24 de abril de 2013

RESENHA: FIQUE COMIGO - Harlan Coben (Ed. Arqueiro)


Gente, muito boa tarde!

Semana passada matei a enorme saudade que eu estava do HARLAN COBEN. Sei que parece bizarro ter saudade desse autor, já que a ARQUEIRO está sempre lançando livros dele, mas eu estava sentindo muita falta de ler algum livro que não fosse da série Bolitar, e explodi de tanta felicidade quando FIQUE COMIGO chegou.

Fique ComigoSINOPSE: A vida de Megan Pierce nem sempre foi um mar de rosas. Houve uma época em que ela nunca sabia como seria o dia seguinte. Mas hoje é mãe de dois filhos, tem um marido perfeito e a casa dos sonhos de qualquer mulher  e, apesar disso, se sente cada vez mais insatisfeita. Ray Levine já foi um fotógrafo respeitado, mas agora, aos 40 anos, tem um emprego em que finge ser paparazzo para massagear o ego de jovens endinheirados obcecados em se tornar celebridades.
Broome é um detetive incapaz de esquecer um caso que nunca conseguiu resolver: há 17 anos, um pai de família desapareceu sem deixar rastros. Todos os anos ele visita a casa em que a mulher e os filhos do homem esperam seu retorno.
Essas pessoas levam vidas que nunca desejaram. Agora, um misterioso acontecimento fará com que seus caminhos se cruzem, obrigando-as a lidar com terríveis consequências de fatos que pareciam enterrados havia muito tempo. E, à medida que se deparam com a faceta sombria do sonho americano - o tédio dos subúrbios, a angústia da tentação, o desespero e os anseios que podem se esconder nas mais belas fachadas -, elas chegarão à chocante conclusão de que talvez não queiram deixar o passado para trás.


Incrível! Da primeira até a última página FIQUE COMIGO é incrível! É impressionante a forma como COBEN nunca perde a mão e sempre consegue me deixar extasiada com a leitura. Li o livro em uma só tacada e a cada parágrafo uma ansiedade enorme tomava conta de mim, queria saber o que estava acontecendo, queria adivinhar assassino, razões, situações, mas foi impossível!

Formulei diversas teorias com a leitura e a cada revelação que era feita, uma delas caía por água e eu me via reinventando as mais diversas explicações, e nada, simplesmente NADA batia com que eu pensava! E aí sou obrigada a repetir o que sempre digo sobre esse homem: ele é GENIAL! COBEN faz conexões entre seus personagens e situações que me deixam boba. Uma ou outra coisa (mínima) a gente até consegue desvendar, mas é praticamente impossível ter uma visão global de tudo, ter aquela sensação de: “Ah, eu sabia!”, é raríssima!

Não bastando o livro ser fantástico, o desfecho consegue ser ainda melhor, pois o assassino é alguém que só conseguimos descobrir por uma pista quase ao final do livro, e as razões e explicações nos deixam com uma dúvida tremenda sobre a “maldade” do serial killer. É como se fosse um Dexter, um justiceiro, e eu AMO quando os autores escrevem sobre assassinos, mas conseguem explorar o lado humano deles e a forma como eles enxergam as situações que os levam a matar, isso acaba nos aproximando do personagem e nos colocando em uma balança de reflexão sobre certo e errado. E adoro essa confusão criada com a dualidade das situações.

O livro só tem um pesar. Ao final consta a frase: “O advogado... era o famoso Hester Crimstein, um especialista em manipular a imprensa.” Quem acompanha os livros do COBEN sabe que Hester é uma advogadA. Creio que esse tenha sido um pequeno deslize na hora da tradução, uma vez que a frase no original realmente não permite saber o sexo da personagem. No mais, preciso frisar que raramente encontro um erro nas edições da ARQUEIRO. Até mesmo os corriqueiros erros gramaticais que aparecem em vários livros, de diversas editoras, são bastante difíceis de achar na ARQUEIRO, pois dá para perceber que há grande cuidado com as edições. Infelizmente esse “errinho” passou, mas como eu disse, deve ter sido por conta de a frase no original não permitir saber qual o sexo da personagem, e que, provavelmente, o tradutor não deve ter sido o mesmo de outros livros do HARLAN.

Tirando isso, dou um conselho: CORRAM LER FIQUE COMIGO!



FICHA DO LIVRO





FIQUE COMIGO
HARLAN COBEN
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 288
Gênero: Suspense, Policial



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi Mari,
    Eu só li um livro do Coben (da série M.Bolitar) e sempre tive vontade de ler outro, mas não tinha visto um que me despertasse interesse mesmo, sabe? Já a sinopse de Fique Comigo me fisgou. E todos esses elogios só contribuiram mais para a vontade crescer, né?
    Beijos
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acabei e comprar o meu! Prontinho aqui na minha frente para ser devorado!

    ResponderExcluir
  3. Nós do Blog Só Sobre Livros adoramos os livros do autor.
    http://sosobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ooi

    Comprei esse livro quando estava fazendo intercambio (Stay Close) e estou super animado para ler.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.