11 de julho de 2014

RESENHA: A DANÇA DO VIÚVO - Rick Riordan (Ed. Record)



Boa tarde, pessoal!

E vamos terminar essa semana com mais uma resenha policial da editora RECORD. Dessa vez vou falar sobre A DANÇA DO VIÚVO do RICK RIORDAN.

A Dança do ViúvoA DANÇA DO VIÚVO (vol.2)
RICK RIORDAN
Série: Tres Navarre
Editora: RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 432
Gênero: Policial

SINOPSE: A cantora Miranda Daniels está fazendo um sucesso literalmente de matar nas casas de show do Texas. Seu produtor e uma das integrantes de sua banda foram assassinados, e seu agente está desaparecido. Para piorar, sua fita demo, que deveria ser enviada a uma grande gravadora para o fechamento de um contrato milionário, também sumiu. Agora, cabe ao detetive particular apreciador de tequila e mestre de tai chi chuan Tres Navarre desvendar esse mistério e proteger Miranda das armadilhas da indústria musical, antes que haja novas vítimas.


Assim como a grande maioria dos leitores, meu primeiro contato com RICK foi através da série PERCY JACKSON. Desde o primeiro volume fiquei apaixonada pelo autor e sempre quis ler mais e mais livros seus. Mas, até então, pensava que ele era um autor voltado para o público jovem. Há três anos, quando a RECORD publicou TEQUILA VERMELHA, descobri que RIORDAN também escrevia para adultos, e não bastando, livros policiais. Pronto, um amor que já era grande, tornou-se infinito.

Desde a primeira experiência, com TEQUILA VERMELHA, fiquei impressionada com RIORDAN, isso porque ele realmente sabe escrever de forma bastante diferente para o público que quer atingir. A sensação que tive foi a de estar lendo um autor diferente, tão grandiosa foi a leitura. Obviamente, queria ter mais contato com RICK nessa vertente, e tempos depois a RECORD lançou COLD SPRINGS, mais um policial fabuloso, que mais uma vez me deixou de boca aberta ao apreciar a linguagem do autor ao lidar com um público diferente ao do estilo que o consagrou.

Depois dessas duas experiências, esperei ansiosa por mais um lançamento policial do RIORDAN, mas, infelizmente, parecia que não chegaria nunca o dia que o segundo volume da série TRES NAVARRE chegaria até nós. Foi quando a RECORD surpreendeu, anunciando, depois de três anos do primeiro volume, que A DANÇA DO VIÚVO seria lançado. Fui a loucura com a notícia! Fazia muito tempo que queria conferir mais do peculiar Navarre e mal acreditei que a hora havia chegado. Sendo RICK, claro que nem me importei em ler a sinopse do livro, só queria era conferir mais e mais dessa série que havia me encantado. Porém, quando peguei o livro para ler, levei um susto, a sinopse assemelhava-se MUITO com a do livro TERRA SEM LEI do JOHN SANDFORD (Ed. Arqueiro). Na hora fiquei meio aturdida, triste por saber que havia esperado tanto por um livro que seria praticamente uma cópia do outro. Aí fui ver as datas de lançamento e, apesar de gostar muito do SANDFORD, suspirei de alívio quando vi que o livro do RICK havia saído primeiro. Afinal, meu querido não havia copiado a ideia de ninguém. Uffa!

Mas foi só começar a leitura para que percebesse como estava enganada em comparar as obras. É incrível como premissas tão semelhantes podem correr por vertentes tão distintas e ambas se apresentarem de forma espetacular. E é exatamente isso que A DANÇA DO VIÚVO é, um livro espetacular!

Tres continua um detetive brilhante e diferente. Gosto muito de acompanhar as investigações dele, pois o cara é fora de padrão. Ele não tenta fazer o papel de mocinho, pelo contrário, sabe ser bem durão quando precisa, não se deixa intimidar, e está preparado para dar uma “sova” em quem merecer. Além disso, tem um humor que escapa a maioria dos investigadores de livros policiais, que parecem ser menos abertos ao mundo, aos que os cercam e a vida. Tres, diferentemente deles, deixa-se embriagar pela vida (e pela tequila), e por mulheres. Enquanto na maioria dos romances policiais temos investigadores que sofrem por uma mulher, Tres se deixa seduzir por vários rabos de saia, o que torna a narrativa bastante engraçada em algumas situações. 

Em relação ao enredo policial, não deveria ser necessário dizer nada, afinal, é RICK RIORDAN(!!!), e esse cara SEMPRE é brilhante! Mas não vou deixar vocês às cegas. O enredo é muito bem construído, vários corpos são encontrados (adoro isso!), os diversos personagens são bem explorados, e cada um deles nos deixa com uma pontinha de dúvida quanto suas verdadeiras intenções e ações. Acho gratificante ler policiais em que a dúvida ronda por todos os personagens, pois assim somos surpreendidos ao final. E realmente, o final me surpreendeu! Mas vou chover no molhado e babar mais um pouquinho de ovo em cima do autor e dizer que o que surpreende mesmo é ver o quão versátil esse homem é na hora de escrever para o público que escolhe se dirigir. Posso afirmar com toda convicção que quem conhece RICK RIORDAN por suas séries voltadas para o público jovem, não faz ideia de quem ele realmente é nos livros para adultos. Leiam e surpreendam-se! E torçam comigo para que o terceiro volume da série (tem sete) não demore mais três anos para ser lançado. Quero ler para ontem! <3


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Oi Mari! Comecei a ler Rick Riordan somente esse ano, acredita? Enrolei demais para ler Percy Jackson rs. Gostei da história e da forma que o autor escreve, e quero conferir outros livros dele. Sobre essa série, quando saiu Tequila Vermelha, nem dei atenção, não lembro muito bem o que eu imaginei que fosse a história do livro, mas nada perto de policial rs. Fui descobrir só com esse livro agora que aquele era policial, e então saí doida atrás do primeiro. Chegou ontem, e espero ler e gostar tanto quanto você gostou. Esse segundo parece ótimo, além da capa ser linda. Muito ansiosa para ler.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, depois que ler, volta pra contar o que achou. Eu AMO essa série dele.

      Bjs

      Excluir
  2. Me sinto envergonhada com a minha dívida com as obras do Riordan, se quer terminei Percy Jackson. :S Tenho que trabalhar nisso. Essa série também me deixa muito curiosa. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabis, tb estou em dívida com as séries dele. Só li Percy e essa policial. Apesar de ter todos os livros lançados dele, ainda não li as outras séries :(

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Marí,
    Estou aguardando o meu livro chegar e estou ansiosíssima pra ler! Apesar de não ter lido nada do Riordan (é, ainda não li Percy Jackson), adoro livros policiais e me encantei com essa série.
    Agora, depois de ler a sua resenha, que quero mesmo começar a ler logo.
    Beijokas,
    http://minhacontracapa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fico até com vergonha de falar, mas não sabia que Rick escrevia livros policiais. Sério. Agora sei e darei uma pesquisada melhor, pra não passar a gafe de novo. Pela sua resenha (e os breves comentários sobre os outros livros) estou com altas expectativas e bem curiosa para ler nem que seja um dos livros dele do gênero.
    Abraços,
    Cabeças de Vento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, leia, sim! Se não quiser começar uma nova série, mas quiser dar uma conferida no autor escrevendo policiais, leia Cold Springs, é ótimo e é único!

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.