18 de julho de 2014

RESENHA: O INVERNO DE FRANKIE MACHINE - Don Winslow (Ed. Intrínseca)



Boa tarde, pessoal!

Hoje vou falar de um livro que estava empolgadíssima para ler: O INVERNO DE FRANKIE MACHINE, do DON WINSLOW, lançado pela INTRÍNSECA.

O Inverno de Frankie MachineO INVERNO DE FRANKIE MACHINE
DON WINSLOW
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 352   
Gênero: Thriller

SINOPSE: Frank Machianno é um assassino de aluguel. Um assassino de aluguel aposentado, na verdade. Quando estava na ativa, era conhecido como Frankie Machine, mas os dias de crime ficaram no passado e ele leva uma vida tranquila no litoral de San Diego, onde é conhecido por ser um empresário comprometido e um pai e ex-marido exemplar. Quando, porém, o filho do atual chefe da máfia lhe pede um favor, Frank se vê obrigado a atender, e as ameaças de sua antiga profissão voltam a atormentá-lo. Alguém do passado o quer morto e Frank precisa descobrir quem e por quê. O problema é que o rol de candidatos é tão extenso quanto a lista telefônica da Califórnia e o tempo de Frankie está acabando. Ao retratar com riqueza de detalhes a violência inata ao mundo da máfia, Don Winslow construiu um thriller magnífico, repleto de ação e de personagens carismáticos. Combinando bom humor, inteligência e dinamismo, O inverno de Frankie Machine transporta o leitor para os cenários quentes de San Diego e da cultura surfista, com o auxílio de um anti-herói cativante.

Não sei se vocês vêm acompanhando os lançamentos de thrillers da INTRÍNSECA, mas garanto que estão cada vez melhores e mais surpreendentes. Depois de ter morrido de amores por A VERDADE SOBRE O CASO HARRY QUEBERT, e tê-lo considerado a melhor leitura de 2014 até agora (e provavelmente até o fim do ano também), estava disposta a ficar mais crítica nas leituras do gênero e pensar bem antes de avaliar. Contudo, O INVERNO DE FRANKIE MACHINE dispensa esse momento reflexivo na hora de avaliar, e assim como o livro anterior da editora, também merece 5 estrelas, e até mais, se elas fossem possíveis de dar no Skoob.

O livro me surpreendeu em diversos momentos, já começando antes mesmo da leitura. Ao ler as orelhas, descobri que esse não era o primeiro livro do autor lançado pela editora, que SELVAGENS também foi escrito por DON. Fiquei sem saber o que pensar, pois diversas vezes vi o livro em promoção, mas nunca comprei por não saber do que se tratava, mas agora já sei que com certeza estará em minha próxima compra.

Satisfeita com o descobrimento, iniciei a leitura, e eis que me vi dentro de um enredo brilhantemente bem construído e frente a um personagem que me conquistou desde o primeiro instante.

A narrativa de WINSLOW é bastante peculiar, ora sendo em primeira pessoa, na voz de Frankie, ora em terceira, contando sobre fatos e personagens. O mais interessante é que não há uma divisão em relação a essas pessoas, elas mudam de um parágrafo para outro, sendo completamente prazeroso de acompanhar. Outro ponto que chamou muito minha atenção foram os recortes temporais, esses me levaram a um verdadeiro deleite! Acho inteligentíssimo quando um autor não conta sua história de forma cronológica, mas sim vai voltando ao passado para rememorar passagens de acordo com o que vive em seu presente. E é dessa forma brilhante que vamos tendo acesso a história de vida de Frankie, as confusões com as quais já se meteu, como escapou delas, o tipo de pessoas com quem já se envolveu, etc. Foi magnífico!

Quem já assistiu ou leu O PODEROSO CHEFÃO, vai encontrar várias referências, e acredito, se deleitar com elas. Como ainda não li nem assisti, fiquei com uma curiosidade ferrenha para poder conferir.

Mas quem realmente salta aos olhos nesse enredo é o próprio Frankie, e me permito fazer uma comparação para falar do personagem. Acredito que todo mundo saiba quem é DEXTER, seja pelos livros ou pela série. Claro que sabemos que DEXTER não é verdadeiramente um mocinho, pois, apesar de ele livrar a humanidade da escória, ainda assim é um serial killer. FRANKIE MACHINE é exatamente esse tipo de personagem. Não é um serial killer, mas é um matador de aluguel envolvido com a máfia, que em seu tempo áureo não hesitou em matar, e que agora, para poder se defender, também não hesita. Particularmente, acho gratificante vermos a figura do herói em um personagem que não é puramente bom. DON trabalhou de forma fascinante na personalidade de Frankie, fazendo com que ele fosse capaz de conquistar o leitor mesmo já tendo cometido os mais diversos delitos. Acho bastante peculiar essa forma de abordar o caráter de um protagonista, e justamente por isso coloquei O INVERNO DE FRANKIE MACHINE no céu. São poucos os autores que têm coragem e audácia para fazer de seu protagonista um cara “mau”, e é ainda menor a quantidade deles que têm jogo de cintura para fazer com que esse cara mau caia nas graças do leitor e que esse passe a vê-lo como um herói, tamanho carisma do personagem. E carisma é uma característica que Frankie tem de sobra! É impossível não sentir empatia pelo personagem, pois ele tem o dom de conquistar com seu jeito peculiar de ser, de viver e de pensar sobre o mundo, mesmo também sendo um dos vilões.

A leitura foi completamente gratificante e fiquei louca por Frankie. O INVERNO DE FRANKIE MACHINE é o tipo de livro capaz de agradar a uma gama muito grande de leitores. Mais que recomendo a leitura! 


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Já queria ler esse livro, e agora sinto que preciso. Seus comentários sobre a narrativa e os recortes de tempo me deixaram super curiosa. Adoro os filmes d'O Poderoso Chefão e no momento estou lendo A Vingança do Poderoso Chefão, então saber que há várias referências soma mais um ponto. E ainda lembra Dexter? Preciso mesmo ler! Ótima resenha, Mari.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabiiis, quero muito ler e ver O Poderoso Chefão!
      Invejei você!

      Bjs

      Excluir
  2. Havaí uma ova! Frankie está morando em Florianópolis, onde aluga casas de praia para turistas e sempre leva uma prancha de surf na pick-up para pegar uma onda na Joaquina. Você pode não acreditar, mas eu tenho certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      ADOREI! <3

      Excluir
  3. Mari, esse livro tem filme, ou algo assim? Juro que já li a sinopse, mas não lembrava da capa rsrs. Parece incrível, não imagino como o autor tenha feito para que o personagem fosse considerado um herói mesmo não sendo bonzinho. Fiquei muito curiosa, não era um livro que eu tinha me interessado (pela capa), mas agora está indo correndo para os meus desejados. Tomara que eu tenha a oportunidade de lê-lo logo.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.