28 de julho de 2015

RESENHA: LEVIATEMPO - Maxime Chattam (Ed. Bertrand Brasil)



Boa tarde, pessoal!

No começo da tarde vocês puderam conferir uma resenha da Semana Especial do GRUPO EDITORIAL RECORD, e como tenho muitas resenhas do grupo para postar, agora vocês vão poder conferir outra. Dessa vez vou falar sobre LEVIATEMPO, do MAXIME CHATTAM, lançado pela BERTRAND BRASIL.

LeviatempoLEVIATEMPO
MAXIME CHATTAM
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2015
Nº págs: 420
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Um dos 10 autores de maior sucesso na França, com 500 mil exemplares vendidos por ano Na Paris da Belle Époque, Guy de Timée é um romancista de sucesso vivendo o drama da página em branco. A fim de encontrar inspiração para escrever um romance noir, ele sai de casa, deixando mulher e filha, e se aloja no sótão de um bordel no coração da cidade. O Boudoir de soi é uma casa respeitável, frequentada pela alta burguesia parisiense, e Guy logo se torna amigo das residentes do local. Uma noite, uma das jovens prostitutas é encontrada morta ao lado do bordel; horrivelmente curvada, transpirando sangue e com os olhos completamente negros. Auxiliado pela cortesã Faustine e pelo complexado inspetor Perotti, Guy assume uma violenta e sangrenta investigação que leva a outros assassinatos e corpos encontrados em condições semelhantes. Seria obra do Diabo? Qual o propósito sombrio desse assassino de mulheres? Dos círculos esotéricos da Cidade Luz às maravilhas arquitetônicas da Exposição Universal de 1900, Leviatempo é um romance surpreendente no qual o protagonista, ao tentar seguir os passos de Arthur Conan Doyle, acaba se tornando, ele próprio, uma espécie de Sherlock Holmes.

LEVIATEMPO foi um suspense policial que me dividiu bastante, mas, apesar da nota, sou obrigada a dizer que, no geral, foi muito bom! O livro tem a pegada policial necessária para ser interessante e os assassinatos são BÁR-BA-ROS! Sério, chegam a ser medonhos, tão bem descritos, intensos e horríveis que são. Esse foi um dos livros policiais que li que apresentou os corpos de forma mais chocante, dando até uma reviravolta no estômago. Nota 10 nesse quesito.

Outro ponto que mereceu nota 10 foi o mistério demoníaco que existe na obra. Sim, o livro conta com algumas pitadas que lembram algo sobrenatural, e algumas passagens podemos até dizer que assim foram, ou pelo menos que aparentaram muito, envolvendo religião, magia negra... Uma mistureba interessantíssima que gerou uma curiosidade ENORME!

A narrativa de CHATTAM é bastante fluida, contudo, demorei algum tempo para concluir a leitura desse livro. Não por ele ser chato ou não ter um enredo interessante, pois, na verdade, o enredo é fascinante. Meu problema maior foi mesmo com os personagens. Dois deles para ser mais honesta: Guy, o escritor protagonista, e Perotti, o jovem que iniciou a carreira na polícia.

No início achei Guy um personagem bastante interessante. Um escritor sofrendo por não conseguir escrever algo digno que resolvera abandonar a esposa e a filha para se alojar em um bordel parisiense para começar a escrever. Meu problema com o personagem começou quando as prostitutas passaram a ser mortas. Ele simplesmente tomou a frente das investigações! Achei meio forçado isso, pois ele contava com a ajuda de Perotti, que não dava palpite algum na situação e, iniciante ou não, não parecia um investigador, tão “morto” se comportava. Já Guy, parecia ser um brilhante detetive treinado, já que confabulava, fazia suposições, procurava pistas, narrava toda uma história em volta dos acontecimentos e mortes, farejava pistas, etc. Achei que foi dado MUITO brilhantismo ao personagem, que para piorar era extremamente pedante e repetitivo. Aliás, culpo essa repetição por ter demorado tanto a ler o livro, pois foram MUITAS as vezes em que o personagem retomava todos os fatos. Claro que no começo é interessante fazer isso, mas quando se chega ao meio do livro, e já temos um monte de vítimas, ficar retomando o como cada uma delas morreu, o estado dos corpos e as teorias que envolvem a morte de cada uma delas se torna extremamente exaustivo.

Quanto as meninas do bordel, adorei acompanhar suas vidas e seus modos de pensar e agir diante da sociedade parisiense, que foi bastante bem retratada em LEVIATEMPO, assim como vários pontos da cidade também foram.


Para mim, LEVIATEMPO só pecou no quesito protagonista, foi demais para um homem só. Guy me irritou muitas e muitas vezes, e torci para que alguém desse cabo do sujeitinho logo e que algum policial de verdade assumisse a investigação, principalmente para dar palpites acertados e não querer ficar convencendo as pessoas (e os leitores) com seus eternos e chatos achismos. Recomendo a leitura por tudo mais que o livro apresentou, mas que Guy foi meio intragável, isso foi :S


Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Isso de ficar repetindo a mesma coisa toda hora é bem cansativo, mas apesar disso parece ser muito bom. Já tinha visto o livro mas não me interessei, pois nem sabia que é um livro policial. Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma, o enredo é bem bacana, vale conferir, mesmo torcendo o nariz para o protagonista.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Mari!
    Pela sinopse esse livro passaria despercebido pra mim, não me interessei pela trama, e depois de ler a resenha meu interesse não foi despertado. Achei bastante forçado o personagem principal tomar a frente da investigação, afinal, ele é apenas um escritor. Também não gostei da parte que o personagem fica relembrando vez ou outra detalhes do ocorrido.
    Com certeza, esse livro não é pra mim.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, também achei forçado, mas valeu a pena pelo enredo ;)

      Bjs

      Excluir
  4. Puxa...me senti exatamente assim uma vez com o livro a Casa no fim do mundo (não tô certa de ser esse o nome),o livro era bom, muito bom na verdade mas no fim só dei 3 estrelas porque DETESTEI uma personagem x. Acho as vezes que um personagem só influência muito na história, por mais que seja brilhante as vezes não dá pra engolir um detalhe desses...

    até =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahhaa, já dei nota baixa muitas vezes a um livro por causa do personagem. Não adiante, eles têm que cativar. Concordo com o que você disse.

      Bjs

      Excluir
  5. Este eu não conhecia. Achei bem interessante !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é! Só tenha paciência com o protagonista chato, rs.

      Abraços

      Excluir
  6. Confesso que não estava muito interessada em ler esse livro, mas fiquei com vontade de conhecer ele melhor agora. Nunca li nada da autor, mas já gostei de saber que a narrativa é fluida. Só é uma pena o protagonista ser irritante :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, foi uma pena mesmo, meu consolo é que o enredo compensou muito.

      Bjs

      Excluir
  7. Gostei da pegada que tu falou que o livro tem,misturando um pouco de sobrenatural aos assassinatos.É uma droga quando o tema é maravilhoso mas algum personagem parece estar fazendo parte de uma história ao qual ele não pertence,já me aconteceu muito isso.Mas tirando esse fato parece ser mesmo uma história e tanto :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Le, bom saber que você compartilha de minha opinião :)

      Bjs

      Excluir
  8. Mari!
    Um bom livro policial anda tão difícil de ser encontrado, sério!
    Achei tão boa sua resenha, contando sobre o enredo até com certo toque sobrenatural e mesmo tendo Guy como um chato, tirar duas estrelinhas me causou espanto.
    Como sou aficionada por livros policiais, vou tentar lê-lo, porque gostei.
    “A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”(Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  9. Já torci o nariz logo no início, não gosto de livros policiais, apesar de já ter lido alguns nunca consigo me conectar realmente com a leitura. Agora, outro ponto é que apesar do detalhamento da descrição e você citar que isso é uma coisa boa eu acredito que não teria estômago para isso. Porém o fato de conter uma pegada sobrenatural na obra me chama atenção, gosto qdo há misterios envolvendo ocultismo. Acho que meu maior problema com a narrativa não seria extamente essa coisa forçada com Guy e Perotti, mas sim a retomada dos fatos diversas vezes, isso é tão irritante para mim em uma leitura que faz a nota de um livro cair drasticamente no meu conceito. Bom, já vi que o livro tem vários pontos que ao meu ver seriam negativos, mas acredito que é mais questão de gostar do tipo de narrativa. Eu não leria rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuu, nem fala, isso de ele ficar retomando, retomando e retomando me irritou demais! Fiquei com a sensação de que o personagem pensava "deixa me repetir para o leitor pq ele deve esquecer do que lê" ¬¬ Hahahahha.

      Mas fiquei triste por saber que você não gosta de livros policiais. Tem alguns realmente excelentes!

      Bjs

      Excluir
  10. Estou lendo este livro no momento, pois quando li na sinopse que era para amantes de Sir Arthur Conan Doyle, eu automaticamente coloquei na minha lista de futuras leituras. Como estou lendo agora, dei uma passada muito superficial na sua resenha. Fiquei um pouco decepcionada com a nota baixa, mas vou continuar a leitura, pois preciso descobrir o que houve com Milaine.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.