20 de junho de 2014

RESENHA: JOGO PERIGOSO - Stephen King (Ed. Suma de Letras)



Oi, pessoal!

Hoje vou falar sobre mais um relançamento do STEPHEN KING pela SUMA DE LETRAS: JOGO PERIGOSO.

JOGO PERIGOSO
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS             
Ano: 2013                  
Nº págs: 336
Gênero: Thriller


SINOPSE: Jessie chega com o marido para um fim de semana de muito sexo na casa de campo do casal, num recanto do Maine. O que seria um jogo de sexo se transforma em prelúdio para uma noite de horror. Tudo muda naquele jogo e Jessie começa a viver os momentos mais terríveis de sua vida. Ao acompanhar sua agonia, o leitor vê-se enredado em mais uma narrativa eletrizante de King. Um romance para ser devorado com paixão e avidez. 


Praticamente todo mundo que acompanha o blog sabe o quanto gosto do KING. Depois que a SUMA passou a relançar os livros, com essas letras enormes e confortabilíssimas pra ler, estou lendo muito mais livros do autor e saboreando cada medonha experiência. JOGO PERIGOSO é um dos livros do mestre que sempre ouvi o pessoal falar mal, indicado como um dos piores dele. Como pretendo ler todos os livros do KING, sabia que um dia teria que lê-lo, então decidi passar pela experiência logo, e digo que não compartilho da opinião da maioria e que fiquei impressionadíssima com o que li. Para mim, JOGO PERIGOSO foi um dos melhores livros do autor e mais um que adicionei a minha lista de favoritos.

A narrativa de KING para esse livro foge do habitual, e talvez seja por isso que muitos não gostaram. Aqui, temos um enredo simples, mas uma carga dramática e psicológica que chega a gelar os ossos.

Sempre costumo dizer que o autor humaniza seus personagens a ponto de sentirmos que conhecemos eles, mas dessa vez não senti tal aproximação com Jessie, a protagonista, isso porque os momentos pelos quais ela passou foram tão terríveis, que a aflição e o desespero dominaram qualquer outro tipo de sentimento que eu poderia ter tido por ela. Não que não tenha sentido empatia pela personagem, pois é impossível ficar indiferente ao terror pelo qual ela passa, mas a situação toda foi tão angustiante, tão medonha, que não tive tempo para ficar de “nhénhénhé” com a personagem pensando que ela poderia ser uma conhecida. Pelo contrário, a todo tempo enxerguei-a como uma vítima, do presente e do passado, e só conseguia torcer de forma fervorosa para que ela conseguisse se libertar da situação em que se encontrava.

Uma das coisas que adoro nos livros do KING é o fato de a situação se tornar tão tensa a ponto de ter que abandonar a leitura por alguns minutos para poder me recompor, e JOGO PERIGOSO me fez parar várias vezes. Se as vozes na cabeça de Jessie já estavam me deixando apavorada com os possíveis sinais de loucura que a personagem começava a apresentar, a presença de um cachorro abandonado, tendo um comportamento medonho, me deixou assombrada e achando que teria pesadelos por várias e várias noites.

Além do terror no tempo presente, vamos acompanhando as vozes que levam Jessie ao passado, em que um segredo a perseguiu por toda a vida e deixou grande mácula em seu interior. A carga dramática que KING insere nessa parte da história é de deixar qualquer coração apertado e olhos marejados. Mas claro que ele não se dá por satisfeito. Para o autor, todos os sentimentos aflorados até ali não foram suficientes, ele precisa causar medo além de pânico, é quando insere uma figura sombria, um homem, uma coisa com uma mala, à noite, prostrado aos pés da cama em que Jessie se encontra algemada. Se até a presença desse personagem eu já estava suficientemente abalada com o enredo, sou obrigada a dizer, num Português chulo, que após a aparição dele, me caguei! E se até ali ACHAVA que teria pesadelos, passei a ter CERTEZA, não apenas de que os teria, mas que dormir seria uma tarefa árdua, como de fato foi.

O que mais achei interessante em JOGO PERIGOSO é que o sobrenatural se fez presente em apenas um momento, no restante, tudo teve uma explicação lógica, e mesmo assim o medo não foi embora. A sensação de terror que me acompanhou durante a leitura não me abandonou com explicação alguma e continuei pensando e imaginando e sonhando com aquele homem com a mala. A cada página que virava, era como levar um novo soco no estômago e ficar sem ar. Acho que nunca falei tantos “puta que pariu” durante uma leitura.


JOGO PERIGOSO é um thriller psicológico brilhantemente bem construído, em que KING abandona o convencional de suas narrativas para surpreender com algo completamente novo. Tive um medo absurdo justamente por fugir do comum e ser extremamente verossímil. Com JOGO PERIGOSO, KING comprovou que não é apenas mestre do terror, mas é mestre em qualquer gênero que resolva escrever. Leitura excelente e mais que recomendada! <3


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Eu também sou fã de Stephen King. Acho incrível a capacidade que ele tem de construir tramas tão envolventes e eletrizantes, mesmo quando não recorre ao sobrenatural ele sabe criar o clima certo levando o leitor a sentir de maneira bem profunda toda uma gama de sensações. A Suma tem feito um lindo trabalho ao editar os livros do autor, aliás todo grande autor merece um editora à altura.
    Mais um na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Admito que pela sinopse o livro não me atrairia, mas seus comentários me convenceram a não pular esse. Também pretendo ler todos os livros de King, só que ainda nem comecei. :/ Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim, Gabis? Come logo e venha me contar qual foi o escolhido.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Mari,
    Nossa depois de ler sua resenha, só percebo ainda mais que o leitor deve realizar a leitura de um livro para saber se vai gostar ou não. Eu detestei esse livro, passei dias lendo ele e minha vontade era abandoná-lo, só não o fiz porque naquela época eu não abandonava leituras, hoje com certeza se o pegasse o daria a alguém ou trocaria fácil, fácil sem nem pensar duas vezes. Por isso que nem sempre podemos ler uma resenha e nos entusiasmar com o livro, pois para nós ele pode não ser tão bom assim. Eu li um livro a pouco tempo que gostei, uma amiga minha leu e detestou. É a vida uns amam outros não. Mas fico feliz que tenha gostado e desejo que só encontre boas leituras pela frente.
    Beijocas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elis. Então, para mim também foi uma surpresa ter gostado. Sempre vi tanta gente falando mal desse livro que pensei que seria mais uma. Li sem expectativa alguma e fui às nuvens. AMEI!

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Mari! Nunca li nada do Stephen King, nem mesmo as sinopses dos livros, já que sempre morri de medo. Resolvi ler agora e, depois da sua resenha, tenho certeza que vou continuar sem ler. A história parece incrível, dá muita vontade de ler sim, mas eu já estou morta de medo só lendo a resenha, imagina o livro? rs. Queria muito ter coragem de ler, mas não é para mim.
    Pior é que agora estou imaginando o que tem o homem com a mala, e morrendo de medo rs.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, não se intimide! King não escreve só terror, tenho certeza que você se apaixonaria se lesse algo dele. Mas admito que esse livro me deu pavor, hahaha. Não comece por esse se não quer sentir medo ;)

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.