas vezes ainda surpreenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Cida, é fantástico quando somos surpreendidos diversas vezes, mesmo quando ela é um repeteco. Fiquei feliz que ficou interessada na leitura.

      Bjs

      Excluir
  8. Eu riri pensando em vc vendo o filme e dormindo e depois o achando o melhor da vida... Hahaha.
    Nunca vi, nunca li e agora estou desesperada para conhecer está estória.
    É mais fácil ver o filme, já posso hoje e acho que assim o farei.
    Tem o Leo, como não amar? Não vi mas já amo.
    E com certeza lerei tb. Este livro foda!
    Adorei sua resenha... Ta foda do caralho tb. Hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahhaa, obrigada, Edna. Fiquei feliz que tenha gostado e, principalmente, que tenha se interessado pelas duas mídias. Depois volta para dizer o que achou.

      Bjs

      Excluir
  9. Adorei sua resenha de verdade, mas acho que não vou ler esse livro, justamente por já saber tudo que vai acontecer nele, hehehe Spoilers malditos! Lindo seu blog!

    Abraços,
    www.meuexpresso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, é verdade, o filme é bem fiel mesmo, mas achei que ainda assim a leitura foi soberba.
      Obrigada pelo elogio ;)

      Bjs

      Excluir
  10. Sério que é tão bom assim? Agora fiquei curiosa em poder ler, achei muito legal a trama, espero poder ler logo!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.