31 de julho de 2015

RESENHA: CAÇADA ÀS CEGAS - Lee Child (Ed. Bertrand Brasil)



Bom dia, pessoal!

Ontem rolou um post de indicação com os três primeiros volumes da série JACK REACHER, escrita pelo LEE CHILD. Esse mês a BERTRAND BRASIL lançou o 4º livro da série e vocês vão poder conferir o que achei de CAÇADA ÀS CEGAS.

Caçada às CegasCAÇADA ÀS CEGAS (Vol. 4)
LEE CHILD
Série: Jack Reacher
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2015
Nº págs: 476
Gênero: Policial, Suspense, Thriller

SINOPSE: O 4º livro protagonizado por Jack Reacher, vivido nos cinemas por Tom Cruise Quando a sargento Amy Callan e a tenente Caroline Cook são encontradas mortas em suas próprias casas — dentro de banheiras cheias de tinta verde igual à usada pelo Exército, com seus corpos completamente intactos —, Jack Reacher se torna suspeito. Ele as conhecia — e sabia que ambas haviam pedido baixa após serem vítimas de assédio sexual. Ex-militar, solitário e sem destino, ele se encaixa perfeitamente no perfil traçado pelo FBI e acaba preso. Mas, quando um terceiro corpo é descoberto, conclui-se que o verdadeiro assassino ainda está à solta. Mesmo contra a sua vontade, mas persuadido pelo FBI, Reacher toma parte no caso. O que essas mulheres teriam em comum e por que alguém estaria empenhado em silenciá-las? Conseguirá Reacher resolver o mistério e provar que, não importa a situação, ele sempre se sobressairá como único e absoluto herói?

Se ontem me rasguei em elogios aos três primeiros livros, hoje não será diferente, pois parece que a cada volume que leio dessa série ela se torna melhor e maior. CAÇADA ÀS CEGAS foi um livro que me surpreendeu bastante e apresentou uma trama ainda mais complexa e igualmente fascinante.

Aqui temos Jack caindo num abismo armado pelo FBI. Ele começa como suspeito de assassinato, o que é um choque para quem já conhece o personagem, mas depois acaba sendo impelido a ajudar na solução dos assassinatos, que incluem mulheres do exército.

O ritmo desse livro foi tão alucinante quanto os demais, mas, por aparecerem muitos corpos, ele se tornou ainda mais rápido de ler e ainda mais prazeroso, afinal, a curiosidade ficava cada vez mais aguçada. As vítimas formaram um caso a parte nesse livro, já que eram encontradas sempre do mesmo jeito, uma forma que quebrou a cabeça de muitos personagens e deixou muitos dos envolvidos na investigação perdidos em relação ao como o assassino conseguia fazer com que as moças o obedecessem para que pudesse deixar seus corpos naquele estado. Como consegui descobrir quem era o serial killer e os motivos, acompanhar o como essas mortes aconteceram foi o grande mistério para mim. Vocês não imaginam quantas suposições fiz para compreender como seria possível que as vítimas permitissem o que acontecia com elas. Se acertei? Obviamente, NÃO! Rs.

Descobrir o assassino e os motivos em CAÇADA ÀS CEGAS foi fácil, pois a leitura atenta mostra que só temos um caminho a seguir com a investigação, mesmo porque CHILD é o tipo de autor de thriller que adoro, aquele que segue a sequência lógica dos fatos e não elabora absurdos só para surpreender o leitor. Gosto muito de autores que se mantêm fiel a linha investigativa, mesmo que isso tire a surpresa de descobri o “QUEM”, e é exatamente o que CHILD fez nesse livro, e já que ele não tentou ficar dando voltas por causa do quem, resolveu surpreender pelo “COMO”. E que surpresa!

Apesar de o autor ter fornecido os elementos para que também compreendêssemos o COMO, isso me passou despercebido durante toda a leitura, e ao ser desvendado soltei um belo palavrão, tamanha foi a surpresa e a adoração que senti pela genialidade do homem em expor as coisas dessa forma.

Eu gostaria de ser fiel ao que sempre falo em relação aos livros de ação e dizer que a única coisa que me incomodou foi a vida amorosa de Reacher, mas estaria mentindo se dissesse isso, pois realmente aproveitei essas partes também. Claro que imaginei sua relação se desenvolvendo de outro jeito, mas desde o primeiro livro CHILD vem expondo de forma crua as características e forma de viver e pensar do personagem, portanto, se em algum momento me iludi com suas atitudes, foi culpa exclusivamente minha, pois Jack se comportou exatamente como foi moldado para ser.


A BERTRAND lançou o primeiro livro do autor em 2006 e demorei 9 anos para começar essa série, agora que comecei, estou em desespero para ler mais e mais e mais, e meu medo se torna imenso ao pensar que haverá uma cruel demora para lançar os demais livros, afinal, a editora não lança um por ano e já são 24 volumes lançados lá fora. Meu Deus!, preciso de todos! Façamos um apelo a BERTRAND, rs, QUEREMOS MAIS JACK REACHER!!! <3 E se vocês ainda não começaram a ler essa série, não esperem mais, comecem JÁ!



Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Eu fiquei com vontade de ler essa série, depois que você indicou ela. Os livros parecem ser realmente ótimos. O autor parece ser ótimo, e já gostei de saber que ele surpreendeu no COMO. Com certeza vou ler essa série, mesmo ela sendo giganteee.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, é gigante, mas só temos 5 por aqui :( Choremos :' (

      Bjs

      Excluir
  2. Oi, Mari!
    Achei interessante a forma do escritor escrever a história, levando o leitor a tentar desvendar o "como" em vez do "quem", até hoje não li nenhum livro escrito dessa maneira. 24 volumes lançados lá fora é muita coisa, e só nos resta torcer e atormentar a editora para que publiquem os outros volumes. Obrigada pela indicação dessa série!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Any, junte-se a mim! Vamos atormentar a Bertrand, rs.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Mari, este parece ser um livro ágil e bastante interessante, porém você já sabe, não faz parte do meu hall de gêneros preferidos, mas depois de tantas resenhas que li aqui sobre o livros policiais estou quase convencida a dar uma chance a um deles. É bom saber que o autor não vai por caminhos mirabolantes apenas para confundir o leitor e que o melhor dessa livro é descobrir o como as coisas aconteceram e o porque (acho). Vou ficar aqui torcendo para a Bertrand lançar mais livros do autor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, dê uma chancezinha aos policiais, garanto que vão te conquistar para sempre!

      Bjs

      Excluir
  4. O livro é ótimo e prende do começo ao fim, mas o COMO é uma impossibilidade médica, para dizer o mínimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, isso é verdade, mas como é uma ficção a gente releva.

      Sabe que fiquei tentando fazer o que eles deram como explicação no livro e foi humanamente impossível, rs. Mas tinha que conferir.

      Abraços

      Excluir
  5. Oie
    É uma das primeiras vezes que vejo você falando que gostou do romance que acompanha a história kk.Amei sua dica no outro post sobre esse autor e fiquei intrigada com as obras dele.É esse livro parece pegar fogo do início ao fim,cheio de adrenalina e dinâmica.Quero muito começar a ler essa série e quem sabe desenvolver um amor igual o seu por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, Le, também sou dada ao amor, bom, às vezes, quando o negócio não é absurdo ou meloso demais para o tipo de enredo, como foi o caso aqui. Comece a série sim, tenho certeza de que você irpa curtir bastante ;)

      Bjs

      Excluir
  6. Mari!
    A série realmente parece que a conquistou, mas também com tantos bons artifícios bem elaborados, não tem como não gostar.
    E fiquei bem feliz que tenha gostado do romance, porque é tão aversa a eles e aqui, até isso você gostou, parabéns!
    “A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, de vez em quando até o amor me conquista, Rudy, rs.
      Espero que você tenha a oportunidade de ler a série e goste dela tanto quanto eu ;)

      Bjs

      Excluir
  7. Tem um filme com esse personagem, né? Acho que é com o Tom Cruise...é a adaptação desse livro?
    Eu adoro histórias policiais, então, com certeza irei colocar esse livro na minha lista do skoob. Mas não acho que irei ler tão cedo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nat, o filme é com o Tom, sim, mas é do livro UM TIRO, o 9º da série (que saiu fora de ordem por aqui ¬¬). Tentei ver na semana passada, mas dormi pq tinha tomado uma cervejinha, vou tentar esse fim de semana de novo, rs.

      Bjs

      Excluir
  8. Preciso começar essa série urgentemente!!! Tenho certeza de que vou gostar do protagonista, do jeito como o autor cria a história, principalmente por ele não ficar inventando história, e sim escrever coisas lógicas. Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho certeza de que você irá gostar, Ma. Confira!!!! E depois volta pra me falar se curtiu.

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.