8 de julho de 2015

RESENHA: EU ESTIVE AQUI - Gayle Forman (Ed. Arqueiro)



Boa tarde, pessoal!

Hoje vou falar de um livro que me impressionou bastante: EU ESTIVE AQUI da GAYLE FORMAN, lançado pela editora ARQUEIRO.

Eu Estive AquiEU ESTIVE AQUI
GAYLE FORMAN
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2015
Nº págs: 240
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

Quem acompanha o blog deve se lembrar de que quando a NOVO CONCEITO lançou SE EU FICAR e PARA ONDE ELA FOI eu estava doida para ler. Tanta gente falava bem dos livros que acabei ficando com água na boca para conferir. Contudo, as duas experiências foram horríveis e acabei detestando ambos os livros, e no fim jurei que não iria ler mais nada dessa mulher.

Quando a ARQUEIRO anunciou o lançamento de EU ESTIVE AQUI, fiquei bem curiosa pela sinopse, mas ainda estava traumatizada pelas leituras anteriores, portanto, apesar de ter achado a sinopse interessante, decidi que iria me manter distante do livro após o lançamento.

O que me fez mudar de ideia foi minha experiência com o livro A MORTE DE SARAI, também lançado por uma autora que eu tinha jurado por tudo passar beeeeem longe. Como fui convencida a ler esse livro após odiar os NAs que REDMERSKI já havia lançado e acabei me surpreendendo, resolvi adotar a mesma atitude com o novo livro da FORMAN, e por causa disso o solicitei. E tive um feliz surpresa!

EU ESTIVE AQUI foi um livro que prendeu minha atenção desde o início. A morte de Meg foi algo que teve impacto imediato em mim, pois fiquei muito curiosa pra entender o que havia levado a garota a tirar a própria vida, se ela era infeliz, se tinha dado indícios, se sofria de bullying, etc. Minha curiosidade só foi aumentando com a presença de Cody, a melhor amiga que também parecia não compreender as razões da amiga ter se matado, mas que foi deixando momentos da relação delas no ar que me fizeram imaginar várias possibilidades. E meu interesse se tornou ainda mais crescente quando Ben e outros personagens entraram na história, mostrando pequenas partes da vida “secreta” de Meg.

O que achei mais curioso no livro foi a forma como a autora explorou a morte de Meg. Foi bastante intenso e a princípio desconexo, pois a garota não parecia sofrer de nenhum tipo de trauma, por isso, por boa parte do livro pensei que havia algo a mais em sua morte. De fato havia, mas algo muito longe do que imaginei (eu e meus pensamentos de livros policiais). E foi esse ponto a mais que fez com que eu prestasse uma atenção imensa ao livro, pois FORMAN explorou uma doença bastante séria para retratar a personagem.

Aliás, ao chegar ao fim do livro e ver que a autora se baseou em um fato real para escrevê-lo me deu uma dor a mais no coração, pois foi impossível não ficar pensando como a atitude de uma só pessoa pode ter feito uma família inteira desmoronar. Outro aspecto muito interessante é que EU ESTIVE AQUI é um alerta, não apenas para a doença que retrata, mas também para o uso das redes sociais como ferramenta de ajuda, que podem acabar por ir na contra-mão do que esperamos.


Sim, eu amei EU ESTIVE AQUI, e só não dei uma nota maior por pequenas coisas que me incomodaram na leitura, como por exemplo, o fato de a polícia ter deixado passar pistas importantes sobre o suicídio de Meg e o fato de não terem descoberto todo o mistério a cerca de sua morte, mas uma garota de 18 anos ter conseguido fazê-lo. Ainda fiquei revoltada pela falta de punição e pelo “aceitamento” por parte de sua família. E também não vou negar que achei o romancezinho meio indigesto. Contudo, em sua premissa maior o livro cumpriu sua função e foi belíssimo, mas vendo o quanto GAYLE se dedicou a ele, tenho certeza de que ela poderia ter floreado um pouco mais as partes secundárias para que elas ficassem tão verossímeis quanto o mote principal. Essa é minha única ressalva. Deveria ter havido um desenvolvimento maior em várias questões. Por isso, apesar de ter ficado imensamente feliz com a leitura, dei uma nota 3, porque GAYLE tinha tudo para deixar história perfeita, mas pareceu preferir “encurtar” determinados momentos. Apesar disso, recomendo EU ESTIVE AQUI e provavelmente voltarei a ler algum outro livro da autora. Bye-bye trauma ;)


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Diferente de você, com os grandes comentários que Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi tiveram, queria não ler... sou assim, mas não resisti e adorei.
    Agora com o lançamento do Eu Estive Aqui, estou bem ansiosa... É um pouco diferente dos livros da Gayle Forman e parece ser bem interessante! Me lembrou um pouco o livro Inveja...
    Gostei da resenha!
    Bjs!

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carooool, malvada! Tenho Inveja aqui, mas ainda não li. Agora fiquei curiosa e estou mega atrasada nas leituras e não vou conseguir encaixá-lo :P Hahahha.

      Bjs

      Excluir
  2. Oi, nunca li Se eu ficar e nem tenho vontade de ler, para falara a verdade. Fiquei curiosa para ler esse livro, parece ser bom e acho que vou gostar, principalmente porque gosto de livros em que alguém descobre que não conhecia completamente tal pessoa. Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Eu também detestei Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, e confesso que estava passando longe dos livros da autora. Mas agora fiquei um pouco mais interessada nesse livro. Gostei de saber que ele é melhor que os outros livros da autora, e acho que talvez eu até leia esse livro também (mas ainda não é uma das minhas prioridades), só é uma pena a autora ter errado um pouco em alguns detalhes...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, toca aqui o/ somos umas das poucas que não gostaram dos outros livros dela! Sinta-se compreendida, hahaha.

      Bjs

      Excluir
  4. Oi, Mari!
    Lembro de você ter detestado Se eu ficar e Para onde ela foi, mas Eu estive aqui é completamente o oposto dessas histórias, né?! Desde que vi a sinopse dele fiquei curiosa em relação a esse livro, do motivo da Meg ter cometido suicídio, depois de ler sua resenha fiquei com mais vontade de ler Eu estive aqui, mais ainda ao descobrir que a Gayle se baseou em um fato real. Também acho chato quando Gayle encurtar determinados momentos na história, mas tirando isso, gosto bastante das histórias dela.
    Fico feliz que seu trauma teve fim rsrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha, fiquei bem satisfeita e impressionada mesmo. Depois das duas experiências ruins, nunca imaginei que essa seria boa, mas foi <3

      Bjs

      Excluir
  5. Mari!
    Muito bom quando uma autora que não gostávamos antes nos surpreende para melhor.
    Na verdade li os outros livros de autora e gostei e pelo visto, gostarei ainda mais desse, tanto por ser um livro policial, como por abordar o bullying que leva a consequências sérias nas pessoas.
    “Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”(Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Assim como você não gostei dos outros dois livros dela.. até hoje não consigo entender o porque de tanto falatório a respeito deles.. eu odiei tanto que até hoje ainda não vi o filme..

    Esse livro eu leria principalmente pelo tema central dele... é um tema que sempre chama minha atenção, eu gosto de entender os motivos.. o porque de tudo ter acontecido... certamente assim como você darei uma nova chance para a autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, bem-vinda ao time das poucas que não gostaram dos outros livros dela! Toca aqui! o/
      Estou contigo nessa de tb não ter assistido ao filmes, rs.
      Se você ler esse, volta pra me contar se gostou ou se achou tão ruim quanto os outros dois.

      Beijos

      Excluir
  7. Oiee
    Esse é um problema que nunca acaba,algumas escritoras picotam suas histórias sem desenvolver partes importantes já outras desenvolvem até demais que passa a ser cansativo.Eu ainda não li nenhum livro da Forman,tá difícil tirar Se Eu Ficar da estante.Mas é bom saber que esse livro foi uma surpresa boa pra tu,as vezes eu também penso que devia fazer mais isso,de ler outros livros de escritores com quem se decepcionei.Tudo só fica na teoria mesmo,por que quando invoco com algo demoro voltar atrás.

    ResponderExcluir
  8. Cara...seu eu for começar a destilar o meu veneno aqui pra te explicar o ódio que eu tenho dessa escritora, não vai ter caracteres suficientes para isso...
    Vamos só dizer que eu quis tacar fogo (literalmente) em Se eu ficar, e desde então não posso ver um livro dessa pessoa por perto que de repente tenho tendências a apresentações pirotécnicas...Hahahahaha

    Então...nem sobre tortura eu leio algo dela!

    ResponderExcluir
  9. Gayle Forman minha diva! Amo os livros dessa mulher, de forma útil ela consegue nos envolver e contar uma história sensível que sempre acaba me conquistando. Abrir parenteses porque fiquei triste que não teve uma boa experiência com ela antes, principalmente com Para Onde Ela foi, que eu sinto um amor incondicional! Não lia a sinopse desse livro ainda, procuro não criar muitas expectativas com a história e nem saber muito sobre o que se trata antes de pegar o livro para ler, então não tenho muito o que esperar sobre a leitura. Acabei de descobrir uma morte huahuahuahua, mas estou tão vidrada nas suas resenhas que por mais que não queira saber nada dos livros, não consigo comentar sem lê-las até o fim. Pelo visto é outro caso de que a hsitória supera os fatos, em que o geral passa por cima de pequenos defeitos, bom vai para o topo da fila também!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.