4 de junho de 2014

RESENHA: TRAIÇÃO EM FAMÍLIA - David Baldacci (Ed. Arqueiro)



Oi, gente!

A resenha de hoje é de mais um livro policial ótimo que li: TRAIÇÃO EM FAMÍLIA do DAVID BALDACCI, lançado em 2012 pela editora ARQUEIRO.

Traição em FamíliaTRAIÇÃO EM FAMÍLIA (vol. 4)
DAVID BALDACCI
Série: Sean King & Michelle Maxwell
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2012                  
Nº págs: 384
Gênero: Policial

SINOPSE: Após sua festa de 12 anos, Willa Dutton, sobrinha da primeira-dama, Jane Cox, é sequestrada. Estranhamente, Pam Dutton mãe de Willa, havia chamado os investigadores particulares Sean King e Michelle Maxwell à sua casa a fim de contratar seus serviços. Porém, ao chegar lá, eles encontram Pam morta, seu marido e seus dois filhos mais novos desacordados e descobrem que Willa desapareceu. Agora Jane Cox faz questão de que Sean - que já salvou seu marido de um escândalo político uma vez - e sua parceira assumam a investigação e resgatem sua sobrinha. Para resolver o caso, Sean e Michelle passarão por cima de todo mundo, até mesmo do FBI e do Serviço Secreto, e não hesitarão nem mesmo em ferir o ego da primeira-dama, se for necessário.

Meu primeiro, e até então, único contato com o BALDACCI tinha sido com UM CERTO VERÃO, um drama lindíssimo que tocou meu coração. Sempre gostei muito de livros policiais, mas já são tantos os autores do gênero que acompanho, que fiquei com medo de virar fã de mais um, por isso demorei tanto para ler DAVID no gênero em que ele é consagrado. Contudo, como esse ano estou lendo ainda mais policiais e estou me abrindo a novos autores, decidi que era hora de conferir a escrita de BALDACCI. E não deu outra: mais um autor na minha lista de quero ler e colecionar.

Gostei muito da história que o autor apresentou em TRAIÇÃO EM FAMÍLIA. Simplesmente ADORO livros que envolvem presidentes americanos e seus segredos, e, nesse caso, o homem guarda um segredo bem “cabeludo”! Conforme o enredo começa a se desenvolver, fica claro que o presidente e sua família estão, de alguma forma, envolvidos com o sequestro de sua sobrinha, porém, até o último minuto não consegui imaginar o que o homem escondia. Eu lia, tentava entender aonde os personagens que sequestraram a garota se encaixavam, mas não conseguia chegar a lugar algum com minhas conjecturas. Quando a explicação começou a ser dada, fiquei meio chocada, não apenas por não ter imaginado, mas porque achei MUITO forte!  A forma como DAVID moldou a primeira família foi assombrosa. O desejo de poder e manipulação de alguns personagens chegaram a me assustar, tamanha foi a frieza com que trataram certos assuntos.

No meio dessa luta presidencial, também acontece o assassinato da mãe de Michelle Maxwell, detetive particular, que conta com o parceiro, Sean King, tanto para desvendar o assassinato da mãe, quanto o sequestro da sobrinha do presidente. Os dois detetives são incríveis e a química entre eles salta das páginas. O único pesar é que TRAIÇÃO EM FAMÍLIA é o quarto livro da série Sean King e Michelle Maxwell, então perdi muito da evolução dos personagens e da forma como eles se relacionam entre si, contudo, no que se refere as linhas investigativas, não senti falta de nada para acompanhar os desdobramentos.

Um dos aspectos que gostei muito foi que enquanto o mote principal, envolvendo o presidente, foi extremamente bem elaborado e me deixou às cegas quanto aos motivos, o assassinato da mãe de Michelle foi mais brando, sendo possível de ser descoberto rapidamente. Adorei ver que o autor me deu a chance de descobrir um assassino, enquanto me surpreendeu com cada linha que apresentou sobre a família, bastante peculiar e sinistra, do presidente.

Espero que a ARQUEIRO consiga trazer logo os primeiros livros dessa série, pois fiquei muito curiosa para acompanhar desde o começo. Confesso, porém, que apesar de ter adorado TRAIÇÃO EM FAMÍLIA e já ter colocado outros livros do BALDACCI na minha lista de desejados, ainda não sei o que pensar sobre a série do agente secreto Shaw. Não gosto muito de espionagem e acho que essa série segue essa linha. Portanto, não sei se BALDACCI será um daqueles autores que vou colecionar todos os livros, mas vou esperar e dar uma olhadinha no Shaw antes de decidir. Mas, para quem gosta de policiais, não precisa esperar nada, pode se jogar na leitura de TRAIÇÃO EM FAMÍLIA e se deleitar com essa magnífica história.



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Mari! Traição em Família é ótimo, adorei o jeito que o David Baldacci escreveu a história e tudo, para mim foi cinco estrelas. Concordo com você a respeito de se perder um pouco por ser o quarto livro da série, tanto que, quando terminei esse, estava tão apaixonada pela escrita do autor que fui atrás dos primeiros livros em inglês mesmo. Li os dois primeiros e gostei bastante, apesar de Traição em Família ainda ser meu favorito. Não lembro porque não cheguei a ler o terceiro para completar a série, deve ter sido porque não gosto de ler policiais em inglês, perco muito detalhe. Mas seria ótimo se a Arqueiro resolvesse trazer os livros anteriores, acho que vale muito a pena. Adorei sua resenha, me fez ter vontade de ir correndo ler o livro de novo.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que você leia Poder Absoluto e depois veja o filme, com Clint Eastwood e Gene Hackman.

    ResponderExcluir
  3. Eu li alguns livros do David Baldacci, um drama - O poço dos desejos (emocionante), li um da série com os detetives Michelle e Sean - Gênios do poder e li também Toda a verdade, da vertente de espionagem e ele desenvolve muito bem todas as histórias e realmente sabe como envolver o leitor. Também tenho um não lido na estante chamado Hour game, eu acho que o título em português é O jogo das horas, sobre um serial killer, são tantos livros que eu às vezes fico meio perdida, gostaria que publicassem todos os livros por aqui para a gente poder se organizar e ler na ordem, o que é muito melhor, mesmo sendo histórias independentes.

    ResponderExcluir
  4. E você acabou de me deixar curiosa por mais um autor policial. [rs] Também adoro tramas envolvendo segredos de presidentes americanos. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O que falar sobre esse livro? Espetacular! Te prende do início ao fim! Te surpreende de forma profunda.
    E te faz pensar sobre atos e consequências...

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.