7 de julho de 2015

RESENHA: JACKABY - William Ritter (Ed. Única)



Boa tarde, pessoal!

Hoje vou falar de um suspense juvenil que mistura muita fantasia e encanta os leitores de qualquer idade: JACKABY, do WILLIAM RITTER, lançado pela editora ÚNICA.

JackabyJACKABY  (vol.1)
WILLIAM RITTER
Série: Jackaby
Editora: ÚNICA              
Ano: 2015
Nº págs: 256
Gênero: Suspense, Fantasia

SINOPSE: "Eu sou um homem de razão e da ciência. Acredito no que vejo e posso provar, e o que vejo geralmente é difícil para os outros compreenderem. Até onde eu descobri, tenho um dom ímpar. Isso me permite ver a verdade quando os outros só enxergam ilusão. E há muitas ilusões, muitas máscaras e fachadas. Como dizem, o mundo todo é um palco e parece que eu tenho a única poltrona da casa, com vista para os bastidores.” Abigail Rook deixou sua família na Inglaterra para encontrar uma vida mais empolgante além dos limites de seu lar. Entre caminhos e descaminhos, no gelado janeiro de 1892 ela desembarca na cidade de New Fiddleham. Tudo o que precisa é de um emprego de verdade, então, sua busca a leva diretamente para Jackaby, o estranho detetive que afirma ser capaz de identificar o sobrenatural. Contratada como assistente, em seu primeiro dia de trabalho Abigail se vê no meio de um caso emocionante: um serial killer está à solta na cidade. A polícia está convencida de que se trata de um vilão comum, contudo, para Jackaby, o assassino com certeza não é uma criatura humana. Será que Abigail conseguirá acompanhar os passos desse homem tão excêntrico? Ela finalmente encontrou a aventura com a qual tanto sonhara. Prepare-se para desvendar este mistério! 

Primeiramente, devo dizer que me interessei por JACKABY por sua capa divina e maravilhosa, mas devo dizer também que me enganei quanto à história, pois, por ter JACK no título, achei que o livro teria a ver com Jack, o estripador. Assim que comecei a leitura percebi que não poderia estar mais enganada! Bastou ler as primeiras páginas, que definiam a especialidade de Jackaby, para que eu percebesse que na verdade estava frente a um livro de mistério que misturava as criaturas sobrenaturais do mundo fantástico. Daí para o final, foi só felicidade com a leitura.

O enredo é maravilhoso, e tanto Jackaby quanto Abigail, sua assistente, são personagens incríveis. Jackaby faz o estilo do super detetive, mas ele tem um olhar mais astuto que o normal, pois enxerga o sobrenatural. Abigail é a garota que cai de pára-quedas em  busca de aventura e a encontra em forma de misteriosos assassinatos. Juntos, vão investigar de forma louca e deveras interessantes as mortes e situações enigmáticas que permeiam a vida de outros personagens.

Esse é aquele tipo de livro que não dá para falar muito, pois dependendo do que eu disser vou entregar o mote policial, e se verter para o outro lado, acabo entregando o que acontece no lado fantástico do enredo. O que posso dizer com certeza é que a mistura funcionou de forma soberba!

Uma coisa que pude notar durante a leitura, é que RITTER deve ser fã do autor de romances policiais RAYMOND CHANDLER, pois o inspetor chefe de JACKABY se chama Marlowe, que é o sobrenome do grandioso detetive criado por CHANDLER, Phillip Marlowe, e também existe um mercado chamado CHANDLER. Simplesmente adoro quando os autores fazem essas pequenas homenagens a outros a quem são fãs.

E ainda falando das referências, a capa do livro traz os dizeres: “Para os fãs de Sherlock Holmes e Doctor Who”. Nunca assisti Doctor Who, mas posso dizer que JACKABAY se diferente muito se Sherlock, FELIZMENTE. Muitos dos que acompanham o blog sabem de minha antipatia por Holmes, pois odeio seu jeito arrogante e prepotente e a forma como DOYLE faz com que o personagem mergulhe na investigação, fazendo com que ele pareça fodorástico por só ele conseguir chegar aos culpados, mas isso é elementar, vendo que o autor não dá dicas suficientes para que o leitor consiga matar a charada. Logo, Holmes fica parecendo invencível ¬¬. Já RITTER teve a preocupação de fornecer pistas e elementos para bancarmos os detetives e fazermos suposições quanto a culpado e motivo. E gosto assim! A não ser que o autor crie personagens extremamente fascinantes, não vejo razão em ler um livro policial se não puder tentar adivinhar os fatos e culpados, e agradeço a WILLIAN por ter me permitido fazer essa aventura acompanhada de Jackaby e Abigail.

O livro ainda traz uma pitadinha de romance, que apesar de interessante me aborreceu. Não por ser chato, tedioso ou impertinente ao momento, mas simplesmente torci para que o casal a se formar fosse outro, e fiquei um tanto quanto frustrada ao ver que o romance foi para outros rumos.


JACKABY foi excelente, e só não dei 5 estrelas por causa da revisão do livro que deixou MUITO a desejar, principalmente no quesito pontuação. A leitura, que poderia ter sido muito mais rápida, foi interrompida diversas vezes pelas pausas bruscas que as vírgulas criaram, na imensa maioria das vezes em lugares em que eram inexistentes ou ainda dispensáveis. Não fosse isso, a leitura teria sido muito mais fluida e com certeza teria dado as 5 estrelas que o livro em si merecia. Contudo, na hora de avaliar, não posso deixar de fora esse aspecto tão importante e que deixou muito a desejar. Mas tentem pular essas pausas e se deliciem com a leitura, tenho certeza de que a grande maioria irá aproveitar. <3


Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Oi Mari, tudo bom?
    Desde que vi esse lançamento fiquei morrendo de curiosidades, essa capa é realmente divina e a história parece ser muito boa! Espero que entre logo na promoção,assim compro tbmm , sabe como é né, economias aqui e ali aisuaiusa
    Beijos.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como sei, Kat. Esse ano fiz greve de compra de livros. Estou me mantendo firme e forte, hahahaha. Mas se achá-lo em promoção, aproveite. Vale a leitura.

      Bjs

      Excluir
  2. Oi, Mari!
    Quando vi a sinopse de Jackaby fiquei bastante interessada por causa dessa mistura de mistério e fantasia. E depois de ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa, pena que você não pode falar mais dele sem entregar a história... Também aprecio quando o autor vai deixando pistas para o leitor desvendar o mistério junto - ou até mesmo antes - do detetive...
    Chato esses erros de pontuação, mesmo assim vou seguir seu conselho e ler Jackaby futuramente, pois acredito que será uma ótima leitura!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, sim, Any. Você vai gostar. Já estou doida pela continuação <3

      Bjs

      Excluir
  3. Estou tão curiosa para ler esse livro, já li tantos comentários tão positivos que é impossível não despertar meu interesse.

    xoxo
    Mila F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ca! Até agora só vi elogios. E são merecidos!

      Bjs

      Excluir
  4. Estou louca para ler o livro. Estou bastante curiosa para saber mais sobre a história, além de ter mistério, outra coisa que me chamou a atenção foi os personagens, todas as resenhas que li falam bem deles. Gosto muito dos livros do Sherlock Holmes, pois amo livros policiais e acho bem louco, apesar de que é verdade o que você falou sobre o personagem, mas na verdade não sou apegada ao personagem nem nada e realmente acho o jeito dele ruim, o que gosto mesmo é dos casos e da solução deles. Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maaaaa, fiquei MEGA feliz em saber que mesmo gostando do Holmes você concorda comigo! Hahahaha. Ele é muito prepotente, OMG, rs. Leia Jaackaby que você vai gostar bastante. Garanto!

      Bjs

      Excluir
  5. Eu estou querendo ler esse livro desde que vi a capa dele, também achei ela maravilhosa. E pelo jeito o enredo também é ótimo. Eu também não assisti Doctor Who, mas sou apaixonada por Sherlock Holmes, justamente por esse jeito dele hahaha. Mas acho que vou gostar desse livro mesmo o Jackaby sendo diferente do Holmes. Só é uma pena que tenha muitos erros de revisão :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, creio ser uma das poucas ETS que não gostam do Holmes, kkkkkkk


      Bjs

      Excluir
  6. Mari!
    Gosto de livros ambientados no século XIX, principalmente policial, porque os recursos eram parcos. E se o autor conseguiu escrever um livro dinâmico e com sobrenatural ainda em um século escasso é porque o livro é bom mesmo.
    Quanto ao Sherlock... gosto do Conan Doyle e das lógicas que dá a investigação.Os detalhes dizem tudo.
    Mas gosto também de poder acompanhar a investigação e tentar descobrir quem é o culpado.
    “Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”(Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, sou uma das poucas pessoas que não gosta do Holmes, rs, e agradeci por ter achado o Jackaby diferente dele. Acho que você vai gostar muito do livro, é uma leitura deliciosa.

      Bjs

      Excluir
  7. Realmente ele tem uma capa linda...
    Assim como você eu acho importante que durante o livro sejam apresentadas pistas e fatos críveis para que o leitor possa fazer parte de toda a investigação e solte a imaginação também.. lendo Sherlock eu meio que fico um pouco frustrada por nunca conseguir nem chegar perto e acertar quem é o culpado...

    Essa mistura de sobrenatural meio que deu um charme a mais a esse livro... espero ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Amanda. Eu gosto de bancar a detetive também, e os livros do Holmes não permitem isso. Adorei saber que compartilhamos do mesmo pensamento <3

      Espero que você leia Jackaby em breve também, é fantástico!

      Bjs

      Excluir
  8. Oie
    O livro também chamou minha atenção por causa dessa capa maravilhosa.Eu nem sabia sobre o que se tratava mas é como se estivesse escrito "você precisa ler" na capa,até já encomendei o meu <3.Ameei essa sua resenha,e gostei de tu mencionar o fato desses erros de revisão pois muitas vezes isso atrapalha demais a leitura.Lembro de um livro que comprei onde muitas páginas não tinham a palavra completa impressa então eu tinha que ficar descobrindo o que estava escrito,tirando toda aquela empolgação da história.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira!!!! E você não pediu para trocarem o livro??? Nossa, eu tinha falado com a loja na hora. Ou então com a editora. Já peguei livros mal impressos, mas com uma página clara e outra escura. Só isso já me incomodou muito, imagino se faltassem letras :S Acho que eu mordia, hahahaha.

      Bjs

      Excluir
  9. Ah! Adoro livros com citações e homenagens de outros autores e personagens. Já ganhou minha simpatia. A capa realmente é muito bonita e o enredo é até interessante. Pena que essa editora divulgou que não estará na Bienal deste ano...
    No ano passado eles estavam fazendo uma promoção maravilhosa de 50% na Bienal e voltei pra casa cheiaaaaa de livros deles. Poderia até comprar esse desta vez.
    Mas agora...vai ter que esperar até depois da Bienal!

    ResponderExcluir
  10. Mari li outra resenha em que disseram que apesar do livro ser excelente o autor viaja demais em descrições e explicações e esse tipo de narrativa me entedia, lendo agora quq a revisão não está bem feita eu desanimo mais ainda. Legal o autor fazer referência a outro, gostei disso

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.