31 de dezembro de 2014

RESENHA: JARDIM DE INVERNO - Kristin Hannah (Ed. Novo Conceito)



Oi, pessoal.

Voltei agora com a última resenha do ano. Como disse anteriormente, não consegui postar todas as resenhas da NOVO CONCEITO que estavam prontas há um tempão, mas espero que até o começo do ano que vem consiga postá-las.
Para finalizar 2014, vou falar sobre JARDIM DE INVERNO da KRISTIN HANNAH. Esta resenha está pronta desde 16/09/2013, e relê-la me fez lembrar as razões de não ter morrido de amor pela KRISTIN como a grande maioria.

Jardim de InvernoJARDIM DE INVERNO
KRISTIN HANNAH
Editora: NOVO CONCEITO                                
Ano: 2013                  
Nº págs: 416
Gênero: Drama

SINOPSE: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.

Quando solicitei o livro fiquei muito interessada nele. Conforme fui lendo as resenhas e opiniões, o interesse só fez aumentar. Quando finalmente consegui me dedicar a leitura, infelizmente, não senti toda emoção que muitos leitores sentiram. Claro que a explicação pode estar no fato de eu ter lido A GAROTA DO PENHASCO da LUCINDA RILEY no dia anterior, e diante da complexidade e perfeição da narrativa de RILEY, não consegui mergulhar na história que HANNAH criou, e por muitas vezes achei o livro repetitivo e enfadonho.

JARDIM DE INVERNO conta a história de duas irmãs que não se dão bem com a mãe, uma mulher fechada, que não fala de sua vida, não demonstra sentimentos, não cria laços, e parece fazer com que as filhas não existam; o único momento em que tem algum contato com as meninas é para contar-lhes contos de fadas. A única pessoa com quem ela se sente a vontade é com o marido, que está em fase terminal.

Quando ela se vê as voltas com as filhas, continua uma mulher reclusa, mas por uma promessa feita ao pai, Nina, a filha mais nova, resolve conhecer fundo a mãe e a história de vida dela, que relaciona-se com os contos de fadas que a ela contava quando as filhas eram crianças.

Como disse, achei o enredo muito repetitivo. Nina e Meredith (a irmã mais velha), viviam discutindo coisas do passado, como o fato de uma ter ficado na cidade e a outra ter ido desbravar o mundo. Ambas jogavam coisas na cara uma da outra a todo instante, mostravam as mágoas que guardavam da mãe, etc. Ok, no começo tudo isso foi importante para desenvolver a história, mas no meio e elas ainda estão falando da mesma coisa, e parece ser sempre mais do mesmo. Nina me irritou por se mostrar muitas vezes egoísta e Meredith por não ter respostas prontas e ficar se magoando com mil coisas. Assim como a mãe, ela é uma mulher fechada que pouco dialoga para resolver seus problemas, mas critica a mãe por isso a todo momento ¬¬

Não teve nenhum personagem nesse enredo que me ganhou. Achei as duas irmãs chatas, a mãe de uma enrolação só. A mulher viveu até os 84 anos para resolver contar as filhas seu passado. Nisso houve uma mistura de situações, como o casamento de Meredith que está ruindo e o “caso” de Nina que nunca se torna de conhecimento da família.

Pareceu que a autora quis mostrar que as meninas tinham comportamentos afetivos estranhos pelos momentos ruins que passaram com a mãe na infância, mas o fato é que não me convenceu. Acredito, sim, que as meninas possam ter ficado traumatizadas com tudo, e justamente por isso gostaria que o comportamento delas tivesse sido mais intenso, mais sofredor, pois o que foi apresentado pode ocorrer com qualquer pessoa, com trauma ou sem trauma. Gostaria que momentos mais dramáticos e emotivos tivessem se instalado na vida das irmãs por conta da rejeição sofrida. 

O que valeu a leitura foi o conto de fadas contado pela mãe, que quando exposto de forma completa, deu uma verdadeira aula de História sobre a Rússia e Stalin. Isso é uma coisa que adoro nos livros, quando os autores mesclam a ficção com a realidade e nos inserem em um contexto histórico que de fato existiu, nos ensinando coisas que guardamos para vida. Infelizmente, para mim, JARDIM DE INVERNO só serviu ao propósito de aula de História (o que valorizei imensamente), por que a ficção e drama de suas páginas, simplesmente não me tocaram nem me sensibilizaram.


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Mari, lembro de quando esse livro saiu, e de todos os comentários positivos que vi por aí. Lembro que fiquei com raiva de mais uma vez ter perdido o prazo para solicitar os livros da editora, porque realmente estava com vontade de ler esse. Mas acabou sendo esquecido. Agora fiquei curiosa para ler por conta da história da Rússia, morro de vontade de saber mais sobre a história desse país que gosto tanto, mas desanimei por conta da história do livro. Que pena que te decepcionou. Acho que vou deixar como estava, se por acaso eu conseguir o livro eu leio, mas também não vou atrás.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.