24 de julho de 2015

RESENHA: SOMBRAS DA NOITE - Stephen King (Suma de Letras)



Olá, pessoal!

Hoje voltei com resenha do mestre STEPHEN KING. Se ontem falei mal, hoje falarei muitíssimo bem desse livro de contos. Dessa vez vou falar sobre SOMBRAS DA NOITE, o primeiro livro de contos que ele lançou e que foi reeditado pela SUMA DE LETRAS em 2013, ano em que ganhou confortáveis páginas amarelas *___* Vou apresentar essa resenha da mesma forma que apresento as de livros de contos, ou seja, em forma de diário, indicando a data da leitura de cada conto. Apesar de já ler lido SOMBRAS DA NOITE muitos anos atrás, fiquei surpresa o quão pouco me lembrava de alguns contos e algumas passagens.

Sombras da NoiteSOMBRAS DA NOITE
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2013
Nº págs: 411
Gênero: Terror, Contos

SINOPSE: As obras de Stephen King sempre foram fontes inesgotáveis dos cineastas de filmes de terror, comoo canadense David Cronenberg, que levou às telas A Zona Morta em 1994, baseado na obra homônima do escritor americano. Assim também ocorreu com outras histórias do mestre do terror. “As Crianças do Milharal”, por exemplo, conto presente em Sombras da Noite, deu origem ao clássico filme de horror que marcou uma geração: Colheita Maldita, de 1984, dirigido por Fritz Kiersch. Os cenários descritos por Stephen King são familiares e acima de qualquer suspeita — um colégio, uma fábrica, uma lanchonete rodoviária, uma lavanderia, um milharal. Mas no mundo do autor, qualquer lugar pode servir como território sobrenatural. Só é necessária uma hora propícia da noite e a distração das vítimas. Conhecido por sua habilidade em despertar a adrenalina de modo intenso das primeiras às últimas páginas de seus livros, Stephen King maximiza sua capacidade em prender a atenção dialogando com o próprio leitor e adotando uma postura bastante provocativa, como se vê no trecho introdutório de Sombras da Noite: “Vamos conversar, você e eu. Vamos conversar sobre o medo. A casa está vazia quando escrevo isto; uma fria chuva de fevereiro cai lá fora. É noite. Às vezes, quando o vento sopra do jeito que está soprando agora, falta luz. Mas por enquanto não está faltando, então vamos conversar muito honestamente sobre o medo. Vamos conversar muito racionalmente sobre chegar às raias da loucura... e talvez cruzar a fronteira. Meu nome é Stephen King.” Além de “As Crianças do Milharal”, outros quatro contos de King presentes no livro foram adaptados para o cinema: “O Homem do Cortador de Grama” (O Passageiro do Futuro), “A Máquina de Passar Roupa” (Mangler: O Grito de Terror), “Último turno” (A Criatura do Cemitério) e “Às Vezes Eles Voltam” (filme homônimo). Desta forma King inicia esta viagem por vinte contos clássicos que, mais uma vez, reafirmam este americano como o mais prolífico e talentoso autor do gênero no mundo.

Sem mais delongas, vamos a cada um dos contos e o que achei deles:

02/06/2015 – Leitura de JERUSALEM’S LOT, O ÚLTIMO TURNO, ONDAS NOTURNAS e EU SOU O PORTAL
JERUSALEM’S LOT é o primeiro conto desse livro. Sempre que vou avaliar um conto do KING ou faço algum elogio ou levanto algum ponto negativo, mas não me lembro de ter lido um conto do mestre e tê-lo considerado puramente assustador, mas eis o caso aqui. Eu gosto MUITO de histórias de casas amaldiçoadas e cidadezinhas que guardam segredos monstruosos, e esse conto é um exemplar perfeito disso. Foi a segunda vez que li esse conto e tive um medo tão único quanto da primeira vez. Foi ótimo! Esse conto se passa antes de ‘SALEM.
O ÚLTIMO TURNO é um conto que classificaria como nojento, porém brilhante. Apesar do asco que sinto com ele, é um conto magistral e que em comum com o primeiro, JERUSALEM’S LOT, traz ratos no enredo, mas com aquele toque que só KING sabe dar aos pequenos roedores  <3
ONDAS NOTURNAS fala sobre uma epidemia que dizima parte do planeta. Esse conto antecede DANÇA DA MORTE, que shame on me, ainda não li :S Apesar disso, e de saber que DANÇA DA MORTE é um livro grandioso, não acho esse conto brilhante nem nada do tipo, para mim, foi mais interessante da primeira vez que li. Acho que por ter lido contos tão bons do KING nos últimos tempos achei esse meio fraquinho.
EU SOU O PORTAL mais um conto que havia me arrancado o fôlego na primeira vez que li, mas que agora não fez com que eu o achasse especial. O motivo: tenho certeza de que foram os contos de ficção científica presentes em TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS, que foram soberbos. Perto deles, EU SOU O PORTAL ficou diminuto. Não que não seja um ótimo conto, pois ele é. Além disso, adoro KING escrevendo histórias sobre seres de outros planetas, mas é como eu disse, ele tem contos melhores que seguem essa mesma linha. Se não tivesse lido esses outros, de certo EU SOU O PORTAL teria me levado à loucura.

03/06/2015 – Leitura de A MÁQUINA DE PASSAR ROUPA, O BICHO PAPÃO e MASSA CINZENTA
A MÁQUINA DE PASSAR ROUPA é um dos meus contos preferidos desse livro. Adoro quando objetos inanimados ganham vida e aterrorizam as pessoas. Amei a primeira vez que li e amei a releitura, e confesso, amei a adaptação quando era criança. Tentei baixar para assistir de novo agora, mas não achei em lugar algum, mas lembro de ter adorado o terror trash e non sense da adaptação. Se alguém souber onde tem, por favor, avise, quero muito conferir de novo.
O BICHO PAPÃO também figura dentre os meus contos preferidos desse livro. È incrível, medonho e magnânimo. Adoro as dúvidas que ele deixa durante a narrativa e como as resolve com um final espetacular. Amo, amo, amo.
MASSA CINZENTA foi um conto engraçado de reler. A primeira vez que li achei ele sem graça e bocó, mas era um dos contos do livro que eu não esquecia. Dessa vez, porém, achei-o fascinante. Fascinante e nojento. Aliás, SOMBRAS DA NOITE está cheio de contos nojentos, rs.

04/06/2015 – Leitura de CAMPO DE BATALHA
Se ontem elegi alguns contos como preferidos, elejo esse como o meu detestável. Para mim, esse conto é sem pé, bobo e chato. Exatamente como sua adaptação. Achei que iria mudar de opinião com a releitura, mas não, fiquei na mesma. Perdi tempo relendo.

08/06/2015 – Leitura de CAMINHÕES
Na primeira vez que li SOMBRAS DA NOITE achei CAMINHÕES um dos contos mais bobos e sem pé nem cabeça do mestre. Porém, dessa vez o achei fenomenal e realmente assustador. Quem diria que eu ficaria com medo de caminhões! Mas fiquei, sério. Foi sinistro e empolgante!

11/06/2015 – Leitura de ÀS VEZES ELES VOLTAM
Quando cheguei nesse conto, quase o pulei, pois não me lembrava dele e pelo título pensei que seria de zumbis, que odeio. Mas resolvi ler e fui surpreendida por uma fantasmagórica história. De longe virou um de meus contos favoritos do livro, provavelmente pelo protagonista ser um professor, mas não apenas por isso, pois foi fenomenal! Amei, amei, amei.

12/06/2015 – Leitura de PRIMAVERA VERMELHA
Mais um que vai para minha lista de favoritos. A razão é muito óbvia, é um conto sobre um assassino! ADORO! <3

22/06/2015 – Leitura de O RESSALTO
Esse não é um conto sobrenatural, mas ainda assim é excelente! Aqui KING dá uma pitadinha de como dois malandros agem em situações extremas. Eu adoro esse conto porque apesar de “trágico” me faz rir, rs.

02/07/2015 – Leitura de O HOMEM DO CORTADOR DE GRAMA
OMG, na primeira vez que li esse livro ODIEI esse conto, e agora não foi diferente. Sério, é tão nojento e repulsivo que chega a ser engraçado. Não sei se KING queria que esse conto fosse de terror, mas eu dei risada nas duas vezes em que li... Bobo, bobo e bobo :S

18/07/2015 – Leitura de EX-FUMANTES LTDA., EU SEI O QUE VOCÊ PRECISA e AS CRIANÇAS DO MILHARAL.
EX-FUMANTES LTDA., é um conto que adoro! Trata-se se uma companhia que se utiliza de métodos bem diferenciados para fazer com que os fumantes abandonem o vício. É um dos melhores contos do livro e meu queridinho também <3.
EU SEI O QUE VOCÊ PRECISA é mais um conto que entra para a lista dos fantásticos! Ele tem uma pegada bem tensa e por alguma razão o achei bem mais interessante nessa segunda vez que o li. Adoro contos de amor obsessivo e esse retrata bem o sentimento.
AS CRIANÇAS DO MILHARAL: sou suspeita fará falar desse conto. Quando criança eu amava o filme e acho que já o assisti mais de 30 vezes! Justamente por isso, não sou a pessoa mais indicada para dar minha opinião, simplesmente porque eu ADORO esse conto e adoro as pequenas diferenças que existem nele e na adaptação. Conto foda! <3

19/07/2015 – Leitura de O ÚLTIMO DEGRAU DA ESCADA, O HOMEM QUE ADORAVA FLORES, A SAIDEIRA e A MULHER NO QUARTO.
O ÚLTIMO DEGRAU DA ESCADA é um conto que comove, mas que passou longe de ser um dos meus preferidos desse livro.
O HOMEM QUE ADORAVA FLORES sim, esse entra para minha lista de preferidos. Conto MARAVILHOSO! Sinistro exatamente como gosto. Vibrei ao chegar quase ao final do livro e encontrar essa pérola, mesmo porque, não me lembrava dele da primeira vez que li. Agora me pergunto como pude esquecer!
A SAIDEIRA é um conto excelente, mas só para quem já leu ‘SALEM. Quem ainda não leu, pode ficar aborrecido com a revelação que irá encontrar. Apesar de que acredito não ser surpresa para ninguém a premissa do livro ‘SALEM. Enfim, é um conto maravilhoso que fala da busca por uma família presa em uma nevasca. O final é foda!
A MULHER NO QUARTO é um bom conto, mas não é o que eu queria para encerrar o livro. Não que ele não seja ótimo, pois realmente é, mas achei-o muito dramático para o final, queria algo mais voltado para o terror. Esse é um daqueles contos do mestre que a gente acaba de ler e se sente emocionado, e eu queria terminar a leitura me sentindo aterrorizada, como A SAIDEIRA me deixou ;)


E essa foi minha experiência com a releitura desse livro magnífico! Apesar de ter demorado mais de um mês e meio para finalizá-lo, tenho de dizer que foi um dos melhores livros de contos do mestre. Com certeza junto com TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS, QUATRO ESTAÇÕES e ESCURIDÃO TOTAL SEM ESTRELAS, SOMBRAS DA NOITE, vai entrar para minha lista de antologias preferidas do mestre. O livro tem muitos contos aterrorizantes e alguns dramáticos, mas em todos podemos sentir o quanto KING nos consegue nos sugar para dentro das histórias, mesmo elas sendo curtas. Amei e acho que TODO mundo deveria ler <3.


Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Este livro é o meu preferido livro de contos ao lado da coletânea do Poe. Acho até difícil de listar os contos que mais gostei, porque foram a maioria, mas vou tentar. A vezes eles voltam, Crianças no milharal, e Saideira.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me sinto mal por ter tão poucas experiências com o mestre King. Pretendo comprar o quanto antes um livro de contos dele.
    Zona de Conspiração | Facebook da Zona | Canal do Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, recomendo muito SOMBRAS NA NOITE, TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS, ESCURIDÃO TOTAL SEM ESTRELAS e QUATRO ESTAÇÕES ;)

      Excluir
  3. Adoro King e devo ter lido uns três ou quatro livros dele mas ainda não li nenhum de seus livros de conto =/ tenho logo que corrigir esse erro e ver como o mestre se sai nas narrativas curtas e pelos seus comentários me animei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamis, KING é foda! Os únicos livros de contos dele que não gostei foram PESADELOS E PAISAGENS NOTURNAS 1 e 2, nos 2 livros salvam uma meia dúzia de contos, mas os outros livros de contos que li dele, foram todos fodões!

      Excluir
  4. Oiee
    O livro parece ser fantástico!
    Semana passada comecei a ler meu primeiro livro do King,e como não sabia por onde começar iniciei com Tripulação de Esqueletos.Quando peguei o livro nem sabia que era de contos então você já pode imaginar como fiquei ao descobrir que aquela história inicial não se estendia até o final,me sinto apegada aos personagens do início até agora.De maneira geral tive uma boa experiencia com ele então quero muito ler outros livros que contenham contos,já vou anotar esse na minha lista.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, eu AMO TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS, mas odeio o primeiro conto, justamente o que você está gostando tanto. Na verdade, prefiro a adaptação, você já assistiu?

      Bjs

      Excluir
  5. Oi, estava lendo esse livro também. Foi minha primeira leitura do Stephen King e o conto que mais gostei foi Último Turno e Bicho Papão. Ondas Noturnas e Eu Sou o Portal também achei meio fraco e Jerusalem´s Lot também me deixou com medo rsrsrs, mas gostei também principalmente por falar sobre casas amaldiçoadas e cidades pequenas. Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maaaa, seu dever agora é ler 'Salem! É muuuuito legal <3

      Bjs

      Excluir
  6. Eu amo os livros do Stephen King, amei todos os livros que li dele. Mas confesso que esse livro não seria um dos que eu mais quero ler dele, não sou muito fã de livro de contos.
    Mas agora já fiquei com mais vontade de ler, da pra perceber que todos os contos são muito bons. Então acho que vou acabar lendo esse livro também :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, depois de Pesadelos e Paisagens Noturnas 1 e 2 fiquei meio com o pé atrás com livros de contos do KING, mas depois desses já li outros dele de contos e os amei. Vale a investida!

      Bjs

      Excluir
  7. Oi, Mari!
    Gosto de livros de contos, e quando são no estilo de King, é melhor ainda!!
    Eu não sabia que o filme Colheita Maldita foi inspirado num conto do King, e que havia tantos filmes inspirados em suas obras...
    Se você teve medo da maioria dos contos, imagine se eu fosse ler?! Morreria de medo rsrs, mas com certeza o livro vale a pena a leitura!!... Contos nojentos?! Não sei, acho que não faz meu estilo, gostei mais de Eu sei o que você precisa por causa do assunto abordado: amor obsessivo.
    Valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, nesse livro tem muitos contos que não são puro terror. Vale a leitura ;)

      Bjs

      Excluir
  8. Alguns desses contos foram filmados em Olhos de Gato (1985)
    Título Original: Cat's Eye
    Ano: 1985 • País: EUA
    Direção: Lewis Teague
    Roteiro: Stephen King
    Produção: Dino de Laurentiis, Martha de Laurentiis
    Elenco: James Woods, Alan King, Kenneth McMillan, Robert Hays, Candy Clark, James Naughton, Drew Barrymore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ives, sou louca para arrumar esse filme, mas é tão raro e tão caro! Omg :(

      Excluir
  9. Mari!
    Os contos parecem bem diversificados, além dos nojentos, tem assassinato, sobrenatural, trágicos, fantasiosos, inanimados, enfim, todo tipo de terror...
    King traz sempre bons contos, acho até que alguns dos livros de contos dele são melhores que os outros.
    Esse não li ainda, mas quero.
    “Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  10. Mari adorei a forma como você apresentou essa resenha e tenho que confessar que vou roubar a ideia para quando ler algum livro de contos, o que na verdade é bem raro para mim, mas como tenho O Príncipe de Westeros e outras histórias me esperando farei assim! Parece que seu primeiro dia de leitura foi equilibrado. Bom, acho que preciso ler Ex Fumantes LTDA. vai que eu acabo me tocando do quanto isso faz mal. Outro que eu queria comentar é As crianças do Milharal, quando li esse nome ele me fez lembrar de um filme, pior que eu nem me lembro do filme, ma não estava enganada né. Fico feliz que gostou da maioria dos contos, e concordo com você seria mais interessante terminar o livro com um conto aterrorizante

    ResponderExcluir
  11. Então...na postagem anterior (se bem que não é anterior, sou eu que estou comentando de trás pra frente...) eu disse que tinha gostado muito dos filmes...mas os livros do Stephen King...são outra história,. Eu fui ler Zona Morta, e tipo...não consegui. Fiquei muito enojada.
    Desde então não leio mais nada do cara...

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.