15 de julho de 2015

RESENHA: ESTAÇÃO ONZE - Emily St. John Mandel (Ed. Intrínseca)



Boa tarde, gente!

Nesse segundo dia da Semana Especial INTRÍNSECA vou falar de um livro que me deixou chateada por não ter idolatrado-o: ESTAÇÃO ONZE da EMILY ST. JOHN MANDEL.

Estação OnzeESTAÇÃO ONZE
EMILY ST. JOHN MANDEL
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2015
Nº págs: 320
Gênero: Drama, Distopia


SINOPSE: Certa noite, o famoso ator Arthur Leander tem um ataque cardíaco no palco, durante a apresentação de Rei Lear. Jeevan Chaudhary, um paparazzo com treinamento em primeiros socorros, está na plateia e vai em seu auxílio. A atriz mirim Kirsten Raymonde observa horrorizada a tentativa de ressuscitação cardiopulmonar enquanto as cortinas se fecham, mas o ator já está morto. Nessa mesma noite, enquanto Jeevan volta para casa, uma terrível gripe começa a se espalhar. Os hospitais estão lotados, e pela janela do apartamento em que se refugiou com o irmão, Jeevan vê os carros bloquearem a estrada, tiros serem disparados e a vida se desintegrar. Quase vinte anos depois, Kirsten é uma atriz na Sinfonia Itinerante. Com a pequena trupe de artistas, ela viaja pelos assentamentos do mundo pós-calamidade, apresentando peças de Shakespeare e números musicais para as comunidades de sobreviventes. Abarcando décadas, a narrativa vai e volta no tempo para descrever a vida antes e depois da pandemia. Enquanto Arthur se apaixona e desapaixona, enquanto Jeevan ouve os locutores dizerem boa-noite pela última vez e enquanto Kirsten é enredada por um suposto profeta, as reviravoltas do destino conectarão todos eles. Impressionante, único e comovente, Estação Onze reflete sobre arte, fama e efemeridade, e sobre como os relacionamentos nos ajudam a superar tudo, até mesmo o fim do mundo.

Quando INTRÍNSECA anunciou o lançamento desse livro, teve certo “auê” na blogosfera. MUITA gente falando bem e ansioso. A gringaiada então... Foi elogio seguido de elogio. Diante dessa comoção, fui atrás de informações e confesso não ter ficado muito animada com a premissa. Contudo, poucos dias depois, a ansiedade do pessoal pareceu ter atingido o ápice, e, mais uma vez, acompanhei uma imensidão de pessoas falando sobre ESTAÇÃO ONZE. Como a INTRÍNSECA foi fofa e mandou o livro para todos os parceiros, resolvi que iria conferir e ver se iria idolatrá-lo tanto quanto todos. Não funcionou comigo.

Antes de eu falar qualquer coisaa sobre livro, preciso esclarecer que estava lendo-o simultaneamente com TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER, um livro magnífico e intenso, e isso tirou o brilho de qualquer outra leitura que eu tenha feito nesse período. Portanto, aviso diante mão que pretendo reler ESTAÇÃO ONZE um dia, mas hoje vou falar o que realmente senti com essa primeira experiência, que apesar de ter sido atrapalhada pela fascinante leitura de TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER, aconteceu e não correspondeu minhas expectativas.

O início me pareceu bem promissor. A tal da gripe que dizimou a população foi muito bem explorada e por páginas e páginas me deixou bastante ansiosa. E acho que o problema ocorreu justamente aí. Por causa desse início, pensei que o livro traria um mundo pós apocalíptico, mas não foi essa a vertente principal que ele explorou, o que me deixou frustrada!

Não vou dizer que o foco principal de ESTAÇÃO ONZE foi apenas a caravana que interpretava Sheakespeare para os poucos sobreviventes, pois a obra foi distribuída de forma magnífica naquilo que se propôs a explorar: a arte e as personalidades daqueles poucos que restaram. No quesito artístico, a autora foi ótima, apresentando até uma Hq, coisa que achei um diferencial ainda maior somado com a caravana Shakespeariana; mas, para mim, o que mais chamou atenção em ESTAÇÃO ONZE foram as personagens, que pareciam jogadas a esmo no começo, mas que acabavam tendo uma conexão com esse, aquele ou o próximo. E eu realmente achei genial a forma como a autora explorou a ligação dos personagens.


Agora vocês devem estar se perguntando por que disse que o livro não me agradou se só fiz elogios. Fiz os devidos elogios porque reconheço que eles foram merecidos, mas, apesar deles, não consegui achar ESTAÇÃO ONZE uma leitura arrebatadora, dessas de tirar o fôlego e nos deixar desesperados por continuar. Pelo contrário, em muitas passagens achei o livro cansativo e enfadonho e esperava uma dinamicidade maior pelo mote que ele trata. Mas é como eu disse desde o início, ler um livro tão grandioso quanto TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER simultaneamente a ESTAÇÃO ONZE, fez com que o brilho desse segundo se apagasse um pouco e me deixasse com a sensação de estar a espera por mais. Para mim, foi apenas uma boa leitura. Só isso.



Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Poxa! Que resenha dura! No entanto não deixou de colocar os pontos interessantes do livro. Como amo Shakespeare e autores que sabem mesclar diferentes gêneros literários e conectar personagens aparentemente desconectados coloquei o livro em minha lista.

    Apesar de você dizer que ele causou frenesi, essa é a primeira resenha dele que leio.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Nossa, quase todos os blogueiros estão comentando. Acho que não gostei porque imaginei ser outra coisa e porque estava lendo um livro completamente tocante ao mesmo tempo em que li esse, mas pretendo reler um dia e ver se consigo enxergá-lo com outros olhos.

      Bjs

      Excluir
  2. Mari!
    Sabe que, na maioria das vezes em que as pessoas ficam em polvorosa por causa de um livro, ou quando a crítica elogia demais, geralmente me decepciono com ele. Não sei se é pelo fao de ir com ansiedade e esperar demais... sei lá....
    Fato é que uma truppe shakesperiana é no mínimo interessante e pelos seus elogios, mesmo que não seja uma leitura arrebatadora, vale a pena a leitura.
    “Tão bom morrer de amor! e continuar vivendo...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, também sou assim. Todo mundo começa a falar, aí eu me empolgo demais e fico com cara de taxo :(
      O livro vale a leitura sim, tanto que quero reler para ver se consigo enxergá-lo de outra forma. Creio que meu envolvimento com TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER prejudicou a leitura :(

      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Mari!
    Nossa, Estação Onze tem uma sinopse bastante empolgante, por ela também tive a impressão de que o livro exploraria um mundo pós apocalíptico, pena que não foi o que aconteceu...
    Também acho que se você o reler em outro momento a leitura te agrade mais, quem sabe.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, pois é, vi várias pessoas que se enganaram em relação ao livro, mas a imensa maioria adorou e se sentiu surpreendida. Acredito que tenha sido o momento mesmo que me prejudicou. Um dia irei relê-lo com certeza.

      Bjs

      Excluir
  4. Oi, já tinha visto o livro e muitas pessoas comentando, mas nunca liguei muito pois não me interessou. Realmente lendo a sinopse pensei que a história iria se passar num mundo pós-apocalíptico, provavelmente não vou ler. Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma, acho que a maioria se enganou pensando isso. Mas parece que todos se surpreenderam de uma forma positiva em relação a isso, mas eu não :(

      Bjs

      Excluir
  5. Eu também vi bastante gente falar desse livro, mas ele não me chamou tanto a atenção. A história dele parece até ser interessante, mas ainda não tenho muita vontade de ler ele, ainda mais sabendo que ele é um pouco cansativo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Boa resenha, é sempre bom está antenado sobre como é o livro, para depois não se arrepender, mais se têm doenças eu gosto, mesmo q seja cansativa a leitura ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, a parte da doença foi a única que achei nota mil!

      Abraços

      Excluir
  7. A capa já chama a atenção e a história também, espero que seja um daqueles livros dramáticos excelentes.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito legal sua resenha, pena que você não curtiu muito o livro, eu me interessei muito pela história e parece ser ótimo, pretendo ler.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Eu vi muita gente comentando no facebook sobre esse livro mas ele não me causou nenhuma curiosidade aguçada de ler.Parece ser uma boa história com seus pontos fortes e fracos mas nada imprescindível.Vai ser bom você fazer uma releitura já que Toda Luz que podemos ver ofuscou qualquer coisa que tu tenha lido nesse período :)
    beijos

    ResponderExcluir
  10. É...talvez o fato de você estar com grandes expectativas tenha realmente influenciado...eu não tenho interesse em ler este livro, mas fiquei surpresa com sua resenha, pois a maioria dos blogs que vejo resenharem este livro estão dizendo que ele é maravilhoso....

    ResponderExcluir
  11. Mari, acho que eu ando vivendo em um Iglu! Não conhecia esse livro acredita, se bem que é raro eu acompanhar o que o povo anda falando ainda mais dos livros da intrínseca! O que você quer que eu fale, é óbvio que diante de Toda Luz que não podemos ver esse livro não conseguiu conquistar sua total admiração. Ok, eu nem li TLQNPV, mas pelo que você falou sobre ele na outra postagem é completamente claro que ele te tocou profundamente. De qualquer forma fico feliz por você mesmo assim ter visto luz e gostado desse livro, mesmo não tendo sido arrebatador!

    ResponderExcluir
  12. Espero poder ler os dois livros citados mas em separado pra não estragar a leitura e poder prestar a atenção na trama, eu sou um pouco lenta na leitura e posso de verdade me atrapalhar se ler ao mesmo tempo. Gosto muito dessas histórias em que todo mundo pega alguma coisa e morre e alguém se salva e tenta salvar todos ao redor rsrsrsrs já quero ele com certeza, se minha lista enorme deixar e o preço também.

    ResponderExcluir
  13. Isso acontece muito comigo também: achar um livro que todos amaram mediano, normal, sem muito auê, etc (e ser julgada até o fim). Enfim, é um livro que me conquista pela capa, mas no momento que leio a contracapa, ela me desanima. Livros com muitos personagens vivenciando histórias e momentos diferentes, tbm me confundem muito. Estou na metade de Érica e ainda fico confusa com quem é quem. Bem, sua resenha não destruiu minhas expectativas nem as aumentou, acho que era o que eu esperava mesmo pra esse livro. Porém prevejo uma futura compra, numa promoção, talvez.

    ResponderExcluir
  14. Só pelo começo da resenha do livro não me chamou a atenção, não é meu estilo de livro, pois já começa dramático, e a nota dele não me animou de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  15. Já tinha interesse em ler a obra, e após ler a resenha estou ansiosa!!

    ResponderExcluir
  16. Ai, eu adorei. Reconheço que o livro não é "essa coca-cola toda", mas fiquei completamente encantada com a premissa. Hahaha
    Um beijão!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.