5 de julho de 2015

LISTA: 10 MOTIVOS PARA LER OS ARQUIVOS DE BOWERS



Boa tarde, pessoal!

Durante toda essa semana falei sobre os livros da EDITORA NACIONAL, e ontem falei sobre JOGADAS DE ABERTURA, sexto livro da minha série policial favorita. Caso ainda não tenha convencido vocês a lerem a série, espero que os motivos que vou elencar agora sejam suficientes. Portanto, confiram os


10 MOTIVOS PARA LER OS ARQUIVOS DE BOWERS






1.    PATRICK BOWERS:
O protagonista é fabuloso! Foge do comum dos investigadores de séries policiais. Aqui não temos nenhum beberrão e nenhum alucinado pela mesma mulher há anos. Seus dramas pessoais são outros e muito bem desenvolvidos.







2.    A PROFISSÃO DE PATRICK BOWERS:
Não, ele não é um investigador comum! Patrick é um fodorástico investigador que descobre o serial killer por causa da geografia que envolve as matanças. Sério, isso é MUITO interessante e MUITO diferente do que já vimos.




3.    TESSA:
A enteada de Patrick é a cereja do bolo. A adolescente é uma personagem brilhante e com uma personalidade fascinante! Ela é muito adulta, fala de vários clássicos da literatura e ajuda Patrick com alguns crimes. Nota mil para a personagem que merece uma série própria (e espero que tenha)

4.    AS MULHERES INVESTIGADORAS:
Em todos os volumes temos uma especialista do sexo feminino, o que me enlouquece de felicidade enquanto leio, pois adoro ver mulheres inteligentes desvendando crimes e prendendo suspeitos.


5.    OS VILÕES:
TODOS os vilões são brilhantes! Malvados mesmo e não têm dó de serem cruéis e medonhos. As atitudes são apavorantes e a forma de pensar e ver a humanidade bizarras. Adoro os de todos os volumes.

6.    OS VILÕES 2:
Não bastando todos os vilões serem personagens fantástico, eles ganham voz em todos os livros! Sim, em vários momentos a narrativa se interrompe para que eles se manifestem em primeira pessoa e façam nosso sangue gelar de agonia <3



7.    A MISTURA DE REALIDADE E FICÇÃO:
Steven James é um sujeito fora do comum. Enquanto a imensa maioria dos livros policiais são meramente ficção, ou se tem algum tom de realidade é pela forma de um crime ser cometido ou pelo modus operandi de um serial killer, JAMES mergulha mais profundamente no plano da realidade e apresenta aspectos históricos verdadeiros de criminosos e suas vidas, mesclando-os a sua ficção. Tudo isso torna cada livro ainda mais interessante, pois nos leva a verdadeiros relatos sobre esses monstros. É como ler um livro de ficção misturado a um não-ficção ou até mesmo a uma biografia.


8.    A CRONOLOGIA:
A cronologia dessa série é interessantíssima, pois foram lançados 5 livros, que recomendo a leitura na ordem para compreender a evolução dos personagens. Mas, chegado ao 5º volume, JAMES resolveu escrever um sexto livro, que não é uma continuação, mas sim a história do início da série, ou seja, JOGADAS DE ABERTURA é o livro que precede O PEÃO, e isso é delicioso, pois, passados 5 volumes, ficamos curiosos para conhecer mais da vida pregressa de Bowers, mas, principalmente, entramos em total desespero para poder reler os livros de acordo com sua cronologia, não com a ordem de lançamento



9.    O TOM MACABRO:
Em todos os volumes tem um momento macabro, desses que sentimos todos os pelinhos do corpo arrepiar e ficamos pensando se estamos lendo realmente um livro policial ou se é um terror macabro. Isso porque STEVEN JAMES é MUITO intenso em suas narrações sobre a morte e a forma como os corpos são encontrados. Quem gosta dessas cenas, vai sentir um prazer extremo de acompanhar essa série, ainda mais porque enquanto todos se descabelam para descobrir o motivo de o serial killer ter deixado a vítima assim ou assado, Patrick só se importa em delimitar sua geografia, o que nos leva ao nosso 10º motivo.

10.  O EMBATE DE ANALISE PSICOLÓGICA E ANÁLISE GEOGRÁFICA:
Um dos pontos mais interessantes dessa série é o quanto os policiais envolvidos discutem sobre como conseguir chegar ao culpado. Enquanto a imensa maioria defende que a análise psicológica é importante e necessária, Patrick bate o pé dizendo que isso não é importante e que não o interessa, que o que faz com que matadores sejam descobertos é a localização geográfica. Com essa guerrinha nos livros, é apenas o leitor quem sai ganhando, pois fica com uma analise completa de tudo que cerca a vida do psicopata, o que faz com que esses malvados sejam personagens ainda mais interessantes.



Dei 10 bons motivos para vocês lerem a série, mas poderia ficar elencando razões até amanhã! Não digo que essa é a melhor série policial de todos os tempos à toa, ela de fato É A MELHOR SÉRIE POLICIAL DE TODOS OS TEMPOS porque é brilhantemente bem construída e intensa. Nenhum fã do gênero policial pode ser assim considerado se deixar essa maravilhosa série fora de suas leituras. Leiam, devorem, fiquem vidrados! 


Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Gosto de personagens que fogem do comum, e achei bastante interessante a forma de investigação de Patrick. Quanto aos vilões não é pra pessoas fracas, né?! A mente doentia é assustadora!! Como disse na resenha de Jogadas de Abertura essa mistura de ficção e realidade me interessou bastante nessa série. O meu receio de ler essa série é a forma detalhada de como os corpos são encontrados, sou uma pessoa bastante impressionável rsrs. Mas gostei dos 10 motivos; pra quem gosta do gênero não deveria deixar de ler!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, leia! Juro que você vai se impressionar com as mortes mas de um jeito bom... Do tipo que lê e fica pensando "que autor foda" e não "ai que nojo". Dê uma chance. Você vai amar ;)

      Bjs

      Excluir
  2. Mari por enquanto li somente Jogadas de Abertura e o achei espetacular, um dos melhores do gênero que li até agora em minha opinião. Vou tentar ler O Peão este ano ainda. Beijos

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia O Peão! Depois dele você vai se tornar fã incondicional. E prepare-se para se apaixonar pela Tessa. A menina é de ouro <3

      Abraços

      Excluir
  3. Mari!
    Como boa fã de romance policias já estou até considerando ir em busca dos livros, porque faz tempo que não leio um bom livro policial.
    Gostei de saber que sempre tem uma especialista mulher e inteligente para poder ajudar na resolução dos casos.
    E como gosto sempre de saber o lado psicológico de tudo, queria entender melhor esse embate entre o psicológico e a visão do policial pelo geográfico.
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita vontade de ler essa série. Eu já percebi que todos os personagens são incríveis, desde o protagonista ao vilão. A cronologia parece ser super interessante mesmo. Eu espero ter oportunidade de ler logo :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, os vilões são <3. Acredito que não se consegue um bom livro policial sem vilões fodões, e acredito que são eles quem fazem essa série brilhar. Junto com Pat, claro, pois sem um protagonista de culhões não tem como uma série ir pra frente, rs.

      Espero que você leia em breve e a adore tanto quanto eu.

      Bjs

      Excluir
  5. Pra dizer a verdade eu já estava totalmente convencida a ler depois de ler a ultima resenha que você fez... mas agora com tantos outros ótimos motivos a vontade que da é correr e comprar tudo desse autor..

    Achei super bacana ter mulheres também investigando.. e esse tom macabro hahaha aii você ta lendo e sente a cena.. é muito bom.. mas as vezes eu tenho um pouco de medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Amanda, que felicidade! Pode comprar tudo sem medo. Será um belo investimento. Fique de olho no Submarino e no Extra. Já vi os livros dessa série diversas vezes com desconto nesses sites. Quando encontro em outros sempre divulgo lá no twitter do blog.

      Bjs

      Excluir
  6. Seus motivos foram bem convincentes,já quero ler essa série completa e me deliciar com a história e suas resoluções.Esse é outro escritor que tenho que anotar o nome mentalmente pra quando for em uma livraria ou sebo dar uma procurada em obras dele por lá.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, ele é MUITO foda! Vira e mexe tem alguns volumes em promoção no Submarino. Valem a pena! JURO! <3

      Bjs

      Excluir
  7. Confesso que ainda não me sinto tentada a ler a série...acho que se eu tivesse o enredo de um livro que me despertasse muito o interesse e depois eu lesse esse seu post....pode até ser que eu desse continuidade a série e concordasse com você. Mas sem conhecer nada do autora, além das suas impressões....não.

    ResponderExcluir
  8. Mari parece ser aquele tipo de livro policial que enche os olhos de quem gosta, porém não consegui me interessar pela leitura, algo continua a não se encaixar quando o assunto sou eu e livros policiais kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. sabe a previsão do lançamento de o rei e xeque-mate no brasil ? eu estava pesquisando thrillers policiais pra ler mas nenhum tirou mais o folego que "Os Arquivos Bowers" e "Bodenstein & Kirchhoff"

    Steven James é o mestre da investigação, seguido de Nele Neuhaus, que são meus autores preferidos do gênero ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari eu li todos os livros, concordo que é a melhor série policial de todos os tempos, mas o único problema é que tem mais de 3 anos q não temos a continuação, a série já terminou em O Rei e Xeque-Mate, estou ansioso esperando esses livros, vc sabe se seram traduzidos?

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.