27 de julho de 2015

RESENHA: O ESPELHO DE CASSANDRA - Bernard Werber (Ed. Bertrand Brasil)



Boa tarde, pessoal!

Começaremos hoje mais uma Semana Especial dedicada ao GRUPO EDITORIAL RECORD. E para iniciarmos bem, vou falar sobre o grandioso O ESPELHO DE CASSANDRA do BERNARD WERBER, lançado pela BERTRAND BRASIL.

O Espelho de CassandraO ESPELHO DE CASSANDRA
BERNARD WERBER
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2015
Nº págs: 560
Gênero: Tudo junto e misturado, rs.

SINOPSE: Cassandra Katzenberg, de 17 anos, nunca teve uma vida normal. Sem lembranças de sua existência até os 13 anos, quando seus pais faleceram em um atentado no Egito, a jovem é considerada excêntrica, até mesmo louca, por todos à sua volta. Principalmente após começar a ter visões do futuro, tal qual sua homônima da mitologia grega, prevendo grandes tragédias para a humanidade com uma assustadora riqueza de detalhes. Determinada a recomeçar sua vida em outro lugar, a jovem Cassandra Katzenberg foge da escola onde estudava, levando consigo um misterioso relógio que calcula sua probabilidade de morrer dentro de cinco segundos. Na fuga, encontra uma aldeia onde pessoas banidas da sociedade vivem em um verdadeiro Estado livre e independente. É ali que suas premonições finalmente serão ouvidas, e encontrará aliados com os quais poderá contar na tentativa de salvar o mundo das tragédias iminentes que somente ela tem conhecimento.

Não vou negar que o principal motivo que me levou a solicitar esse livro foi sua capa linda. Claro que após ter tido um amor à primeira vista com a capa, senti um prazer imenso ao ler a sinopse, mas O ESPELHO DE CASSANDRA mostrou-se muito mais grandioso que sequer pude imaginar.

Sabem quando um livro é completamente diferente do que imaginamos, mas a surpresa é gratificante? Foi o que aconteceu aqui. Pela sinopse, e ao iniciar a leitura, achei que WERBER me conduziria a uma narrativa fantástica, mas logo levei uma bofetada na cara ao perceber que o autor estava usando o livro para chamar a atenção para problemas corriqueiros que a humanidade vem enfrentando, e já começa falando de um problema enorme: o lixo.

É com a fuga de Cassandra para um lixão que o autor explora quanto lixo a população produz, o que está se fazendo com ele, e como ele vem poluindo e intoxicando. Fiquei muito surpresa por ter encontrado esse aspecto logo no inicio do livro, pois não poderia imaginar que O ESPELHO DE CASSANDRA seria o tipo de narrativa reflexiva, que me chocaria e faria com que eu colocasse a cachola para pensar a respeito de tudo o que WERBER conseguiu extrair dessa parte. Depois disso, não me enganei mais, sabia que não demoraria a aparecer mais e mais páginas com esse tipo de abordagem. E estava certa, muitos temas complexos que se referem à humanidade foram abordados, como excesso de população, poluição, religião, etc...

Quanto aos personagens, sou obrigada a dizer que gostei MUITO de Cassandra, ao menos no início. Ela foi exatamente o tipo de adolescente que pensei que seria durante a trama, o problema é que de repente o enredo se tornou muito maior que qualquer personagem, e vejam bem, apareceram INÚMEROS personagens. Uns mais interessantes que outros, claro, mas diante tantos temas complexos abordados, eles pareceram se perder na grandiosidade do enredo e não ter mais importância nas sequências dos fatos, isso porque o autor fazia com que a todo momento eu parasse a leitura para pensar e refletir sobre o que estava abordando, mas em momento algum dediquei um minuto da leitura para pensar sobre esse ou aquele personagem. Fiz isso tantas vezes que demorei dias e dias para ler o livro. Não porque estava achando-o chato, mas simplesmente porque necessitei de um pouco mais de tempo para digerir tudo o que ele apontava na trama, afinal, eu achava que iria ler uma fantasia adolescente. Cheguei a um momento na leitura que tudo que eu mais queria era ver os temas políticos abordados e esqueci completamente do poder de Cassandra em ver o futuro. Na verdade, isso se tornou tão secundário, que se o autor simplesmente tivesse se esquecido de voltar ao tema, teria passado batido por mim.

Apesar dos grandes elogios e da nota alta, preciso dizer que O ESPELHO DE CASSANDRA não é o tipo de livro que pede para ser devorado, ele pede uma leitura um tanto mais lenta, mas acredito que boa parte dos jovens deveria ter paciência para lê-lo, afinal, muito sobre o futuro do nosso planeta está exposto de forma crua, e seria bom que fosse se criando consciência desde cedo sobre as críticas sociais ferrenhas que o autor faz . Aliás, as críticas sociais são as mais soberbas, pois WERBER não poupa nenhuma camada, nenhuma classe social. Ele realmente resolveu “jogar bosta no ventilador”.

Apesar de ter dado 5 estrelas, confesso sem vergonha alguma que foram por causa das críticas sociais, pois, como disse anteriormente, muito do quesito personagem se perdeu por essa grande profundidade e abordagem de temas muito mais importantes que os adolescentes, que inclusive tiveram um romancinho insosso e irritante, que quase me fizeram pular parágrafos para ver se voltávamos a abordagens mais importantes. É preciso lembrar que WERBER escreveu o livro enquanto estava passando por uma dificuldade em sua vida pessoal (ou foi logo após essa dificuldade, não me lembro bem agora), mas foi exatamente por isso que ele retratou a sociedade de forma tão seca e cruel, porém, completamente verdadeira.

O ESPELHO DE CASSANDRA foi uma surpresa enorme para mim, pois estava esperando algo muito mais bobinho e me deparei com uma narrativa totalmente crítica e complexa. Uma dessas surpresas boas e fantásticas. Foi isso que esse livro foi. Tenham paciência para concluir a leitura que irão ver o quão rica essa obra é. Recomendo MUITO!



Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Mari!
    Precisamos de mais livros desse tipo que mostram os problemas sociais de forma escancarada, que fazem crítica aos governantes que parecem estar de olhos fechados para os problemas graves que vivemos em sociedade.
    Fiquei encantada com sua resenha e bem interessada em poder ler o livro.
    “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”(Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Rudy, precisamos MESMO! E como precisamos. Vi que os outros livros desse autor seguem essa mesma premissa, sempre a da crítica social. Fiquei curiosa por mais.

      Excluir
  2. Oi, Mari!
    Gostei do " Tudo junto e misturado" rsrs.
    Lendo a sinopse também tive a impressão de se tratar de uma narrativa fantástica, mas achei interessante os temas abordados pelo autor: poluição, religião... se ele escreve dessa forma, fazendo com que você esquecesse os personagens e o dom da Cassandra, acredito que vale a pena a leitura, aprecio livros que coloca o leitor para refletir.
    Valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, e esse coloca MESMO!

      Se puder, confira que não vai se arrepender.

      Bjs

      Excluir
  3. Olhando para essa capa (e talvez pela sinopse) eu também não poderia dizer que se trata de um romance mais profundo com crítica social e tudo. Adoro quando os livros nos surpreendem de maneira positiva :)

    até =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamara, esse foi uma surpresa realmente impressionante! AMEI <3

      Excluir
  4. Eu confesso que nem tinha muita vontade de ler esse livro, mas a capa dele é realmente muito linda. Já percebi que ele também não é o que eu imaginava, mas fiquei bem interessada em conhecer ele melhor por ter essa critica. Só é uma pena que os personagens não são tão bons. E já é bom saber que é melhor ler esse livro mais devagar... Mas vou querer ler ele mesmo assim :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza vou gostar desse livro. Amo livros que abordem questões que nos façam refletir sobre nossas ações, e esse livro parece que tem um monte delas. Nem li o livro e já estou encantada. Bjus.

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Analisando a capa e a sinopse eu também não imaginava que se tratava de uma leitura bem reflexiva e que abordava temas chaves da nossa sociedade.Eu não me dou muito bem com livros assim,eles sempre me deixam com aquela sensação da leitura não render mesmo que eu esteja curtindo a história.Quem sabe se eu fazer assim como você,ir lendo aos poucos,e não querer fazer ele descer goela abaixo eu consiga apreciar a leitura e os seus significados.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Le, ele realmente é o tipo de livro que pede uma leitura mais lenta. Se você o ler dessa forma, vai conseguir aproveitá-lo muito bem ;)

      Bjs

      Excluir
  7. Mari, primeiramente tenho que concordar que a capa é maravilhosa, não li a sinopse, mas vamos a resenha. Adoro quando sou surpreendida logo no começo do livro, isso faz com que eu me conecte mais com a leitura e me deixa curiosa com o desenrolar da narrativa. Acho que nunca li um livro em que o enredo se sobrepõe ao personagem, algo nesse tipo de leitura me assusta e me afasta, principalmente porque iria me irritar com os personagens querendo saber mais sobre o assunto mais profundo da narrativa, assim como você acho que iria acabar com vontade de pular alguns capítulos. Acredito que se resolver me aventurar vou ler o livro aos poucos para absorver melhor todas as nuances da narrativa, já que você recomenda que seja assim.

    ResponderExcluir
  8. Eu tive esse livro em mãos!!!! Cheguei a pensar em comprar, mas desisti no último minuto, para levar Lick da Universo dos Livros!!! Por que????????
    Posso voltar no tempo?

    Eu vou remediar este erro na Bienal! Ah se vou!!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.