25 de julho de 2014

RESENHA: O SOBREVIVENTE - Gregg Hurwitz (Ed. Arqueiro)



Boa tarde, pessoal.

E hoje vamos de mais uma resenha da ARQUEIRO. Dessa vez vou falar do excepcional O SOBREVIVENTE do GREGG HURWITZ.

O SobreviventeO SOBREVIVENTE
GREGG HURWITZ
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2014                  
Nº págs: 368
Gênero: Thriller

SINOPSE: No parapeito de uma janela de banheiro no 11º andar do First Union Bank, Nate só tem mais um objetivo na vida: reunir a coragem necessária para saltar e acabar com os seus problemas. De repente, ele ouve tiros dentro do banco e, ao espiar o que está acontecendo, vê uma cena terrível: criminosos mascarados disparando cruelmente em qualquer um que se coloque em seu caminho. Enquanto sustenta o olhar de uma mulher agonizante, Nate toma uma decisão. Lançando mão de seu treinamento militar, ele consegue render e matar todo o grupo, exceto o seu líder. Antes de escapar, o homem deixa claro que ele se arrependerá de seu ato heroico. Ele está certo. Em poucos dias, Nate é sequestrado pela máfia ucraniana e recebe uma ameaça: precisa voltar ao banco e concluir a tarefa que os bandidos não puderam cumprir. Do contrário, sua ex-mulher – pela qual ainda é apaixonado – e a filha adolescente, que não o reconhece mais como pai, serão brutalmente assassinadas. Enquanto o tempo corre de maneira implacável e o prazo de Nate se aproxima do fim, ele luta não só para salvar as duas da morte, mas também para recuperar sua confiança e seu amor. 

Antes de qualquer coisa, preciso dizer que tive medo de ler O SOBREVIVENTE. Isso por que havia acabado de ler SEIS ANOS DEPOIS do COBEN, que todos estavam dizendo maravilhas e eu não gostei tanto assim. O SOBREVIVENTE conta com um grande elogio em sua capa “Um dos melhores thrillers do ano!” Pronto, bastou para que eu gelasse e tivesse medo de a leitura não corresponder minhas expectativas. Mas assim que cheguei a metade percebi que essa frase se adequava muitíssimo bem, e que, sim, O SOBREVIVENTE foi realmente umas das melhores leituras que fiz esse ano!

Minha relação com HURWITZ é engraçada. Li o primeiro livro que a ARQUEIRO lançou dele e achei o máximo. Quando a editora lançou o segundo, achei ainda melhor, e então passei a pensar que o primeiro não tinha sido tudo isso. Agora aconteceu o mesmo: depois de ler O SOBREVIVENTE, passei a achar os outros dois mais ou menos, mas a razão é a qualidade do texto de GREGG, que parece evoluir a cada livro e surpreender com a excelência que o autor apresenta.

Quem leu ontem a resenha de SEISANOS DEPOIS viu que reclamei do protagonista, que não senti ligação alguma com ele e que não consegui torcer pelo cara, e por isso fiquei decepcionada. Já em O SOBREVIVENTE, todas as minhas necessidades em relação a esse aspecto foram sanadas, pois Nate é um protagonista incrível, desses que nos deixam alvoroçados e derramando sentimentos. GREGG trabalhou de forma tão intensa e profunda na história de vida de seu personagem que antes da página 100 já tinha derrubado algumas lágrimas DUAS VEZES!!! Vocês não têm noção do quanto é maravilho ler um thriller com um lado dramático tão bem desenvolvido que é capaz de nos levar ao choro. Um autor tem que ser realmente bom para tocar o leitor em meio a um enredo com tanta ação, e HURWITZ foi realmente brilhante. Nate é um homem fascinante, com traumas trazidos da guerra, uma tristeza profunda na alma, e uma doença que o está levando aos poucos. Além disso, seus traumas o afastaram da família e ele leva uma vida completamente solitária. A história de vida dele é tão fascinante que o livro poderia ter mais umas 100 ou até mesmo 200 páginas que não se tornaria cansado, tão cativante é o personagem e sua luta para salvar a família.

Além de um protagonista que é uma verdadeira estrela e ilumina todas as páginas do livro, GREGG foi muito feliz na construção do enredo, que envolve assalto a banco, busca por um cofre que contém uma coisa misteriosa, a máfia ucraniana e família. Seja em relação aos bons ou aos maus, tudo o que acontece é por causa do amor que se tem a família. E foi maravilhosamente humana a forma como o autor retratou cada um desses personagens, mostrando-os com suas qualidades e defeitos, com seus desvios de caráter, mas, principalmente, com o intenso amor que sentem por seus entes queridos. Até mesmo o vilão da trama conta com um coração puro que transborda amor quando o assunto é família. Mesmo que o jeito de amar dele seja distorcido, devido sua criação e passado, é possível compreender seu modo de agir, reagir e pensar. 

O SOBREVIVENTE é um livro com um enredo grandioso, mas o que salta mesmo das páginas são os personagens, divinamente bem estruturados, bem trabalhados e intensos. O elogio da capa “Um dos melhores thrillers do ano” é mais que merecido, e com certeza também entrou para minha lista de melhores do ano. Como a cada novo livro do HURWITZ me surpreendo, achando-o incrível e espetacular, e passo a considerar os anteriores medianos, estou doida para conferir o próximo, pois quero ver o que ele vai abordar para que me faça mudar de ideia  em relação a excelência de O SOBREVIVENTE e passe a considerá-lo mais um mais ou menos. Mas, enquanto um novo livro não sai, O SOBREVIVENTE ocupa o topo, e só posso dizer que mais que recomendo! 


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Se antes eu estava curiosa agora estou loca de ansiedade. Nunca li nada do autor, Mari, mas já vi que preciso corrigir isso. Vou ter que ler os outros livros dele também. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mari, você me fez me arrepender de não ter solicitado esse livro para a Editora. Não tinha o menor interesse nele, nem tinha prestado atenção nem nada, mas agora estou morrendo de vontade de ler. E tentando imaginar o que ele vai fazer para salvar a família e tudo mais. Muito curiosa.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, pede no próximo mês, não vai se arrepender. É excelente! Sério!

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.