2 de dezembro de 2014

RESENHA: MATAR ALGUÉM - Roger Franchini (Ed. Planeta)



Oi, gentes.

Vou começar essa semana falando de um livro que estava muito curiosa para ler, mas que infelizmente acabei abandonando: MATAR ALGUÉM do ROGER FRANCHINI, lançado pela editora PLANETA.

Matar Alguém MATAR ALGUÉM
ROGER FRANCHINI
Editora: PLANETA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 368                SEM NOTA/ ABANDONEI
Gênero: Policial,

SINOPSE: Em uma chuvosa madrugada, durante um plantão que se encaminhava para a total tranquilidade, nas ruas do centro de São Paulo, os policiais e parceiros Maurício e Rodrigo se deparam com a morte de um fotógrafo. Seria mais um caso comum assumido pela delegacia de homicídios da maior e mais movimentada cidade do país, se, em meio às pistas deixadas no apartamento do defunto, não fosse encontrado um pen drive com a gravação de várias conversas telefônicas do secretário de Segurança do Estado. Qual a ligação dessa morte com uma série de assassinatos de policiais militares na periferia da cidade, realizados por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC)? Por que um alto funcionário do governo estadual estaria se encontrando secretamente com uma jornalista? Qual a razão de um suposto fotógrafo ter grampeado um secretário de governo? É o que Matar Alguém, quarto romance policial do advogado e ex-investigador Roger Franchini, vai revelar em suas páginas recheadas de teorias de conspiração, violência e sexo.

Fiquei bastante curiosa com a sinopse de MATAR ALGUÉM, mas fiquei ainda mais curiosa para ler depois de ter visto as outras obras já lançadas pelo autor. ROGER escreveu livros sobre a Von Richthofen, o caso Yoki e mais... Resolvi que queria conhecer sua narrativa por um livro que misturasse ficção com realidade, não com um que fosse trazer apenas a verdade nua e crua. Contudo, MATAR ALGUÉM me decepcionou e acabei abandonando antes de ter lido 1/3 do livro. O motivo: diálogos rasos e vulgares.

Vocês sabem que leio muitos livros policiais, justamente por isso sou acostumada com diálogos inteligentes e significativos, mas o que encontrei em MATAR ALGUÉM foi de uma boçalidade enorme! Os diálogos, além de extremamente rasos, eram de um linguajar vulgar e depreciativo, mas o pior foi ver a figura estereotipada do policial brasileiro presente nas páginas. Muita gente pensa que policial brasileiro só sabe falar palavrão e babaquice, e o autor parece que fez questão de mostrar que é exatamente assim. Os diálogos foram permeados de palavrões e rudez, mas o pior foi ver como os policiais falavam das mulheres. Em um dos diálogos, logo no início do livro, dois policiais estão conversando, um, o padrasto da moça, que também trabalha na polícia, e o outro, o ex-namorado que ela abandonou. Eis que o padrasto solta: “Mulher gostosa dá trabalho”. Gente, pasmei! Minha cabeça não compreende um pai, mesmo que um padrasto, falar em alto e bom tom que a enteada é gostosa! Peguei nojo do policial na hora! Já conseguia até imaginar o ordinário assediando a garota quando ela era jovem. Como disse, os diálogos foram de um mal gosto imenso, a isso soma-se também a fala sobre a bunda da personagem. Desculpem, mas estou acostuma com um pouco mais de classe por parte dos autores.

Não nego que a escrita de ROGER é bastante fluida e que o autor recorre a todos os detalhes possíveis para deixar o livro verossímil, mas em um livro policial seria necessário não apresentar um personagem tão nojento como o que foi retratado. Por causa dele, abandonei a leitura. Acredito que não irei pegar outro livro do autor para ler. Fiquei chocada com o muito que encontrei, mas principalmente horrorizada com os diálogos ordinários cheios de insignificâncias. Passei pra frente... Ou melhor, deixei MATAR ALGUÉM para trás :S




Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Fiquei chocada, Mari. A premissa é mesmo ótima, mas diálogos rasos e vulgares? Pior por saber que o autor é advogado e fica usando tais esteriótipos. Realmente é pra passar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.