5 de abril de 2013

RESENHA: A LUZ ATRAVÉS DA JANELA - Lucinda Riley (Ed. Novo Conceito)


Boa tarde, pessoal.

Hoje teremos mais uma resenha da NOVO CONCEITO aqui no blog. Em novembro recebi A LUZ ATRAVÉS DA JANELA da LUCINDA RILEY, depois que li o primeiro livro da autora fiquei encantada com ela, e com esse segundo livro me senti ainda mais fascinada por sua fantástica escrita.

SINOPSE: A Segunda Guerra Mundial deixou muitos destroços e segredos familiares principalmente na família de Emilie, os De La Martinières. Quando sua mãe faleceu, deixando o legado do château da família para ela, a única herdeira, Emilie fica devastada e quer vender tudo para que possa voltar à sua rotina comum de veterinária. Entretanto, Sebastian Carruthers aparece em sua vida para ajudá-la a cuidar de toda a documentação e a consola nos momentos mais difíceis. Emilie se apaixona pela sua gentileza e decide se casar com ele. Assim, ela se muda para a casa do marido, Blackmoor Hall, em Yorkshire. Contudo, a vida que ela, ingenuamente, pensa estar começando bem, trará a ela muitas surpresas e revelações do presente e do passado de toda uma geração.


Quem acompanha o blog sabe que tive uma reação maravilhosa ao primeiro livro da LUCINDA, A CASA DAS ORQUÍDEAS, achei-o tão bom que considero impossível não agradar a todos que lerem. Contudo, acredito que não posso dizer o mesmo de A LUZ ATRAVÉS DA JENELA. Não que o livro não seja excelente como o primeiro, pois ele é, mas como ele segue um tema, o da 2ª Guerra Mundial, acredito que é preciso ter gosto pelo assunto para embarcar na história.

Como gosto muito de tudo que se relaciona à 2ª Guerra e a Hitler, A LUZ ATRAVÉS DA JANELA foi uma experiência maravilhosa. A princípio achei a leitura lenta e arrastada, mas poucas páginas depois eu estava imersa em uma história que não conseguia largar.

ADORO essa conexão que LUCINDA faz de passado e presente. É praticamente impossível dizer quais os personagens que mais agradam, se são os do passado ou do presente, pois todos são extremamente bem caracterizados e psicologicamente desnudados pela autora.

Outro aspecto que adoro na autora é o fato de ela usar “coisas” para os mistérios de seus livros, uma casa no primeiro livro e um certo objeto nesse segundo. Acho impressionante a criatividade que essa mulher tem para desenvolver suas histórias a partir dessas premissas. Ao final, tudo se conecta e se explica por causa delas, o que nos faz ficar assoberbados com o desenvolvimento que essa mulher consegue criar.

Mesmo com o fim da leitura, não consegui escolher minha heroína preferida, Constance, a heroína do passado, é uma mulher forte, determinada, que abre mão de muitas coisas para defender seu país. Cada atitude dela é admirável e impressionante; Emilie, a heroína do presente, é mais ingênua, mas com o desenvolver da história mostra-se forte, perspicaz e sagaz. Sua frieza para resolver determinados assuntos nos deixa maravilhados com sua inteligência e audácia.

A LUZ ATRAVÉS DA JANELA é um livro perfeito, mas não vou ser audaciosa como fui com A CASA DAS ORQUÍDEAS e dizer que ele vai agradar a todos, mas para aqueles que gostam da 2ª Guerra, vão encontrar horas de imenso prazer com uma leitura vigorosa e inteligente. 


FICHA DO LIVRO


A LUZ ATRAVÉS DA JANELA
LUCINDA RILEY
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012                   
Nº págs: 544
Gênero: Drama, Romance




Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Eu tenha boas chances de também amar esse livro, adoro quando livros falam de épocas que marcaram a história da humanidade, no caso aí da segunda guerra. Também amei o primeiro livro da Lucinda e tenho A Luz Através da janela e pretendo ler em breve.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  2. digo com toda certeza , que foi um dos melhores livros que já li. fico impressionado como tem gente com tanta criatividade literária, quem comprar a luz através da janela, pode ter certeza que está adquirindo um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  3. Ganhei este livro de aniversario, ainda estou o lendo, mas pela pouco que li posso dizer que foi uns dos melhores livros que ja li. A historia nos envolve, e faz com que nós fiquemos interessados pelas proximas ações dos personagens. Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Eu já da Lucinda Riley, A Casa das Orquideas e A Luz Através da Janela, e estranhamente gostei mais da A Luz Através da Janela, não sei, acho que eu gosto de ação e romance nos livros, mas respondo sua pergunta no penúltimo parágrafo, eu acho que a heroina é na verdade ( por mim) Sarah, que protegeu sempre elas e ajudou Constance a se adaptar a vida com nazistas bem na sua frente, e sem Sarah Constance teria sido desmascarada na hora e não teria mais historia, mas esse é só minha opinião! Sem nada a ofender.

    ResponderExcluir
  5. concordo, também gastei muto do livro a casa das orquídeas muito lindo
    beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro e achei um máximo.
    Lerei também a casa das orquídeas em breve.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.