11 de julho de 2011

SEGUNDAS L&PM: OS CRIMES ABC - Agatha Christie

Bom dia amores!

Vamos ver se essa semana as coisas voltam ao eixo normal.

Começamos a semana com SEGUNDAS L&PM, e hoje tem resenha da rainha AGATHA CHRISTIE pra vocês. Escolhi um livro dela que considero bastante diferente dos demais: OS CRIMES ABC.


OS CRIMES ABC se diferenciam dos demais romances policiais da autora por seu criminoso. Em geral temos as mortes focadas em personagens que tramam, especulam, elaboram planos, etc. No entanto, nesse livro o criminoso é um serial killer que mata suas vítimas em ordem alfabética, o que está deixando a Inglaterra inteira apavorada.

O serial killer é também um personagem audacioso. Ele não espera que um detetive vá a seu encalço, e sim desafia e provoca um. O escolhido pelo serial é ninguém menos que Poirot. Como forma de desafiá-lo, resolver por em xeque o orgulho (imenso) de Poirot, e para isso lhe envia cartas dizendo o dia e a cidade em que vai cometer o crime. Mas o belga é bastante esperto e percebe que o assassino combina o nome da cidade com o nome da vítima alfabeticamente.

As pistas são fornecidas com maestria por Agatha. Achamos que sabemos quem é o criminoso, mas não sabemos; achamos que sabemos quais seus motivos, mas igualmente erramos. Tentamos encontrar tantas respostas que não aparecem que por fim só nos resta esperar pelo desfecho... E se tratando da Agatha, preparem-se, pois o final é realmente surpreendente!


-------- TOP COMENTARISTA--------




Comente com o Facebook: