29 de julho de 2011

RESENHA: A ESTRELA DO DIABO - Jo Nesbo (Record)

Oi, pessoal!

Hoje terminaremos nossa semana com a resenha de um livro fabuloso: A ESTRELA DO DIABO de Jo Nesbo (Record).

Primeiramente, gostaria de dizer que mesmo Nesbo tendo dois títulos publicados pela Coleção Negra da Record, e de eu colecionar os esses títulos, ainda não havia tido o IMENSO prazer de ler nada dele, graças a Luiza (da Ed. Record) que me indicou o livro A ESTRELA DO DIABO isso mudou.

Poderia começar falando que esse livro é incrível, mas com certeza seria pouco. A ESTRELA DO DIABO é um policial dos mais brilhantes e inteligentes que já li.


Um assassino está à solta na Noruega.  A primeira vítima é encontrada no banheiro de sua casa. Um tiro, um dedo da mão esquerda cortado fora e um diamante vermelho em forma de estrela dentro dos olhos. A polícia acredita se tratar de um assassinato, mas uma atriz é dada como desaparecida e seu dedo aparece na mesa de um policial envolvido no caso. Logo após outra vítima é encontrada, dessa vez no banheiro de um escritório de advocacia. Em seu corpo a marca do assassino, a falta de um dedo e um diamante vermelho em forma de estrela. A polícia está convencida, não se trata de simples assassinatos, mas de um serial killer que pode provocar o terror.

Tom Waaler é o chefe da investigação. Sua equipe conta com Harry Hole, o melhor investigador do departamento, mas que está passando por um período ruim em sua vida. Sua namorada o abandonou por conta de seu alcoolismo que começou quando sua ex-parceira foi assassinada e ninguém foi punido. Infeliz com a situação, Harry mergulhou no álcool, mas o que mais decepcionou Hole foi acreditar que Waaler tinha algo a ver com a morte da ex-parceira e não conseguir provar.

No meio de tantos problemas pessoais Harry tem que caçar um serial killer que parece deixar as pistas mais estranhas, contudo, Hole não quer apenas descobrir quem é o matador, mais que isso, ele deseja descobrir o porquê, já que o assassino em série não parece seguir um padrão na escolha de suas vítimas.

A trama do livro é bastante complicada (assim como o nome de alguns personagens), porém completamente envolvente, do tipo que quando você pensa em fazer uma pausa, algo inesperado acontece e você não consegue mais largar o livro.

Uma coisa que me chamou muito a atenção e que eu gostei bastante foram as reuniões dos investigadores com um psicólogo que explicava a diferença entre um psicopata e um sociopata, tais explicações não apenas esclarecem o leitor, como aponta a investigação para determinados personagens e situações, fazendo com que vivamos aquele momento e busquemos desvendar os crimes e mistérios antes dos investigadores.

Fiquei muito feliz e satisfeita por ter “conhecido” Jô Nesbo. A inteligência com que ele permeia seu livro é de deixar qualquer um de boca aberta e sedento por mais. Ao mesmo tempo em que ele apresenta Harry como um brilhante investigador, também o mostra em suas fraquezas, tristezas, angústias e em suas complicadas relações pessoais, dentro e fora do departamento policial. É completamente fabuloso quando um autor torna seu personagem principal divertido e enfadonho, bom e mau, mocinho e bandido. No começo vi Harry como um investigador chato, bêbado e fracassado, e não é o cado do personagem dar a volta por cima, porque até o final vemos o mesmo Harry Hole, é que Nesbo conduz a narrativa a cerca do personagem de forma tão peculiar que passamos a enxergar o outro lado do investigador. Um lado forte, determinado, capaz e surpreendente.

Pra que gosta de um bom policial A ESTRELA DO DIABO é uma ótima pedida. E Jo Nesbo é um autor que faz com que você engula as palavras apressadamente para chegar ao final de um mistério que parece insolúvel.


FICHA DO LIVRO


            
A ESTRELA DO DIABO
JO NESBO
Editora: RECORD                       
Ano: 2011                    
Nº págs: 420
Gênero: Policial, Suspense

              Cortesia da editora para resenha.





-------- TOP COMENTARISTA--------





Comente com o Facebook: