12 de dezembro de 2014

RESENHA: CORAÇÃO DE MÃE - Jodi Picoult (Ed. Verus)



Bom dia, pessoal!

Dando sequência ao Especial do Grupo Editorial Record, hoje vocês vão poder conferir resenha da VERUS, o livro é CORAÇÃO DE MÃE da JODI PICOULT.

Coração de MãeCORAÇÃO DE MÃE
JODI PICOULT
Editora: VERUS              
Ano: 2014                  
Nº págs: 476
Gênero: Drama

SINOPSE: Paige tem apenas algumas lembranças de sua mãe, que a abandonou quando ela era uma garotinha. Agora, aos dezoito anos, ela deixa o pai para trás em Chicago em busca do sonho de cursar a faculdade de artes. Mas Paige vê seus planos mudarem quando conhece Nicholas, um ambicioso estudante de medicina com quem logo se casa. Depois de alguns anos tentando se encaixar nos ambientes abastados que Nicholas frequenta e se sentindo mais deslocada do que nunca , Paige engravida inesperadamente. Sobrecarregada pelas exigências de ter uma família, ela não consegue esquecer a ausência da mãe e as memórias dolorosas do passado, que a fazem duvidar de si mesma. Lutando para se encontrar e finalmente acreditar nas próprias capacidades, Paige toma uma atitude chocante, que trará consequências avassaladoras para todos os envolvidos.

A primeira vez que li um livro da PICOULT foi A GUARDIÃ DA MINHA IRMÃ. Se vocês me perguntarem, vou dizer que esse foi um dos livros que mais me emocionaram na vida! Acho que nunca chorei com tanta dor no final de um livro e que nunca sofri por tantos dias ao lembrar de uma história. Depois dessa leitura comecei a montar minha coleção da JODI, pois esse mulher havia me conquistado em níveis alarmantes e queria poder conferir tudo o que ela já havia escrito.

Outro livro da autora que me deixou estarrecida com seu enorme talento na hora de escrever foi UM MUNDO À PARTE, que apesar de não ter me feito chorar nem sofrer, deixou-me bastante emocionada ao falar sobre o Asperger. Ambos os livros foram tão intensos e significativos que além das merecidíssimas 5 estrelas, entraram para meus favoritos. Por causa de tanto alvoroço com esses e outros livros lidos da autora, fiquei em êxtase ao pegar CORAÇÃO DE MÃE para ler, mas, infelizmente, achei que esse ficou bem abaixo do nível dos outros livros da autora.

Não nego que ela apresentou uma história linda, comovente e triste, mas, por alguma razão, faltou mais para que conseguisse me emocionar e me tocar. Na realidade, acho que foi por causa de Nicholas que não consegui me deixar levar como deveria pela leitura. Apesar do jeito delicioso de JODI em narrar, e da forma magnífica com que cria seus personagens, achei Nicholas um sujeitinho bem “meia-boca”. Não consegui, em momento algum, ver esse homem como Paige o via, achei inclusive que a protagonista perdeu sua vida ao lado de um homem mesquinho, egoísta e que só dava importância a si mesmo e ao que ele queria. E apesar de Paige ver essas falhas nele, ela se dedicou de corpo e alma ao relacionamento, e amou esse marido de forma incondicional, até quando ele menos mereceu.

Entendam que não estou dizendo que o livro não é bom, claro que é, é da PICOULT, mas ele fica bem abaixo dos outros livros dela que já li. Achei que faltou algo mais forte nas páginas, algo que mexesse com o emocional do leitor, coisa que ela é perita em fazer. A sensação que tive foi a de ler um bom livro de drama, mas que não havia sido escrito por essa tão brilhante e talentosa mulher.

Obviamente, sei que temas como os que ela tratou em livros anteriores, como Asperger, Bullying, etc, são muito mais interessantes e despertam algo diferente dentro do leitor, mas creio que PICOULT teria capacidade de sobra para inserir no meio de CORAÇÃO DE MÃE algum tema mais pesado e que despertasse um interesse maior. Ela até tentou inserir algo mais “polêmico”, mas por Paige ser uma criatura tão doce e cativante, sua atitude acabou sendo compreensível e nada chocante, mesmo porque sou da opinião que uma mulher deve ter total direito e liberdade em relação ao seu corpo. Portanto, a inserção de tal passagem não criou nada de diferente em mim. 

Como disse antes e faço questão de frisar novamente, CORAÇÃO DE MÃE não é um livro ruim, é apenas uma narrativa inferior ao padrão PICOULT. Não é por isso que não deva ser lido e apreciado, mas acredito que quem já leu outros livros dela vai perceber que no quesito enredo, esse se afastou bastante do conteúdo sempre muito bem elaborado e explorado pela autora em temas mais controversos. 


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Tenho bastante vontade de ler Picoult por causa de seus comentários, Mari. Uma pena que esse não tenha feito jus ao talento da autora, mas se vale a pena ser lido já é o suficiente. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.