21 de julho de 2014

RESENHA: QUARENTA DIAS SEM SOBRA - Olivier Truc (Ed. Tordesilhas)



Olá, pessoal!

Para não perdermos o hábito, hoje teremos mais resenha de thriller \o/ Dessa vez do maravilhoso: QUARENTA DIAS SEM SOMBRA do OLIVIER TRUC, lançado pela TORDESILHAS.

Quarenta Dias Sem SombraQUARENTA DIAS SEM SOMBRA
OLIVIER TRUC
Editora: TORDESILHAS              
Ano: 2014                  
Nº págs: 408
Gênero: Thriller

SINOPSE: É a última noite polar na Lapônia. O sol voltará a brilhar após quarenta dias ausente.Todos esperavam o retorno do tambor sagrado, que, acredita-se, permite a comunicação com o mundo dos mortos. Mas o tambor é roubado, causando comoção na comunidade. Pouco depois, um criador de renas é encontrado morto e mutilado no meio da neve. A investigação dos crimes é liderada pelos policiais Klemet Nango e Nina Nansen. Os oficiais não poderiam ser mais diferentes entre si e precisarão enfrentar condições extremas de temperatura gélida e isolamento para resolver os mistérios. 

Vocês já devem ter percebido que vivo fazendo elogios livros da TORDESILHAS, e tenham certeza de que esses elogios são sinceros e merecidos. Ainda não teve um livro do gênero policial, suspense ou thriller lançado pela editora que considerei mais ou menos. Todos foram leituras excelentes. Justamente por isso, mantenho as expectativas com os títulos que eles lançam lá no alto, pois eles são escolhidos a dedo e SEMPRE me surpreendem.

Foi com grande entusiasmo que comecei a ler QUARENTA DIAS SEM SOMBRA, e foi em choque que terminei a leitura. Como livro do gênero thriller é magnífico! A história é envolvente, os personagens contagiantes e a investigação, que começa pequenina e se torna gigante, incluindo cada vez mais elementos no enredo, é absolutamente perfeita! Tudo isso já seria suficiente para que eu colocasse o livro nas alturas, fizesse mil elogios e o recomendasse, mas, QUARENTA DIAS SEM SOMBRA apresentou muito mais que esses aspectos em suas páginas, e o conhecimento sobre uma nova cultura foi o que me deixou mais fascinada com esse formidável enredo.

Como já elogiei o livro em seu aspecto policial, não vou ficar chovendo no molhado e exacerbar ainda mais essas qualidades, o que quero ressaltar nessa resenha é o diferencial do livro: a narrativa sobre a cultura do povo Sami. Apesar de já ter lido vários livros de autores escandinavos, até agora nunca tinha lido nenhum que se passasse na congelante Lapônia, e fiquei encantada com as descrições de TRUC, tanto no que se refere à Lapônia, quanto ao povo que a habita.

Já é maravilhoso acompanhar uma história detetivesca, mas quando ela vem acompanhada de personagens marcantes e um enorme enriquecimento cultural, torna-se sublime! OLIVIER foi bastante cuidadoso em detalhar todas as histórias, hábitos e crenças que circundam o povo Sami. Além disso, o autor incluiu muitos pontos chamativos: minas, busca por minérios, política, assédio, segredos, e uma pitadinha que remonta à Segunda Guerra, o que basta para me conquistar seja qual for o mote do enredo.

Outro ponto que achei bastante curioso acompanhar foi a criação de renas. Enquanto em nosso país criamos gado, na Lapônia são muitos os criadores de renas. Achei interessantíssimas as informações sobre criações e cuidados com esses animais, algo realmente diferente do que estamos acostumados.

A história policial que TRUC apresentou foi fantástica e passível de recomendação só por ela, mas foram os mínimos detalhes sobre a Lapônia que tornaram a leitura singular e especial. Para mim, foi como ler um livro de história e descobrir sobre um novo povo e suas crenças e hábitos. A cada página me sentia mais curiosa quanto a esses aspectos. Sem dúvida uma das leituras mais interessantes que fiz nesse ano. Mais que recomendo!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adorei a premissa e ainda mais seus comentários. Adoro livros tão ricamente construídos e espero conseguir ler esse. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Vejo você falando tão bem da Editora que sempre que vejo um livro lançado por ela, já vai para os desejados rs. Esse eu ainda não tinha visto, mas ele já está indo para a lista. Além de ser um policial maravilhoso, o que já me faz querer ler, ainda apresenta uma nova cultura, adorei a ideia. Nunca tinha ouvido falar sobre o povo Sami, mas parece bem interessante. Não consigo pensar em renas e não lembrar do papai noel, mas acho que é um pouquinho diferente, né? rs Adorei, já está na lista e espero conseguir logo.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.