3 de julho de 2014

RESENHA: A EXTRAORDINÁRIA GAROTA CHAMADA ESTRELA - Jerry Spinelli (Ed. Gutenberg)



Ei, gentes!

A resenha de hoje é sobre um juvenil que DEVE ser lido por todas as idades: A EXTRAORDINÁRIA GAROTA CHAMADA ESTRELA, do JERRY SPINELLI, lançado pela editora GUTENBERG.

A Extraordinária Garota Chamada Estrela A EXTRAORDINÁRIA GAROTA CHAMADA ESTRELA (vol.1)
JERRY SPINELLI
Série: Stargirl
Editora: GUTENBERG        
Ano: 2014                  
Nº págs: 190
Gênero: Juvenil, Drama, Romance

SINOPSE: A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

Que adoro livros juvenis é fato, mas os adoro ainda mais quando com toda sua simplicidade eles conseguem trazer uma lição de vida que encanta o leitor. E é exatamente isso que A EXTRAORDINÁRIA GAROTA CHAMADA ESTRELA faz.

Com uma escrita simples, mas que soa poética, JERRY SPINELLI nos insere no universo de uma garota bastante diferente. Estrela foi educada em casa e só agora tem a oportunidade de conhecer uma escola e as pessoas que por ela circulam. É nesse ambiente que de cara conquista a todos. Sendo diferente, alegre, alto-astral e com bom coração, toda a escola cai de amores pela menina, afinal, Estrela parece realmente brilhar e deixar o dia de todos melhor. A simplicidade de suas ações, suas motivações e convicções, seu modo autêntico de ser, de se vestir e de agir, tudo isso me deixou boba ao conferir a audácia e coragem da adolescente ao enfrentar os corredores da escola. Foi por todo esse otimismo que Estrela me conquistou, mas foi justamente por causa dele que passou a sofrer bullying e a ser desprezada pelos colegas, deixando-me com o coração apertadinho ao observar o desprezível comportamento de alguns de seus colegas.

Por causa de uma atitude impensada, durante um jogo da escola, todos passam a ignorá-la e a considerá-la bizarra. Até achei a atitude dela estranha, mas como ela era um ser iluminado e elevado, creio que os alunos exageraram no tratamento que deram a ela depois do fato. Logo após, outro ponto marca a derrocada de Estrela, mais uma situação que achei injusta ela ter sido julgada, pois achei que a atitude foi linda e humana, mas em meio a adolescentes que fervilham hormônios e que parecem querer defender apenas sua tribo, qualquer atitude diferente daquela que eles consideram corretas causa um choque em suas convicções, e é exatamente esse o papel de Estrela: chocar!

Acho maravilhosos esses juvenis que saem da mesmice e mostram que alguém teve coragem suficiente para se diferir em seu meio, mesmo que seja causando choque ou estranheza nos demais. Para mim, o livro trouxe uma importante lição sobre entender as diferenças, aceitá-las e principalmente, saber conviver com elas.

Se até aqui a história já estava interessantíssima, foi no relacionamento de Estrela com Leo que tudo ficou melhor e as diferenças passaram a ter maior peso. É nítido que Leo sente um grande amor pela garota, mas, infelizmente, ele me pareceu um personagem comum, como todos os demais; ele quer Estrela, mas não do jeito dela, e sim na fórmula que ele considera “normal”. Ou seja, ele quer mudá-la para que ela se adéque ao mundo dele. Gostei bastante da abordagem do romance, e apesar de ter ido contra algumas atitudes de Leo, consegui compreender o personagem, pois é difícil ser um jovem, ainda em formação, e ficar meio isolado por causa de uma garota. 

A EXTRAORDINÁRIA GAROTA CHAMADA ESTRELA é um livro lindíssimo que, apesar de juvenil, deve ser lido por todos, pois traz uma mensagem bastante significativa. Perfeito! <3



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Este livro parece ser bem fofo. Apesar de eu não ser muuuito fã de juvenis, este chamou minha atenção pelo tema e enredo. Os personagens Estrela e Leo parecem ser fofos e diferentes um do outro. Acabei ficando curiosa para saber o que aconteceu no jogo, rs.
    Beijos <3

    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já queria ler esse livro mas não sabia que era uma série. Parece mesmo encantador, aumentou minha vontade de ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, este livro tem me chamado muito atenção devido as resenha que tenho lido dele. O fato de ser juvenil não me incomoda nenhum pouco.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari! Essa capa me lembra muito A Culpa é das Estrelas e, como não gostei tanto dele, nem tinha prestado atenção nesse. Mas a história parece muito bonitinha, além de trazer uma lição de vida, o que é sempre bom. Gostei bastante, se tiver a oportunidade, leio sim. E espero gostar tanto quanto você.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Tô doida pra ler esse livro :)

    ResponderExcluir
  6. Encantador esse livro! Parabéns pela resenha!
    leitoreseternos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Resenha muito boa e criativa. Oiço muito falar desse livro mas ainda não pude ler. Tenho somente o segundo volume da série no formato PDF, mas queria começar por ler o primeiro. Se tiver em formato digital peço que me envie, por favor. apolojossias@gmail.com
    Abraços!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.