22 de julho de 2014

RESENHA: A CEIA SECRETA - Javier Sierra (Ed. Planeta)



Muito bom dia, pessoal!

Hoje vou falar sobre A CEIA SECRETA, livro incrível do espanhol JAVIER SIERRA, lançado pela editora PLANETA e que já está na minha lista de favoritos.

A Ceia SecretaA CEIA SECRETA
JAVIER SIERRA
Editora: PLANETA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 320 
Gênero: Suspense Histórico

SINOPSE: Janeiro de 1497. Durante semanas, uma série de cartas anônimas enviadas à corte do papa Alexandre VI adverte que em Milão o controvertido Leonardo da Vinci está executando uma obra diabólica - um mural da Última Ceia, no qual não só pintou os apóstolos sem seu preceptivo halo de santidade, como também o próprio artista se retratou entre eles, dando as costas a Jesus Cristo. Frei Agustín Leyre, inquisidor dominicano especialista na interpretação de mensagens cifradas, é enviado à corte dos Sforza para supervisionar essa pintura e tentar decifrar o segredo que protege a identidade do remetente das cartas. Será que a revelação deste mistério conseguirá mudar nossa forma de ver a pintura do gênio do Renascimento?

Acredito que todo mundo que tenha lido e gostado de O CÓDIGO DA VINCI do DAN BROWN, vá, imediatamente, se interessar pelo livro do SIERRA, que de forma diferente da de BROWN, mescla os mesmos assuntos: conspiração religiosa, História da Arte e, claro, Leonardo Da Vinci.

A grande diferença é que a história de SIERRA se passa em 1497, e com isso temos uma riqueza histórica incalculável nas páginas de A CEIA SECRETA. Através dessa viagem no tempo, JAVIER nos coloca frente a Leonardo tentando ocultar uma mensagem em uma de suas obras mais famosas: A Santa Ceia. Para esconder essa mensagem, o mestre cria um verdadeiro rebuliço, pois são muitos que o consideram um herege que quer derrubar a igreja católica.  E é aí que a conspiração religiosa se inicia.

Simplesmente ADORO essas histórias e, como não sou religiosa, gosto muito de ver as criticas feitas à igreja católica nessas obras. Achei interessantíssima a abordagem de SIERRA no que concerne à igreja e gostei ainda mais de ver como ele explorou a fé de Leonardo e de alguns de seus seguidores, colocando-os como praticantes de uma fé pura, sem intermédio da instituição católica ($). Adorei ver as criticas do autor em relação ao dízimo e a tantas outras situações em que a igreja parece abusar da fé dos fiéis. Para mim, é maravilhoso ver que um autor mescla ficção com realidade e ainda assim consegue levantar questões importantes acerca de um determinado tema e fazer com que o leitor reflita sobre o que está lendo.

SIERRA foi maravilhoso na abordagem religiosa, mas também o foi no que se relaciona com suspense contido nas páginas de A CEIA SECRETA. As mortes foram interessantíssimas e as revelações dos motivos sinistras. Não sinistras no sentido de medonhas, e sim no de inacreditáveis, de terem sido cometidas pelos motivos que foram. O autor soube manter o suspense durante toda a trama e me deixou curiosíssima, não apenas com as mortes, mas com a quantidade de segredos que as permeavam.

Como se já não bastasse esses dois aspectos terem me satisfeito por completo, SIERRA ainda abordou um outro ponto, que é o que mais gosto nessas obras: a História da Arte envolvida nesse misterioso mundo que é a religião. Simplesmente AMEI cada interpretação que o autor deu para a Santa Ceia de Da Vinci. Dos apóstolos pintados, aos gestos em suas mãos, nada deixou de ser mencionado por JAVIER, nada deixou de ser brilhantemente trabalhado. A razão da presença de alguns elementos na pintura, a falta de outros, o que Leonardo queria de fato ocultar... Tudo isso deixou o livro muito mais intenso e real, elevando o prazer da leitura a um grau elevadíssimo!

Ao finalizar a leitura, estava satisfeitíssima com tudo que havia encontrado nas páginas de A CEIA SECRETA. Há muito que não lia um livro sobre conspiração religiosa que de fato valesse à pena e merecesse ser considerado como incrível. O livro me surpreendeu do começo ao fim, e mais ainda ao chegar às páginas finais e ver que o autor fez uma lista dos personagens do livro, relatando quem de fato existiu, quem era e o que fazia. Como disse, adoro essa mescla de realidade histórica e ficção que nos levam a refletir sobre os muitos segredos da religião que ainda permanecem obscuros. Amei a leitura e já virei fã do SIERRA. Quero muito ler outras obras do autor. Mais que recomendo A CEIA SECRETA.  


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Descobri esse livro quando você mencionou que o recebeu e fiquei curiosa desde então. E com esses seus comentários, Mari, quero ler pra ontem! Me lembrou em muito a série Da Vinci's Demons. Preciso conferir. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. mais um livro para minha próximas compras...............
    http://estantepolicial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari! Quando vi o estilo do livro já pensei logo em O Código da Vinci. Eu sou a única pessoa no mundo que não leu ele? rs. Quero muito ler, mas nunca consegui. Peguei esses tempos Anjos e Demônios, porque queria ler os livros na ordem, mas não tive tempo de começa-lo ainda. Mas esse livro parece ser incrível, já me interessou bastante. Também adoro quando o autor consegue inserir críticas reais no meio da história, acaba deixando bem mais importante de o livro ser lido, sei lá. Adorei, assim que eu ler os do Dan Brown vou atrás desse.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, eu ADORO todos os livros do Dan Brown, mas Anjos é sublime! Se fosse você, deixava para ler ele depois de O Código... Eu li na ordem certa e depois não achei O Código tão com quanto anjos. Gostaria de ter deixado Anjos pra depois.

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.