17 de julho de 2015

RESENHA: LUGARES ESCUROS - Gillian Flynn (Ed. Intrínseca)



Olá, pessoal!

Como vocês sabem, essa semana está rolando um especial da editora INTRÍNSECA aqui no blog, e hoje vou falar sobre LUGARES ESCUROS da GILLIAN FLYNN.

Lugares EscurosLUGARES ESCUROS
GILLIAN FLYNN
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2015
Nº págs: 352
Gênero: Thriller, Suspense

SINOPSE: Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua. Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos? Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.

Meu maior desejo era começar esse post dizendo que deixei a melhor resenha da Semana Especial INTRÍNSECA para o final, mas não vou poder dizer isso, infelizmente. Quem acompanha o blog sabe o quanto gosto da FLYNN e que os dois livros anteriores lançados, GAROTA EXEMPLAR e OBJETOS CORTANTES, além de terem recebido 5 estrelas, entraram para minha lista de favoritos, mas não consegui colocar LUGARES ESCUROS no mesmo patamar que esses dois livros citados.

Tanto GAROTA EXEMPLAR quanto OBJETOS CORTANTES possuem protagonistas femininas loucas pra caralho (com o perdão do palavrão), dessas malucas que enquanto a gente lê fica pensando “mas ela foi mesmo capaz disso?”, contudo, apesar desse desequilíbrio das protagonistas, elas são mulheres diferentes, mas ambas fascinantes e que, por isso, tornaram as obras monumentais. Mas em LUGARES ESCUROS não encontrei essa protagonista, o que me fez ficar MUITO frustrada com a leitura.

Sim, a protagonista Libby Day é uma mulher perturbada, mas de forma diferente das outras personagens da GILLIAN, e não vou expor as diferenças aqui para não estragar a surpresa, horror e choque de quem ainda não leu os outros dois livros, mas, para mim, Libby foi apenas uma vítima da situação e uma mulher que viveu abalada por acontecimentos que marcaram seu passado.

Enquanto os livros anteriores da FLYNN conseguiram manter meu interesse no mais elevado grau após conseguir descobrir o que havia acontecido, LUGARES ESCUROS fez com que meu interesse fosse ao chão, tanto que, enquanto li seus outros livros de forma ávida, fiz uma pausa em LUGARES ESCUROS e só dei continuidade no dia seguinte, pois estava meio de saco cheio das dúvidas chatas de Libby, de seu egoísmo, imaturidade e babaquice. Sim, Libby é idiota e boçal!

Uma coisa que sempre admirei na criação das personagens pelas mãos da GILLIAN era a forma como ela conseguia enchê-los de defeitos e características ruins e ainda assim torná-los atrativos e fascinantes, contudo, à Libby Day faltou MUITO carisma para que ela se tornasse interessante apesar de seus defeitos e manias, que passaram bem longe de serem tão enigmáticos, aterradores e surpreendentes quanto das outras protagonistas da FLYNN.

Sei que vocês devem estar pensando que estou escrevendo essa resenha e apenas comparando os livros em vez de falar só desse, e eu sei disso, mas estou em choque de decepção e não consigo não comparar. A sensação que tive foi a de ter estado no pico mais alto de uma montanha e ter descido em queda-livre sem direito a um pára-quedas.

LUGARES ESCUROS não é um livro ruim. Se fosse de outro autor, sei que estaria dizendo que adorei; se tivesse sido o primeiro livro que li da FLYNN, também estaria dizendo que teria adorado e que tinha me tornado fã da mulher. No entanto, ele não teve a sorte de ter esse privilégio, e, a mim, é impossível não compará-lo com as duas grandes obras dela, livros que envolveram meu psicológico e me assombraram por dias, livros que me fizeram refletir sobre a maldade feminina e o quanto o coração de uma mulher pode ser frio e sem misericórdia, mas, principalmente, fizeram com que eu passasse dias remoendo o quão a psique humana é poderosa e destruidora. Já LUGARES ESCUROS não provocou nenhum tipo de reação em mim, primeiro, porque não houve dificuldade em adivinhar os acontecimentos, segundo, porque a leitura atenta mostrou desde o início o que cada uma das personagens seria capaz. Sabendo disso, não houve razão para ter surpresa diante das revelações.


Já li mais dois livros depois de LUGARES ESCUROS, mas ao sentar aqui para escrever essa resenha ainda consigo sentir o amargo gosto da decepção. Porém, é como eu disse, não é que não tenha gostado do livro ou que ele tenha sido ruim, mas me foi impossível não compará-lo com os outros dois, por isso ele ficou apenas com 3 estrelas. 


Comente com o Facebook:

30 comentários:

  1. Que pena que não gostou tanto deste livro Mari ! Eu já gostei mais deste que do muito bom Objetos Cortantes. Garota Exemplar ainda não li.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura???? Achei que Objetos deu de mil nesse. Leia Garota, você vai enlouquecer.

      Abraços

      Excluir
    2. Acho que vou me render a Garota Exemplar mesmo. Por enquanto eu estava resistindo porque não achei a premissa muito interessante. Mas depois de dois livros muitos bons da autora que li e ainda por todo mundo falar super bem de Garota Exemplar, vou acabar lendo !

      bomlivro1811.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Oi, estou querendo muito ler Objetos Cortantes, depois de ler uma resenha. Nunca li nada da autora e esse livro parece ser ruim, quando protagonista são idiotas, chatas me faz não gostar do livro. Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma, aconselho você começar a ler por esse. Acredito que se começar pelos outros vai achar esse fraco, mas se começar por ele, vai achar bem legal. Tente ler nessa ordem:
      1. Lugares Escuros
      2. Objetos Cortantes
      3. Garota Exemplar (esse é foda pra caralho!)

      Bjs

      Excluir
  3. Mari!
    Deu para entender direitinho sua decepção...
    Realmente quando lemos bons livros de uma autora e depois vem um abaixo do nível, nos decepcionamos mesmo.
    Assiti Garota Exemplar e não gostei do final.
    Estou com Objetos Cortantes aqui para leitura e espero faz^-la em breve.
    “A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, depois que ler Objetos me conta o que achou.
      Eu AMEI esse livro!

      Bjs

      Excluir
  4. Eu já li Garota Exemplar da Gillian, e amei o livro (principalmente a protagonista). Estava doida pra ler esse livro também, mas desanimei um pouco por saber que a protagonista desse livro não é como as outras protagonistas dos outros livros da autora. Ainda quero ler o livro, mas já não vou com tanta expectativa mais...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, acho que foi a expectativa que me matou, e tb o fato de ter achado que a protagonista seria como as outras :S

      bjs

      Excluir
  5. Oi, Mari!
    Ainda não li nenhum livro da Gillian, li ótimos comentários, mas não tive a oportunidade de ler... Mas se for ler Lugares Escuros com certeza não apreciarei a leitura, não gosto de protagonistas como a Libby - imaturas, egoístas - e penso que se você não gosta da protagonista o livro não vale a pena ser lido.
    Comparações de livros de um mesmo autor são inevitáveis, principalmente quando o livro desapontou tanto... Talvez eu pegue pra ler esses outros dois livros que você tanto gostou, mas esse aqui, com certeza não lerei.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, já pensei como você, até que li O Canto das Sereias da Val McDermid. Esse livro traz os protagonistas mais boçais que já vi, mas traz o melhor serial killer ever! Portanto, compensou a leitura e mesmo com protagonistas ruins, valeu muito e indico. Se tiver a oportunidade, leia esse livro, vai que, assim como eu, você também muda de opinião.

      Bjs

      Excluir
  6. Mais uma obra que tenho enamorado e ainda não pude comprar. Mas, cada vez que leio uma resenha fico mais ansiosa, sua resenha me fez pensar como ando perdendo tempo pensando e não agindo. Mesmo sabendo que você não apreciou tanto quanto esérava apreciar. rsrs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  7. Sua decepção, aumentou meu espírito de leitor, ;) eu quero ler esse livro! rsrsrssrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, se essa for sua primeira experiência com a Flynn, garanto que não vai se decepcionar. Mas se já leu os outros dois dela, vai achar esse mais fraco :(

      Abraços

      Excluir
  8. Curioso, comigo foi o inverso. Achei Amy abominável, não consegui criar nenhuma empatia pela personagem. Já Libby me conquistou. Demorou um pouco, mas pra mim , ela é o melhor atrativo do livro. Talvez eu tenha a visto por um ângulo diferente. Se quiser dar uma lida na minha resenha, está aí o link. Quanto a Objetos, preciso ler, pra desempatar com as protagonistas.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2015/06/lugares-escuros-resenha_7.html

    ResponderExcluir
  9. Prefiro livros de Drama a Thriller, porém já me indicaram bastante "Garota Exemplar" e amigos afirmaram que Flynn é uma excelente escritora. A resenha instiga sempre a querer saber mais e, lógico, a ler o livro! Acho que não existe um livro ruim ou bom, mas sim aquele que faz você ver um outro lado ou uma nova versão todas as vezes que você lê.
    :)

    ResponderExcluir
  10. Ahh, que pena! Essa autora me deixou louca com G.E. e ainda vou ler Objetos, mas esse está na lista e fiquei desanimada agora. Talvez goste....A autora é foda. O jeito do livro pareceu bom pra mim, a trama é legal e umas resenhas que vi foram boas. Mas vou ficar com aquele pé atrás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, é como eu disse, não é ruim, mas falta muito pra chegar aos pés de G.E e Objetos. Se você ainda não leu Objetos, deixe-o para depois e passe esse a frente, talvez a decepção seja menor ;)

      Bjs

      Excluir
  11. Amo a Gillian! Desde Garota Exemplar ela se tornou uma das minhas autoras favoritas!

    ResponderExcluir
  12. Amo a Gillian! Desde Garota Exemplar ela se tornou uma das minhas autoras favoritas!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de garota exemplar mesmo esperando outro final, como vi um video do filme fiquei curiosa pra saber o que vai acontecer com a personagem nessa história mas quero ler o livro primeiro, acho sempre melhor a premissa é bem do tipo que eu gosto de leitura, já está na lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criiis, tb esperei outro final de Garota Exemplar. Fiquei MORTA com a forma como terminou :S

      Excluir
  14. Mesmo você não querendo sempre vai rolar aquela comparação de personagem com personagem,história com história e se foi abaixo do que se esperava vem aquele sentimento de decepção instantânea.Eu nunca li nada da Flynn por isso não sei se a escrita dela me agrada ou não mas já cogitei a ideia de ler algum livro dela já que eles estão super em alta.Quem sabe daqui um tempo você não volte a reler e quem sabe aprecie melhor a leitura ou pode acontecer de você ficar ainda mais decepcionada kk.Essa capa está bonita mas me da uma sensação estranha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Genteeeeeeeee
    Eu esperava bem mais deste livro também!!! Murchei com sua resenha...
    (Mas a capa ainda é linda! hahahahaha)
    Se estiver com um preço bacana na Bienal eu até compro, mas agora vou pensar duas vezes antes de gastar meu rico dinheirinho neste livro... e acho que vou ver o filme antes! hahahahaha

    ResponderExcluir
  16. Não pegou esse livro em um bom momento né Mari. Como você disse se tivesse lido esse antes dos anteriores talvez sua opinião fosse diferente. Sei bem como é essa situação, quando não podemos deixar de comprar um livro com o anterior do mesmo autor e se perguntar que tipo de titica de galinha se passava na cabeça dele quando escreveu um livro tão inferior. Espero que a autora não torne a te decepcionar!

    ResponderExcluir
  17. O que falar dessa capa baseada no poster do filme, que ficou linda apesar de tudo? E olha que é raro eu gostar de capas de livros baseadas em suas adaptações.. Sobre essa autora: Nunca li um livro dela, mas quero ler todos!!
    Sempre fui fã de CSI e NCIS, até os documentários do Discovery ID. eu paro pra assistir. Thrillers policiais, são minha segunda ou terceira leituras favoritas, sempre que pego um livro desse estilo, leio tudo num dia só e ainda peço mais Parece que não vai ser diferente com os livros da Gillian. Pretendo ler Garota Exemplar em breve e fico animada pra começar com os comentários que vejo.

    ResponderExcluir
  18. Já li garota exemplar da autora e gostei muito ,estou querendo ler esse livro, mas com sua opinião fiquei com receio de ler.

    ResponderExcluir
  19. Tinha grandes expectativas sobre essa obra, obrigada pela opinião!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.