1 de julho de 2014

RESENHA: CLAROS SINAIS DE LOUCURA - Karen Harrington (Ed. Intrínseca)



Boa tarde, gente!

Hoje vou falar sobre uma leitura muito especial que fiz: CLAROS SINAIS DE LOUCURA, da KAREN HARRINGTON, lançado pela INTRÍNSECA.

Claros Sinais de LoucuraCLAROS SINAIS DE LOUCURA
KAREN HARRINGTON
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 256
Gênero: Drama

SINOPSE: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.

Antes de começar a falar do livro, preciso contar sobre a relação estranha que tive com ele. Quando vi o título dentre os lançamentos da editora, fiquei imediatamente interessada, mas em momento algum me dei ao trabalho de ler a sinopse. Isso aconteceu porque a INTRÍNSECA vem lançando tantos thrillers fantásticos que, apesar da capa, pensei tratar de um livro do gênero. E JAMAIS dispenso um thriller lançado pela INTRÍNSECA.

Para mim, CLAROS SINAIS DE LOUCURA seria um tenso thriller psicológico, desses em que a protagonista se sente perseguida, mas os que a cercam não a acreditam, até que uma coisa ruim acontece. Nem sei a razão de ter imaginado que seria esse o mote do enredo. Foi ao começar a leitura, na noite de ontem, que me dei conta de estar frente a um livro totalmente diferente do que imaginei, mas que como traz na contra-capa: “Uma história com claros sinais de excelência - Booklist”.

A verdade é que CLAROS SINAIS DE LOUCURA é um drama singelo, desses que nos tocam o coração e nos comovem profundamente, a ponto de fazer com que as emoções se manifestem em forma de lágrimas. Adoro livros que me fazem chorar, adoro ver o quão tocante eles se tornam e como conseguem me envolver na leitura.

Foi com o coração apertadinho que acompanhei Sarah, a protagonista de 12 anos, passar por suas férias de verão. Amo encontrar adolescentes maduras nas narrativas e Sarah me surpreendeu de forma magnífica! Por causa da tragédia que vive desde sempre, ela perdeu muito cedo a pureza de criança e já é “adulta” suficiente para entender diversos fatos sobre a vida. Foi uma delícia acompanhá-la em sua jornada de crescimento pessoal e ver como ela passou a ter coragem para enfrentar tantas coisas que lhe davam medo, como bater de frente com o pai e ir ver a mãe no sanatório.

A relação com o pai alcoólatra é bastante tensa e torci desde o primeiro instante por uma reação dela. Apesar de Tom ser um personagem “simpático”, ele é claramente um pai relapso que vive atormentado pelo terrível ato cometido por sua ex-esposa. O problema é que ele se nega a conversar e se fecha em seu próprio mundinho, só saindo dele para dar suas aulas. Por isso, é bastante ausente na vida de Sarah, e suas atitudes acabam fazendo com que o leitor tenha vontade de entrar no livro para dar uma sacudida nele. Eu pelo menos senti muita vontade de dar uns tapas em Tom, que parecia não ver a filha incrível que tinha.

Tom também me irritou por parecer exagerar o drama familiar e deixá-lo maior do que realmente é, envolvendo sua filha nessa teia depressiva e medonha que ele mesmo parece ter criado. Claro que o que aconteceu foi uma tragédia, mas depois de 10 anos ele já deveria ter superado, ou pelo menos buscado ajuda profissional para tal, e não ter afundado a juventude da filha em sua tristeza. A dor de Tom é compreensível, mas nada justifica o fato de ele ser tão ausente na vida de Sarah e de estar bêbado por várias e várias vezes. Se por causa dos acontecimentos ela já não poderia ter uma infância normal, o egoísmo de seu pai, ao se entregar a bebida para resolver o problema, em vez de procurar uma ajuda verdadeira, afastou-a ainda mais da normalidade e experiências da idade.

O mais interessante em CLAROS SINAIS DE LOUCURA é que, apesar da perceptível tristeza de Sarah, ela continua conservando uma doçura singular. Além disso, ela é uma menina inteligente, cercada por livros e apaixonada por histórias, e que conseguiu me deixar interessadíssima pela leitura de O SOL É PARA TODOS, devido às diversas referências que fez sobre a obra, a autora, e ao protagonista, Atticus Finch, a quem ela vive mandando cartas e pedindo conselhos. Atticus, assim como o pai de Sarah, criou os filhos sem a presença de uma esposa, mas a garota o vê como um herói, pois ele é um pai de sucesso, um pai presente e que fez parte da vida dos filhos. Foi bastante triste acompanhar essas comparações entre o personagem e Tom, pois através delas foi possível sentir toda a dor e mágoa que Sarah carregava dentro do peito.

CLAROS SINAIS DE LOUCURA foi um livro completamente diferente do que esperava, mas foi uma leitura deliciosa e muito significativa. ADOREI, adorei, adorei! Super recomendo!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Já tinha muita vontade de ler esse livro e ela acabou de aumentar indiscutivelmente, Mari. Parece uma história linda e peculiar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Tenho problemas com essa questão de esperar uma coisa e acabar sendo outra completamente diferente. Normalmente acabo me decepcionando, mesmo que o livro seja incrível. Mas essa história me interessou bastante, parece linda. Também gosto bastante de personagens maduros, e deve ser ótimo ler uma história de uma garota de apenas 12 anos sendo madura assim. Claro, deve ser triste demais, e sinto que vou chorar bastante lendo, mas isso só faz com que a minha vontade de ler aumente mais ainda.
    Adoro quando um livro traz referência de outro, sempre me dá vontade de ler o outro livro também rs. Adorei, vou adicionar nos desejados.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.