7 de julho de 2014

RESENHA: MULHER DE NEVE - Leena Lehtolainen (Ed. Vestígio)



Ei, pessoal! Bom dia!

Vamos falar de mais livro policial? Esta semana teremos várias resenhas do gênero, e hoje começo com MULHER DE NEVE, da LEENA LEHTOLAINEN, mais um lançamento da mais perfeita editora: VESTÍGIO.

Mulher de NeveMULHER DE NEVE (vol.4)
LEENA LEHTOLAINEN
Série: Maria Kallio (não precisa ser lida da ordem)
Editora: VESTÍGIO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 320
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: No coração de uma floresta selvagem do sul da Finlândia, em uma magnífica mansão, Elina Rosberg fundou um centro de terapia para acolher mulheres com os mais diversos problemas. Isolado da cidade, o local proíbe a entrada de homens. No dia seguinte ao Natal, o corpo de Elina é encontrado na neve, com o rosto coberto pela geada. Acidente? Assassinato? Na lista de suspeitos estão as mulheres presentes no momento da tragédia, como a jovem mãe de nove filhos, membro de uma seita religiosa, e uma stripper do bairro boêmio de Helsinque. Um poeta em voga, com quem Elina mantinha um relacionamento, parece ter algo a esconder e também está entre os suspeitos. Está nas mãos da inspetora Maria Kallio desvendar esse crime, mas ela passa por um momento difícil: recém-casada, sofre de náuseas e de um estranho cansaço, e ainda tem de lidar com as constantes ameaças que recebe desde que se envolveu na investigação. Ela, porém, não se deixa abater e mergulha de cabeça. A tensão, que cresce a cada página, faz deste romance policial um suspense garantido até o último momento.

Acredito que a grande maioria sabe que a VESTÍGIO é um selo editorial voltado EXCLUSIVAMENTE para o lançamento de livros policiais. Exatamente por isso, é uma de minhas editoras preferidas. No início desse ano estabeleci como meta ler todos os livros desse selo, e venho cumprindo a risca. Porém, quando soube do lançamento de MULHER DE NEVE, quase deixei a meta de lado, isso porque não gostei nenhum pouco do primeiro livro da LEENA, o MEU PRIMEIRO ASSASSINATO. Achei o livro fraco, com diálogos rasos e com uma protagonista insuportavelmente egocêntrica, que só sabia falar de seu corpo, cabelo e suas roupas. Mas, como sou brasileira e não desisto nunca, decidi que iria dar mais uma chance para LEENA e sua insuportável inspetora, Maria Kallio. E isso foi bom, pois a leitura me surpreendeu bastante.

Se em meu primeiro contato com a autora, a protagonista Kallio, me irritou de forma exacerbante, aqui ela perdeu um pouco seu enorme ego. Claro que meu sangue gelou quando a vi, mais uma vez, descrevendo seus lábios grossos; pensei “lá vem ela de novo¬¬”, mas parou por aí, logo a protagonista se interrompeu e passou a falar de coisas mais interessantes.

Mais interessante também foi o assassinato apresentado nesse volume da série, que é o quarto. Não entendi a razão de a editora não ter lançado na sequência correta, contudo, não me senti prejudicada em nada. Na verdade, até agradeci, pois o que ficou faltando na narrativa foi a evolução da protagonista, e como antipatizei com ela, não senti necessidade alguma de saber como sua carreira e sua vida pessoal evoluíram. Pelo contrário, gostei de me localizar bem onde esse volume me colocou, frente a uma Maria casada e grávida, o que considerei uma benção, pois acho que teria achado chatérrima as descrições dela para o início do relacionamento. Só consigo imaginar ela descrevendo as roupas, penteados e maquiagens de cada encontro. Já em MULHER DE NEVE, ela está mais focada na investigação e em sua gravidez, nada melhor para uma mulher egocêntrica como ela ter um bebê para voltar à atenção para coisas realmente importantes. Obrigada a LEENA por engravidar a personagem. Obviamente, por ter gostado tanto desse volume, estou disposta a ler os anteriores e conferir a chatice de Maria, mas, por enquanto, deliciei-me em ver uma mudança de postura tão significativa na protagonista.

Em MULHER DE NEVE também é abordado o mote de um criminoso que fugiu da cadeia e promete vingança para Kallio e seu parceiro, pois foram eles quem o prenderam. Com essa parte fiquei meio perdida, pois não sei se o tal sujeito foi preso em um volume anterior, ou se ele faz parte apenas dessa história. Não que a história tenha parecido incompleta, pelo contrário, LEENA retomou muitos pontos interessantes sobre esse personagem, os motivos que o levaram a prisão e sua vida na cadeia, mas, algumas vezes, me pareceu que o personagem fez parte de uma investigação anterior, e fiquei curiosa com isso. Mais um motivo pelo qual estou disposta a relevar o egocentrismo de Kallio e conferir os volumes anteriores.

A morte de Elina foi tratada de maneira bastante interessante e curiosa, fazendo com que eu ficasse fazendo mil conjecturas. Por causa do caso passado que é citado, e por várias dicas dadas durante o livro, fica fácil, já na metade dele, descobrir quem esteve envolvido na morte da mulher, mas de forma alguma isso deixou a leitura menos interessante, e isso é uma coisa que gosto muito, saber que o autor consegue deixar a história boa mesmo com o leitor já tendo matado a charada. Nota 10 para LEENA nesse aspecto. Mas se o envolvido no caso não surpreendeu por sua participação, foi o passado da vítima que me deixou meio de boca aberta. Por não ter dado tanta importância as dicas dadas nesse sentido, não tentei descobrir nada em relação ao passado de Elina, o que me fez entrar em êxtase quando foi revelado.

Fiquei extremamente feliz em ter dado uma nova chance para a série da Maria Kallio. MULHER DE NEVE foi uma leitura prazerosa e instigante, que valeu a persistência. Graças a esse quarto livro da série, estou disposta a ler todos os livros da LEENA que a VESTÍGIO lançar, pois os anteriores irão complementar a leitura até aqui e tenho certeza de que os próximos serão melhores, por isso dei apenas 3 estrelas, pois, por ser nítida a evolução da autora no quesito do enredo e amadurecimento de sua personagem, tenho certeza que as estrelas aumentarão vertiginosamente com o passar dos volumes. Super recomendo!



Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Que bom que o livro te surpreendeu de forma tão positiva, Mari. Melhor ainda que a protagonista evoluiu tanto. Espero poder conferir um dia. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Quando vi que esse era o quarto volume, fui procurar os outros achando que eu tinha perdido os lançamentos rs. Também não entendi porque a editora pulou, mas quem sabe pode ter sido justamente pelo crescimento da personagem? Será? Não vi outro comentários sobre a série, mas como esse livro é bom, acabou fazendo com que você resolvesse ler os outros, né? Quem sabe a editora tenha pensado nisso, se foi uma coisa que muitos leitores pensaram. Mas, como não vi outros comentários, não sei. Mesmo não tendo sido intencional, foi bom, né? Agora fiquei bem curiosa com a leitura, espero gostar. Só tenho uma dificuldade imensa em encontrar os livros da editora para vender ou trocar, ainda não consegui nenhum :/

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriii, fica de olho no Submarino. Semana passada tinha vários títulos da editora por 19,90. Mas coloque no topo da sua lista A Fera Interior. Foi o melhor que li até agora. Mas tem outros muitos bons também, é que A Fera foi daqueles de tirar o fôlego!

      Bjs

      Excluir
  3. Ahhhh não gosto nem um pouco de ler séries de forma aleatória, mesmo que isso não prejudique a leitura. Sei lá, mania minha mesmo. Ainda não li o 1º livro, mas pela sua sinopse anterior dele não sei, sinceramente, se seria uma série que daria crédito para começar a ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari,
    Parabéns pela coragem em pegar outro livro da autora para ler, afinal todos nos aperfeiçoamos com o tempo, e por isso é bom dar uma segunda chance, quero ver quando eu darei essa segunda chance ao King, pois amo Joe Hill, mas King pra mim é a treva...kkkk.....bem vou esperar você ler todos os livros e conferir as suas resenhas, já que confio na sua opinião....=D....Feliz que essa tenha sido melhor...e de repente lançaram o 4º volume, porque os outros tinham o mesmo problema do primeiro...kkk...brincadeira...boas leituras...beijos elis!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nada como volumes posteriores de uma série, pra acabar amadurecendo essas personagens chatinhas. Ainda bem que a autora "deu uma sacudida" nessa Kallio. Pelo que vi, mesmo o assassino não sendo mais o grande segredo do livro, o fator passado da personagem fez a vez de grande revelação. Ou seja, o fator surpresa esteve presente.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Também não entendi por que fizeram isso,mas curti em saber do amadurecimento da personagem. Fico feliz por ser uma boa leitura. Assim poderei ler tranquila. Tramas policiais são os meus favoritos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ao ler a sinopse já "saquei" que a protagonista estava grávida hahaha
    Que bom que houve amadurecimento da personagem, porque ninguém merece um livro que deveria ser focado em investigação, focar em características físicas!
    Também achei estranho ao ler "vol.4" lá em cima hahah vai entender! Ainda bem que não precisa ler na ordem, né?

    Beijos.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.