13 de abril de 2012

RESENHA: O ENIGMA DO OITO e O FOGO - Katherine Neville (Rocco)

           Boa tarde, galera!

           Eu ADORO postar resenha de sexta, pois sempre fico na esperança de vocês correrem atrás do livro para aproveitá-lo no fim de semana. Hoje vou exagerar e apresentar duas resenhas, uma sequência imperdível tanto para os fãs de mistério/suspense, como para os fãs de romances históricos e aventura.

           Os dois livros foram lançados pela editora ROCCO e foram bem comentados, eles não são lançamentos recentes, mas, com toda certeza, merecem serem lidos.

          KATHERINE NEVILLE é a autora dos maravilhosos O ENIGMA DO OITO e O FOGO.

           Após anos fora de mercado, O ENIGMA DO OITO foi relançado pela ROCCO em 2010. Falou-se tanto do livro que eu corri para comprar o meu. Infelizmente, encostei-o na estante e acabei não lendo L Esse ano a ROCCO fechou parceria com o blog. Para a primeira resenha e promoção eu escolhi o livro O FOGO, e claro que eu aproveitei para ler o tão comentado O ENIGMA DO OITO.

           Tenho certeza que muitos de vocês já se apaixonaram por um livro em poucas páginas. Isso já aconteceu comigo várias vezes, e repetiu-se quando não havia lido nem 20 páginas de O ENIGMA DO OITO, pois não é um livro que te prende apenas pela genialidade das ideias, mas ele também conquista pelas personagens (principalmente as femininas), e mais que isso, nos torna sábios, tamanha são as passagens e esclarecimentos acerca de personalidades que marcaram a história do nosso planeta.

           Vou falar da história bem por cima para a resenha não ficar enorme, afinal, são dois livros e eu quero falar muita coisa que achei sobre os dois. Claro que vocês vão poder contar com a sinopse de ambos.


           SINOPSE:

           Um tesouro escondido durante mais de mil anos é desenterrado na Abadia de Montglane em 1790. Freiras e noviças espalham-se pela França para protegê-lo. O país vive uma revolução sangrenta, mas a batalha que as aguarda promete perigos ainda maiores. Quase 200 anos depois, na virada de 1973, em Nova York, uma especialista em informática recebe o aviso de uma vidente: em breve ela estará envolvida em um jogo. A vidente só não revela que o jogo foi iniciado dois séculos antes, quando o Xadrez de Montglane deixou a Abadia.


           

          O famoso Xadrez de Montglane teve origem com Carlos Magno. Ele ganhou o jogo, feito de pedras e metais preciosos, de um mouro, e desde então o tabuleiro e suas peças ficaram sendo conhecidos como amaldiçoados. No entanto, além da maldição, reza a lenda que quando reunidos, o tabuleiro e as peças, uma incrível fórmula, capaz de mudar os rumos da humanidade, será revelada. Todos aqueles sedentos por poder empenham-se em uma caçada pelo Xadrez.

           Falando assim até parece uma coisa simples, mas KATHERINE NEVILLE soube criar uma narrativa fabulosa que nos deixa de queixo caído. O livro é extremamente rico em detalhes. Em relação a tudo!
  
           Uma das coisas que mais apreciei na leitura foi a mistura de passado e “presente” que a autora fez. Ora o capítulo se passava em 1790, a época da revolução francesa, ora dava um salto para 1973, em Nova York. E é justamente com essa mistura que NEVILLE nos permitiu conhecer o mundo através de suas palavras. Genial é pouco para descrever o que ela foi capaz de fazer nesse livro. Foi com maestria que ela explicou descobertas de grandes cientistas, filósofos, matemáticos, historiadores, pintores, inventores, etc.

           Outro fator que chama muita atenção no livro é o jogo de xadrez. Eu não entendo NADA de xadrez, nunca joguei, mas fiquei simplesmente fascinada com a história, pois humanos de verdade são usados como as peças de um jogo que pode se tornar mortal. Se eu, leiga no assunto, quase engoli o livro, fico imaginando o êxtase que alguém que joga ou conhece o xadrez irá sentir ao ler essa aventura maravilhosa.

           E aí, quando eu achei que não poderia ficar mais perplexa e fascinada por uma história do que eu já estava, pego a sequência O FOGO para ler.

         

           SINOPSE:

Enquanto Alexandra, no século XXI, procura pistas de Cat, descobrindo-se cada vez mais envolvida com o paradeiro do famoso xadrez, em 1822, Haidée, a filha de um governante poderoso do Império Otomano, é designada para uma missão por Marrocos, Roma e Grécia. Para que o leitor não se perca em meio às diferentes histórias que compõem a trama, a autora recupera as principais passagens do primeiro volume. Esse resgate de fatos antigos ocorre de forma natural à medida que Alexandra vai se inteirando do passado dos pais.

Velhos conhecidos reassumem seus postos no tabuleiro ao lado de novos personagens, como o extravagante chefe de Alexandra, Rodo Boujaron, o misterioso vizinho de Cat, Galen March, e o jogador russo de xadrez Vartan Azov, que a protagonista conheceu 10 anos antes durante o trágico campeonato mundial de 1993. Reencontros aparentemente sem razão revelam movimentos perigosos no jogo, tanto no passado quando no presente.

Mais uma vez, Katherine Neville enriquece a história inserindo personagens reais, como Lorde Byron, Ali Pasha ou Mary e Peter Shelley, que dão ainda mais vivacidade à trama. Mas são os personagens saídos da imaginação da autora, envoltos em mistérios e segredos, que realmente fazem com que os leitores sintam-se diante de peças em um desafiante jogo de xadrez, da primeira linha até o xeque-mate.

Pronto, mais uma vez me rendi às palavras de NEVILLE logo nas primeiras páginas. E que primeiras páginas. O livro já começa tenso, com morte de personagem querido, novas pessoas sendo convocadas para participar do tenebroso jogo, personalidades famosas aparecendo, pessoas do outro livro reaparecendo, fatos recentes sendo citados... E não bastando tudo isso, NEVILLE continuou com aquele joguinho de intercalar passado e presente que eu tanto amei *_* Meu Deus! Precisei de fôlego para encarar essa nova aventura! Meu coração parecia que ia saltar.

Uma coisa eu confesso, até agora não sei dizer qual dos dois livros é melhor, qual me surpreendeu mais, ou qual personagem eu mais amei. Mamãe Cat me conquistou e Alexandra não ficou para trás. Assim como Valentine e Haidée.

Diante tudo isso, minha escolha é uma só: reler esses dois fantásticos livros e repetir: KATHERINE NEVILLE é fodástica! (me perdoem a palavra, não encontrei mais nenhuma que expressasse o quanto ela é boa).


            E quanto a vocês... Fim de semana está aí... Deixem o Xadrez lhes fazer compainha ;)


FICHA DOS LIVROS


                    
O ENIGMA DO OITO
KATHERINE NEVILLE
Editora: ROCCO
Ano: 2010                    
Nº págs: 678
Gênero: Suspense, Aventura, Histórico


O FOGO
KATHERINE NEVILLE
Editora: ROCCO
Ano: 2011                   
Nº págs: 511
Gênero: Suspense, Aventura, Histórico

Cortesia da editora para resenha e promoção.



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Estou lendo O enigma do oito, e estou fascinada com a história e louca para terminar logo, não sabia deste outro livro O oito e quando acabar vou correndo ler ele.
    Gostei da sua matéria. bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá. Li o enigma do oito e achei muito bom. Comprei O Fogo e emprestei pra o meu pai. Espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  3. Olá terminei agora o enigma do oito e saí em disparada pelo google procurando saber mais da autora e descobri que tem uma continuação... já estou louca para ler o fogo

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.