16 de julho de 2014

RESENHA: A RAINHA - Steven James (Ed. Nacional)



Oi, gentes!

Hoje vou falar sobre o livro mais aguardado por mim nesse semestre: A RAINHA, do STEVEN JAMES, lançado pela editora NACIONAL.

A RainhaA RAINHA (vol.5)
STEVEN JAMES
Série: Os Arquivos de Bowers (Não precisa ser lida na ordem)
Editora: NACIONAL              
Ano: 2014                  
Nº págs: 520
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: O plano criminoso para assumir o comando das ogivas atômicas de um submarino nuclear da Marinha norte-americana está seguindo a todo o vapor e o agente Patrick Bowers precisa impedi-lo a tempo de evitar uma crise mundial e um grande desastre. Ao investigar um misterioso caso de duplo homicídio em uma cidadezinha isolada no norte de Winsconsin, Bowers se vê em uma trama que vai ficando maior a cada passo da investigação. Ele precisa descobrir logo qual a ligação entre o assassino russo de métodos brutais, o grupo de ambientalistas radicais e seu antigo inimigo, o serial killer Richard Basque. Ao mesmo tempo, um drama familiar envolvendo seu irmão e sua cunhada irão forçar Bowers a resolver antigos conflitos para que a vida de todos possa seguir em frente. Passado, presente e futuro estão em jogo neste que é o livro mais explosivo da série até agora! 

Quem acompanha o blog já deve ter visto eu falar do STEVEN JAMES em algum momento. Desde que fechei a parceria com a editora NACIONAL e tive contato com o primeiro livro do autor, O PEÃO, coloquei STEVEN na minha lista de autores policiais preferidos. NINGUÉM escreve como esse cara! Seus enredos são GIGANTES, englobam situações diversas e de alguma forma mágica, ele consegue conectar tudo o que aborda nos livros, fazendo com que a frase “que cara foda!” se manifeste em meus pensamentos a cada capítulo.

O PEÃO foi apenas meu primeiro contato com o autor e com sua excelente série, OS ARQUIVOS DE BOWERS, a qual recomendo a TODOS. Acredito que, atualmente, não exista uma série policial de tamanha excelência como essa. Com os quatro primeiros livros lidos, esperei com uma ansiedade enorme por A RAINHA, quinto livro da série, que já conta com mais 3 livros lançados lá fora.

Foi com uma expectativa enorme que fui conferir A RAINHA, mas, infelizmente, apesar de esse ser considerado, pela crítica americana, o melhor livro da série, não caiu em meus encantos. É uma pena, mas realmente considerei o enredo apenas mediano. Obviamente, a excelente qualidade narrativa de JAMES permeia por todas as páginas, meu problema com a obra foi o tema abordado. Todo mundo sabe que um bom livro policial depende de um bom vilão para brilhar, e em todos os volumes dessa série temos um vilão bastante digno de fazer a história crescer e de deixar ainda mais evidente todos os pontos fortes de Patrick, o protagonista da série; e apesar de A RAINHA também contar com esse vilão, nomeado de Valkirie, foram as “motivações” que não me agradaram, isso porque o mote principal da história é a invasão ao sistema de submarino da Marinha americana para assumir o controle de uma ogiva nuclear. Se por um lado achei interessante a abordagem sobre as armas nucleares, foi a quantidade de informação sobre o mundo cibernético que me incomodou.

Gosto de computadores para o básico e não suporto as informações aprofundadas sobre sistemas, e é exatamente isso que muitas páginas de A RAINHA trazem: um mar de informações sobre a rede mundial de computadores, sobre hackers, invasão de sistemas, controle de armamentos através de computadores, etc. Foram MUITAS informações tecnológicas para meu pobre cérebro acompanhar, e isso acabou me irritando, pois não consigo gostar desse mundo de tanta tecnologia. Além disso, JAMES sempre dá voz a seus vilões em alguns capítulos, e dessa vez até eles me desagradaram. Com exceção de Valkirie, que foi o vilão com o qual simpatizei bastante, e só ao final vocês vão entender as razões, os outros personagens envolvidos no esquema de invasão aos computadores da marinha foram chatos. Depois que eles ganham apelidos de fenômenos da natureza então... Aí eu sentia até vontade de pular as páginas...

Outro ponto que não me agradou nesse volume foi a vida pessoal de Pat. Sempre adorei acompanhar tudo o que acontecia na vida dele, a dor de ter perdido a esposa, o relacionamento com a enteada e com outras mulheres, seu modo de pensar sobre o mundo, etc, mas em A RAINHA, a vida dele é explorada junto com a de seu irmão e sua cunhada, o que me levou por dois caminhos: o de ter adorado conhecer sobre o irmão do Pat e a história que afastou os dois, e de ter ODIADO a cunhada dele, que fez um papel de mulherzinha tola e tosca, fazendo com que eu morresse de raiva da personagem e torcesse para que, de alguma forma, ela fosse eliminada da narrativa, tão chata ela era e tão boçal foi sua participação e o drama TOTALMENTE DESNECESSÁRIO que ela levou para a vida de Pat. Ela foi realmente ridícula, e, a mim, pareceu que queria apenas se fazer de vítima para ganhar atenção.

Também senti falta de Tessa, a enteada de Patrick, no enredo. Em todos os outros volumes ela foi um garota brilhante e ativa, que sempre teve fortes opiniões sobre tudo e ajudou o padrasto com alguns enigmas sobre os casos. Tessa sempre foi um xodó, mas dessa vez ficou completamente apagada. Entendo que JAMES quis abordar o trauma da garota pelo que aconteceu no volume anterior e por isso não a colocou ativamente na investigação de Pat, mas não precisava tê-la deixado tão apagada em meio ao enredo.

Claro que alguns pontos me agradaram, afinal, é STEVEN JAMES, e adoro o fato de que podemos ler a série de forma independente que ela se torna compreensível, mas gosto ainda mais de termos algumas pinceladas dos volumes anteriores, e foram justamente essas pinceladas que fizeram a leitura valer a pena, pois Basque, um serial killer citado no primeiro volume, ainda está a solta e a polícia acaba de descobrir um novo comparsa que agia com ele. A mim, essa segunda vertente explorada por Pat foi muito mais interessante e me prendeu muito mais que o mote principal do livro.

Apesar dos pontos negativos que levantei, entendo o fascínio americano por esse quinto volume e a razão de terem elogiado tanto. Americano adora essas coisas de vazamento de informações sigilosas, tecnologia, invasão a sistemas do governo, etc; já eu, prefiro assassinatos em série e corpos para todos os lados, prefiro a analise do perfil do vilão e as motivações que o levaram a cometer atos tão monstruosos, é por isso que A RAINHA não me agradou tanto. Contudo, continuo doida pela série e meu amor por STEVEN JAMES não diminuiu nadinha. OS ARQUIVOS DE BOWERS ainda é a série que mais recomendo aos fãs de policiais. Ninguém pode deixar de ler ;)



Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Uma pena você não ter gostado tanto desse, Mari. Mas te entendo. É difícil quando um tema que não gostamos tanto é abordado. Quero muito ler essa série de tanto que você elogio. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Amo livros policiais e com muito suspense, esse parece ser aquele autor que vai me conquistar, assim que puder quero começar a ler ele. Adorei a resenha, fiquei super curiosa.

    Bjus Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/2014/07/lancamento-e-book-quando-um-homem-ama.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari! Cada resenha que leio sua sobre essa série me faz querer ir correndo ler o primeiro livro, parece muito bom. Mesmo com esse livro não sendo excelente (também não gosto do exagero de explicações sobre alguma coisa, acaba ficando chato), ainda parece bom. Que pena que você se decepcionou com A Rainha, mas é bom que, como a série é tão boa no geral, não estragou nada. Tomara que o próximo livro seja melhor, né? :)

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. olá, estou amando! adoro historias assim, quando vi que eram vários livros enlouqueci.
    Também vi que existem mais três livros O Movimento de Abertura, O Rei e o Cheque-mate.
    Como li todas as suas resenhas(rsrs) sei que tem parceria com a editora que traduziu a série, então tem como saber se vão traduzir o restante? quando isso acontecerá? Sei que você amou o escritor, então imagino que também esteja ansiosa para ler o desfecho dessa série maravilhosa.

    Agradeço,

    Larissa Borges.

    ResponderExcluir
  5. Também não soiu muito ligada em tantas informações sobre tecnologia, computadores e seus afins. Isso também irá me cansar bastante quando resolver ler esse livro.
    Mas, será que essa série tem continuação ou esse é o último volume?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil, tem outro após esse. E acho que mais outro ainda. Não tenho certeza... Mas, pelos outros volumes, eu não me importaria se fosse infinita, hahahaha.

      Bjs

      Excluir
  6. Menina vou ter que correr atras dessa série (não acredito que até hoje desconhecia série/escritor) chocada comigo mesmo!! :o
    Obrigada pela tua resenha gostei muito. ^_^

    ResponderExcluir
  7. Mari!
    Só de ver você listar as informações que o autor dá sobre a tecnologia dos computadores, fiquei cansada...Não gosto muito dessa burocratização.
    Esse me parece que foi o exemplar mais técnico, né?
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “A imaginação é mais importante que o conhecimento.”(Albert Einstein)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rudy, foi o volume mais técnico e mais cansativo até agora, mas pela excelência de todos os outros, acaba compensando ;)

      Bjs

      Excluir
  8. Tem como baixar? (Eu n posso comprar...😭😭😭)
    Tem outros 3 mesmo eu já vi...

    ResponderExcluir
  9. Tem como baixar? (Eu n posso comprar...😭😭😭)
    Tem outros 3 mesmo eu já vi...

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.