30 de dezembro de 2014

RESENHA: UMA PROVA DE AMOR - Emily Giffin (Ed. Novo Conceito)



Oi, gentes!

Posto agora mais uma resenha da NOVO CONCEITO que está pronta há um tempão. Essa há um tempão mesmo! Desde 16/09/2013. Vou falar sobre UMA PROVA DE AMOR da EMILY GIFFIN.

Uma Prova de AmorUMA PROVA DE AMOR
EMILY GIFFIN
Editora: NOVO CONCEITO                                  
Ano: 2013                  
Nº págs: 432
Gênero: Romance, Drama

SINOPSE: Primeiro vem o amor, depois vem o casamento e depois… os filhos. Não é assim? Não para Claudia Parr. A bem-sucedida editora de Nova York não pretende ser mãe, e até desistiu de encontrar alguém que aceite esta sua escolha, mas, então, ela conhece Ben. O amor dos dois parece ideal. Ben é o marido perfeito: amoroso, companheiro e — assim como Claudia — também não quer crianças. No entanto, o inesperado acontece: um dos dois muda de ideia a respeito dos filhos. E, agora, o que será do casamento dos sonhos? Uma Prova de Amor é um livro divertido e honesto sobre o que acontece ao casal perfeito quando, de repente, os compromissos assumidos já não servem mais. Contudo, é também uma história sobre como as coisas mudam, sobre o que é mais importante, sobre decisões e, especialmente, sobre até onde se pode ir por amor.

É tão difícil quando a gente pega amor por um autor ter que falar que não gostou de um livro dele... Chega a me doer o coração ter que dizer isso sobre UMA PROVA DE AMOR, mas a verdade é que dessa vez GIFFIN não me agradou L

A premissa do livro até que é legal. O início dele foi bacana, adorei Claudia e Ben, o relacionamento deles, a forma como eles encaram o mundo, a forma prática de Claudia, etc. Tudo ia muito bem na leitura, até entrar no ponto principal: o fato de Ben ter resolvido ter um filho e Claudia não aceitar. Acredito que o livro poderia ter explorado de forma mais consistente a divergência de opiniões dentro de um casamento, que poderia ter, de uma forma mais bonita, exposto os sentimentos do casal e as razões de um mudar de ideia e do outro querer seguir com o plano inicial.  Em vez disso, os acontecimentos parecem se atropelar, o diálogo de um casal que parecia perfeito passou a não existir e eles se separam ¬¬

Diálogo? Oi? Conheço? Não! De repente, os personagens pareceram não conhecê-lo mais. Ben e Claudia foram cada um para seu lado, os dois sofrendo como um cão, mas demoraram horrores para se entender por uma questão simples. E isso foi o que me incomodou: a rapidez para se desfazer um relacionamento de anos, que sempre foi considerado perfeito por ambos, e a lentidão para que o casal sentasse para dialogar. A parte que deveria ter sido melhor descrita, mais elaborada, cheia de sentimentos e dores, passou como um raio, e a parte da separação, do que eles fizeram quando não estavam juntos, dos envolvimentos que tiveram, ficou demorando páginas e mais páginas. A mim, ficou parecendo que as relações exploradas durante o período de término ganharam mais ênfase.

É um livro bacana, claro que é, afinal, GIFFIN escreve de um jeito delicioso. Ela nos faz rir e nos conquista com suas palavras, mas, dessa vez, faltou emocionar, faltou mostrar quão forte era o casal antes da decisão dos filhos, quão forte era a cumplicidade deles, quão doloroso foi a ruptura, etc. Pareceu que tudo ocorreu em um virar de páginas.


Adoro a autora, mas tenho que confessar que UMA PROVA DE AMOR foi o pior livro dela que já li. Sem dúvida, o melhor dela é LAÇOS INSEPARÁVEIS, que também fala da relação pais e filhos, mas de forma totalmente diferente e completamente tocante. 


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Mari, estou com esse livro aqui desde que saiu, mas ainda não consegui ler. Apesar de adorar a escrita da autora, morro de preguiça de começar os livros dela e sempre acabo passando outros na frente. E me surpreendi em ver que você acha Laços Inseparáveis o melhor livro dela, comecei a ler, mas acho que não estava no momento certo para lê-lo e acabei deixando-o de lado. Acho que vou dar uma chance para ele antes de Uma Prova de Amor.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.