3 de julho de 2015

RESENHA: JOGADAS DE ABERTURA - Steven James (Ed. Nacional)



Boa tarde, pessoal!

Hoje vou falar sobre o melhor gênero literário que existe: policial, claro. E também vou falar do meu autor favorito do gênero, e também da melhor série policial de todos os tempos *_* Obviamente, estou falando do STEVEN JAMES e de seu mais novo lançamento pela Editora NACIONAL: JOGADAS DE ABERTURA.

Jogadas de aberturaJOGADAS DE ABERTURA
STEVEN JAMES
Série: Os Arquivos de Bowers
Editora: NACIONAL              
Ano: 2015
Nº págs: 416
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Nos livros da série, Patrick Bowers, um agente especial do FBI, impediu a ação dos mais cruéis assassinos seriais já imaginados. Agora Steven James leva o leitor de volta ao passado, para o assustador início da carreira Bowers. Milwaukee, 1997. Em uma cidade ainda assombrada pelos crimes de Jeffrey Dahmer, uma série de terríveis sequestros e mutilações leva as autoridades para um caso nunca antes visto. A polícia acredita que um imitador de Dahmer está à solta. Mas Patrick Bowers, então um investigador de homicídios da polícia, suspeita de que exista algo além do que apenas uma homenagem ao infame canibal. Quando descobre que os crimes assombrosos fazem referência a alguns dos assassinos mais macabros e notórios dos Estados Unidos, a investigação se desenrola em uma espiral de pesadelos, manipulações, brutalidade e terror. Valendo-se de avançadas técnicas de investigação, Bowers precisa desmascarar um assassino que não irá parar até que sua mensagem seja ouvida pelo mundo. Arrepiante, audacioso e cheio de reviravoltas, Jogadas de Abertura é um livro imperdível para os fãs de Steven James e do agente Patrick Bowers.

Quem acompanha o blog sabe que vira e mexe eu falo do STEVEN JAMES e de sua magnífica série, OS ARQUIVOS DE BOWERS. Sempre que posso insiro algum dos livros da série na seção LISTAS, sempre que alguém me pede indicação de livro policial indico essa série e praticamente todos os dias da minha vida entro no site oficial do autor para ver se ele resolve continuar a série por muitos volumes mais. O problema é que todos os volumes levam nomes relacionados com o jogo de xadrez, e as peças já acabaram, mas sei lá, não ligo se ele inventar coisas, escolher outro jogo de tabuleiro, qualquer coisa, essa série não pode ter fim!

Pronto, chorei meu pranto e me desesperei, mas foi só para que vocês entendam o altíssimo grau de amor que tenho por essa série e pelo seu protagonista, Patrick Bowers. A razão de eu o amar tanto é o fato de JAMES ter sido muito foda na criação de seu personagem, que sai do comum dos investigadores, pois além de não ser um beberrão e viver eternamente atrás da mulher que o abandonou, ele também tem um diferencial em sua carreira, que é descobrir os criminosos através dos locais dos crimes. Desde que li O PEÃO fiquei completamente fascinada pela série, e ter agora JOGADAS DE ABERTURA em mãos só me fez querer relê-la o mais breve possível! A razão? É que apesar de esse ser o livro de número seis na série, ele conta a história de Patrick antes de O PEÃO, ou seja, apesar de lançado depois, na ordem cronológica ele seria o primeiro, e que primeiro!

Em JOGADAS DE ABERTURA somos apresentados a Patrick Bowers, não o Patrick Bowers do FBI de todos os outros livros, mas ao Patrick policial comum. Sim, o livro vai explorar o início da carreira do investigador e como ele fez para, com a ajuda de um agente do FBI, encontrar um serial killer de mil facetas, em que seu modus operandi era sempre diversificado, pois ele matava para homenagear grandes assassinos (da vida reaaaaal!!!!).

Um dos motivos pelos quais morro por causa dessa série e pelo STEVEN JAMES é por causa do talento do homem em misturar ficção e realidade em um livro policial. Se O PEÃO me conquistou por inserir no meio de seu magnífico enredo o massacre de Jonestown, JOGADAS DE ABERTURA me arrepiou ao mostrar a faceta de muitos serial killers que aterrorizaram os Estados Unidos, como por exemplo, Jeffrey Dahmer e Ed Gein. Isso só para citar dois deles, pois o livro aprofunda na história do estado do Wisconsin e dos matadores que de lá saíram. Acho que o estado deve ter algo ruim, pois não foram poucos os lunáticos que vieram de lá :S

O livro em si já é fabuloso e medonho, mas o início já é uma bofetada na cara do leitor, pois JAMES expõe uma experiência que seu próprio pai vivenciou com um serial killer. Como esse relato vem logo no início do livro, fica impossível não lê-lo com avidez e desespero, afinal, sabemos que a mistura com a realidade será bastante intensa e aterradora. Quando terminei o livro, por mais envolvida que tivesse com a história, juro que não conseguia tirar esse relato da cabeça, e fiquei me perguntando se foi esse o fato que impulsionou JAMES a ser autor de livros policiais. O fato em si nem é dos mais terríveis, mas deixa o leitor balançado por se ver mais próximo da realidade que de fato gostaria.

Mas voltando puramente a ficção... JOGADAS DE ABERTURA tem um enredo soberbo, que apresenta de forma magnânima tanto Patrick, o protagonista, como um dos vilões, que será uma pedra no sapato do investigador por muitos anos mais e que ganha um maior destaque em O PEÃO. Não vou negar que senti um prazer extremo ao ler sobre esse matador, isso porque ele realmente é o vilão mais interessante da série, o assassino mais frio, mais inteligente e mais amedrontador. E ele é o caso do vilão que quando não aparece em cena nos deixa com uma pontinha de saudade, pois sabemos que o cara tem carisma para ajudar a sustentar a trama.


Amei JOGADAS DE ABERTURA, amei ver como Patrick deu início a sua carreira e como ele encontrou o mais temível dos vilões. Foi uma leitura magnífica que só me fez morrer de vontade de reler a série de acordo com a cronologia. O melhor de tudo é que da finalização desse volume até o livro O PEÃO, existe uma brecha no tempo, são 10 anos que separam uma história da outra, e imploro dia e noite para que JAMES explore esse espaço de tempo e apresente mais aventuras de seu destemido e genial detetive. Quero e preciso de mais uns vinte livros dessa série. Que JAMES não deixe que XEQUE-MATE seja verdadeiramente o fim L Quem ainda não leu, toma vergonha na cara e corre ler! A-GO-RA! Série mais foda de todos os tempos! <3


Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Mari, li faz poucos dias Jogadas de Abertura e já entrou entre os melhores livros do gênero em minha opinião. Este foi meu primeiro contato com o autor, e logo logo pretendo ler O Peão.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar na torcida para que você leia O Peão logo. Esse livro é foda pra caralho!

      Abraços

      Excluir
  2. Oi, não conhecia o autor e me interessei pelo livro dele, pois sou louca por séries policiais, principalmente quando eu gosto muito do protagonista, e esse parece ser ótimo! Isso de o livro ter relatos que e bem próximo da realidade também me chamou a atenção. Com certeza vou ter de ler! Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma, vou torcer para que você leia. Se eu pudesse, faria todo mundo ler essa série. É divina! <3

      Bjs

      Excluir
  3. Também sou fã do gênero policial, fico aflita, tensa, agoniada e no final feliz..haha..so largo qdo termino o livro.
    Confesso que apesar de gostar do gênero, eu não conhecia a série Os Arquivos de Bowers,
    Bacana a ideia de colocar os nomes dos livros de acordo com as peças de xadrez e depois de tantos elogios vou ter q ler mesmooo.
    Se esse livro sei retrata a vida dele antes, vc acha q seria legal eu começar a ler esse primeiro? Hahaha..vou tomar vergonha e ler mesmo! Amei a sugestão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzzy, acho bacana começar por ele sim. Por causa dele estou louca para reler os demais em ordem cronológica. É a melhor série policial de todos os tempos! JURO! <3

      Bjs

      Excluir
  4. Mari!
    Em cada linha dá para sentir seu affair com a série e o autor e isso é fantástico, porque quando nos apaixonamos por um protagonista, vivenciamos cada trecho do livro com mais intensidade.
    Os livros policiais também são os mais interessantes no meu ponto de vista, porque tem mistério e os faz pensar e tentar descobrir junto com a leitura.
    “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”(Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, sou louca por essa série mesmo! <3 OMG, eu sempre dou uma surtada quando tem novidade do Steven James, ahhahaa. Espero que você a leia e goste tanto quanto eu.

      Bjs

      Excluir
  5. Oi, Mari!
    Achei interessante os volumes dessa série levarem nomes relacionados com o jogo de xadrez, e espero que o autor não finalize tão cedo essa série, pois ela parece de arrepiar, misturando ficção e realidade num livro policial! Mas quem sabe o autor não explore esses 10 anos e crie novas aventuras...
    Também achei interessante o autor ter criado um personagem que foge totalmente do molde de detetives beberrão, esse é um ótimo diferencial.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, eu torço todos os dias para que ele explore esses 10 anos e muitos mais. Essa série não pode ter fim. Acho que terei um pequeno ataque quando terminar, rs.

      Bjs

      Excluir
  6. Uma das coisas que gosto aqui do blog é isso.. eu sempre encontro livros diferentes... sei lá, aqui eu encontro o que todo mundo está falando, comentando no momento e mais..
    é verdade que eu também me sinto um pouco envergonhada, pois você escreve com tanta paixão sobre seus livros favoritos que parece até ser pecado eu ainda não ter lido..

    Romances são sempre meus preferidos, mas se eu não pudesse escolher romance acredito que sem dúvida livros policiais seriam minha segunda opção..
    é interessante e angustiante se ver na pele do detetive.. tentar juntar as peças...
    não sei quando vou conseguir ler.. mas essa série vai pra lista de desejados..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Amanda, meu coração pulou de felicidade com seu comentário <3 Fiquei feliz demais em saber que por aqui existe algum diferencial <3.
      Não fique envergonhada quanto aos livros que você ainda não leu. Infelizmente, nunca dá tempo de lermos tudo o que gostaríamos, mas vou torcer para que você tenha um tempinho para se dedicar a essa série, ela é perfeita!

      Bjs

      Excluir
  7. Eu conheci o autor aqui no blog mesmo, mas até hoje ainda não consegui ler nenhum livro dele. Eu gosto bastante de policiais, e tenho muita vontade de ler essa série de você tanto elogiar o autor e a série. Já percebi que a história desse livro também é ótima, e já sei que o autor é ótimo também, então tenho certeza que também vou amar o livro :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa. vou ficar na torcida para que você tenha oportunidade de ler logo <3
      Bjs

      Excluir
  8. Nossa, que loucura. Acho que preciso ler essa série urgentemente. Sabe que nunca li nada desse autor? Na verdade é a primeira vez que vi algo sobre ele.
    Adorei a sua descrição do livro e da série. Com certeza me convenceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil, vai de cabeça que você vai amar! Essa série é a melhor!

      Bjs

      Excluir
  9. Menina vou ter que correr atras dessa série (não acredito que até hoje desconhecia série/escritor) chocada comigo mesmo!! :o
    Obrigada pela tua resenha gostei muito. ^_^

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Eu nunca li um livro que o gênero era policial, essa é a primeira vez que leio algo do gênero e gostei muito, tem ação, suspense. Vou da uma olhada nos livros deste autor para ver em qual livro vou escolher para iniciar a minha leitura por esse gênero.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai começar com o pé direito, pode ter certeza ;)

      Bjs

      Excluir
  11. Oiee
    Eu vi um post de lista que tu fez e citou esse autor,gostei muito de como você o elogiou e prometi pra mim mesma que vou ler algo dele.É muito legal descobrirmos sempre mais sobre algum personagem ao qual nos agrada.E se Steven é tão bom assim eu também não me importaria com mais livros levando o nome de qualquer outro jogo,nem que fosse tosco.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Ah...
    Eu e minha mania de comentar nos blogs de trás para frente...ou seja, disse que precisava conhecer uma sinopse antes de me aventurar na série e agora dou de cara com o que pedi. hahahahaha
    Gostei da resenha e do enredo, mas sinceramente...se esse livro caisse no meu colo...eu leria. Mas eu comprar? Acho que no momento não.

    ResponderExcluir
  13. Mari, shame, eu não acompanhava o blog, mas depois de passar esses três últimos dias lendo cada postagem com atenção e comentando da melhor forma possível isso com certeza já mudou. Não sei se acho essa coisa de lançar um livro que seria inicial depois de já ter lançado vários, mas a verdade é que quando gostamos de um série tudo é válido. Essa mistura de realidade e ficção me intereça bastante e o autor ter inserido algo até que íntimo chama a atenção, mas de todos os policiais que vc me convenceu a ler até aqui, esse nçao é um!

    ResponderExcluir
  14. Essa série é muito foda!
    Acabei de ler "A Rainha" e vou ler "Jogadas de Abertura".
    Virei fã desse autor!!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.