4 de julho de 2014

RESENHA: PODER ABSOLUTO - David Baldacci (Ed. Arqueiro)



Boa tarde, pessoal!

Hoje vou falar sobre mais um livro policial que li do DAVID BALDACCI: PODER ABSOLUTO, lançado pela editora ARQUEIRO.

PODER ABSOLUTO
DAVID BAALDACCI
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2013                  
Nº págs: 384                     
Gênero: Thriller, Suspense


SINOPSE: Um assassinato brutal foi cometido a mando de um homem acima de qualquer suspeita; o presidente dos Estados Unidos. Conseguirá ele escapar impune? A resposta ficcional a esta pergunta trasformou David Baldacci em uma das maiores revelações literárias dos últimos tempos. 'Poder absoluto' reúne elementos como intriga política e as atividades jurídicas das altas finanças, os modernos recursos da medicina legal e a emocionante busca da verdade oculta pelos poderosos.


Não sei se vocês viram a última resenha que postei do BALDACCI, TRAIÇÃO EM FAMÍLIA, lá expliquei que tinha sido meu primeiro contato com os livros policiais do autor e que estava doida para conhecer um pouco mais de sua narrativa no gênero, por isso, em junho solicitei PODER ABSOLUTO.

PODER ABSOLUTO já me ganhou por trazer um presidente americano no enredo, assim como TRAIÇÃO EM FAMÍLIA. ADORO livros que exploram o presidente e a primeira família, bem como os segredos podres que eles escondem. Achei a história bastante intensa e singular, pois não existe aquele joguinho para tentar adivinhar quem é o culpado, o assassino, mas passamos o enredo inteiro num intrincado jogo de gato e rato, em que páginas e mais páginas de uma perseguição ferrenha vão se formando a nossa frente.

Logo de cara já somos apresentados ao crime e ao assassino, portanto, não houve surpresas quanto a isso. O que me deixou abismada com a leitura foi o desespero para que se chegasse ao verdadeiro culpado. Sabe quando a situação se torna tão tensa que o coração fica acelerado? Pois foi assim que meu coração ficou. Quando tudo parecia que finalmente iria se encaixar, que o culpado iria ser desvendado, alguma coisa acontecia, a história crescia e ficava ainda mais longe de alcançar o todo poderoso.

Se tanto os meus batimentos cardíacos quanto a leitura já caminhavam em ritmo acelerado e frenético, tudo começou a piorar quando um mar de corpos foram aparecendo. Foi assustador! Adoro ver vários corpos nos livros policiais, mas a quantidade, geralmente, fica a cargo de livros com serial killers, dessa vez a quantidade foi imensa, mas sem um monstro à solta, os assassinatos foram sendo cometidos para encobrir o primeiro e evitar que se chegasse à verdade. BALDACCI foi brilhante e tornou cada uma das mortes interessantes e importantes, num enredo que só tendia a ficar mais e mais imenso.

Como em todo bom livro, temos um personagem que rouba a cena, e apesar de todos os envolvidos serem de igual importância, foi o advogado Jack quem me fascinou. O cara foi inigualável como advogado, mas, mais que isso, me deixou cada vez mais curiosa para saber sobre sua vida pessoal. Gosto muito quando temos uma “válvula de escape” em um livro tão tenso. Foi adorável acompanhar o presente e passado desse homem tão corajoso e de atitudes fascinantes. Seus romances e todos os aspectos de sua vida pessoal me atraíram tanto quanto a perseguição <3

PODER ABSOLUTO estava maravilhoso, mas a cada página tinha menos pistas de que o desfecho conseguiria alcançar e punir os devidos culpados, por isso, é com imensa vergonha que confesso que roubei L Sim, li o final do livro primeiro L  Sei que isso não se faz, mas, sério, estava beirando um ataque de nervos! Não conseguia mais ler sem saber como seria o final, sem saber se um dia descobririam exatamente tudo o que aconteceu na fatídica noite em que se dá o desenrolar do enredo. Fiquei com vergonha de minha atitude, mas foi para meu bem físico, afinal, acho que teria um desgaste emocional se tivesse que esperar o desembaralhar de tudo para compreender como se chegou ao final. Portanto, peço desculpas por ter roubado. Mas o fato é que depois terminei a leitura de forma tranquila e confortadora, apreciando cada linha que lia.


PODER ABSOLUTO é bastante intenso e traz uma história brilhante! Fiquei doida para conferir o filme e, claro, muito mais do BALDACCI. Qual o próximo que vocês recomendam?  


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Já queria ler esse livro, mas agora que você disse o quanto a história é grandiosa, Mari, quero ainda mais! Deve ser mesmo inquietante. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Apesar de adorar os livros do David Baldacci, nunca tinha nem lido a sinopse desse, acredita? E levei um susto pensando fazer parte da série de Traição em Família, justamente por também falar sobre o presidente. Mas mesmo não sendo, me interessei bastante, afinal, é do David Baldacci. Vou correr ver se consigo esse livro. E tem filme dele? Nem sabia rs. Adorei, espero gostar tanto quanto você.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenigths.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, estou doida pelo homem! Quero ler todos dele <3 Só preciso de tempo. Tem filme, sim, mas não acho :( que raaaaaiva! Só achei em espanhol :(

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.