3 de junho de 2014

RESENHA: PRISIONEIRO DA SORTE - Jeffrey Archer (Ed. Bertrand Brasil)



Boa tarde, pessoal.

Ontem chegou um livro que estava ansiosa demais pela leitura. Depois de ter ido dormir mais de quatro horas da manhã para poder finalizá-lo, só posso dizer que a espera valeu por cada página. Estou falando de PRISIONEIRO DA SORTE do JEFFREY ARCHER, lançado pela BERTRAND BRASIL.

Prisioneiro da SortePRISIONEIRO DA SORTE
JEFFREY ARCHER
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2014                  
Nº págs: 518
Gênero: Thriller

SINOPSE: Quando Danny Cartwright sai para comemorar seu noivado com Beth Wilson e o irmão dela, Bernie, que também é seu melhor amigo, ele não imagina o que está prestes a acontecer. Se tivesse pedido a namorada em casamento um dia antes, ou um dia depois, Danny não teria sido preso e acusado pelo assassinato do próprio cunhado. Mas quem acreditará na sua versão dos acontecimentos quando as testemunhas de acusação são um advogado criminal, um ator famoso, um aristocrata e um empresário bem-sucedido?
Condenado a 22 anos de prisão e mandado para o presídio mais seguro da Inglaterra, ele contará com a ajuda de Beth para iniciar uma busca implacável por justiça, obrigando os quatro inimigos que o condenaram a lutar pela própria sobrevivência.
Assim se desenvolve o eletrizante Prisioneiro da sorte, com um elenco de personagens que acompanhará o leitor mesmo depois de a última página do livro ter sido virada. E, como se não bastasse, o final surpreendente abalará até os fãs mais ardorosos do autor.

Faz muitos anos que li algo do JEFFREY ARCHER. Na verdade, li dois livros de contos do autor e apesar de ter gostado muito, nunca tinha ido atrás de outras obras dele. Quando recebi as news da BERTRAND e vi que seu mais novo livro estava disponível para solicitar, claro que optei por ele, afinal, queria um novo contato com ARCHER e principalmente, queria conferir um romance, para ver se seria tão legal como nos contos. Obviamente, PROSIONEIRO DA SORTE foi muito, mas MUITO melhor.

Com um enredo surpreendente e uma forma de narrar deliciosa, nem vi o passar das páginas, e apesar de o livro ser meio grandinho, em momento algum senti vontade de parar, pelo contrário, era madrugada, estava super frio, mas não consegui nem imaginar em continuar depois, simplesmente porque ARCHER desenvolveu uma trama que me deixou desesperada para saber como ia terminar. Sabe aquele tipo de história que se você for deitar sem saber o final simplesmente não vai dormir porque a curiosidade em saber o que acontece em seguida não vai deixar? É esse o tipo de história que PRISIONEIRO DA SORTE é, portanto, peguem o livro em um dia que sobrará tempo para leitura, pois, uma vez iniciado, será impossível parar.

Acredito que PRISIONEIRO DA SORTE é o tipo de livro que vai conseguir agradar aos leitores dos mais diversos gêneros, pois todo mundo gosta de uma boa história de vingança, principalmente quando envolve prisioneiros condenados injustamente. É com essa premissa incrível que ARCHER nos transporta para a história de Danny Cartwright, um homem condenado que muda de vida e de modos dentro da cadeia para poder se vingar quando enfim encontrar a liberdade. Com a ajuda dos outros dois detentos que dividem a cela com ele, Cartwright consegue viver um plano mirabolante e dar a volta por cima.

Um dos aspectos que achei mais interessante no enredo criado por ARCHER foi o fato de o plano minucioso de vingança não ter sido traçado dentro da cadeira, como um plano de fuga. A oportunidade surgiu de repente, sem que Danny estivesse esperando, e ele apenas agarrou-a. Os planos vão surgindo pelo caminho, quando o protagonista já se encontra em liberdade e já está com sede de vingança. Ele está disposto a derrubar seus inimigos um a um, não usando a morte para eliminá-los, mas algo que os atinja em seus egos, carreiras e futuros. Danny arquiteta um plano que irá destruí-los e macular para sempre suas reputações.

É interessante ver que apesar de Danny ser o homem bom, ARCHER não mostra que ele sai sempre por cima e alcança seus objetivos, pelo contrário, é com imenso entusiasmo que vamos acompanhando o placar entre Danny X seus inimigos, em que a cada hora, em cada situação, um deles marca ponto, o que me fez roer as unhas em alguns momentos e temer pelo futuro do inocente, afinal, em muitas passagens em que Danny estava com a bola, acontecia alguma coisa que parecia colocar a corda de volta no pescoço do homem.

JEFFREY também capricha na descrição da vida pessoal de cada um dos personagens. É fascinante como o autor nos conduz a passados nebulosos e, principalmente, a futuros sombrios, em que vilões tem grandes oportunidades de subir na vida e ter carreiras brilhantes. Isso tudo torna a leitura mais desesperadora, pois todo leitor, mesmo sabendo que são os malvados os responsáveis por tornar um livro incrível, fica triste de ver as possibilidades que se abrem para que o mal triunfe sobre o bem.

Devo dizer que tanto o advogado de defesa como a promotoria são responsáveis por deixar o leitor de boca aberta com a inteligência e sagacidade dos diálogos. Adoro acompanhar o raciocínio de advogados, ver que eles sempre têm uma carta na manga, e que mesmo com toda a preparação para o caso ainda levam um ou dois golpes do adversário. Já o juiz, achei-o um pouco tendencioso e sem vontade para enxergar a verdade, simplesmente por considerar algumas figuras envolvidas importantes.

Mas o mais arrebatador em O PROSIONEIRO DA SORTE é a falta de surpresa. Todo mundo sabe que a surpresa e a possibilidade dela é o que faz com que o leitor se jogue na leitura. Contudo, de forma brilhante, ARCHER consegue deixar bem claro o que acontece desde as primeiras páginas e mesmo sem ficar fazendo suspense, consegue deixar o leitor ávido por sua história e aflito com a possibilidade dos desdobramentos. Acho incrível quando um autor consegue apresentar uma história genial sem ficar fazendo rodeios e sem querer criar “invencionices” para surpreender o leitor. ARCHER sabia que tinha em mãos um enredo fantástico e não ficou preocupado em florear a história, pelo contrário, foi certeiro em cada situação pela qual Danny passou e não tentou chocar o leitor com os obstáculos que o rapaz encontrou no caminho de sua vingança, deixou a situação passar mais como um “aviso” que nem tudo pode ser meticulosamente planejado e que você tem sempre que pensar na possibilidade de algo dar errado durante o percurso.

PRISIONEIRO DA SORTE foi fascinante e me arrependo de ter passado tantos anos sem ler nada do ARCHER. Agora pretendo mudar isso e ir atrás de outros livros do autor. Espero que em breve vocês possam conferir mais resenhas dele por aqui. Enquanto isso, leiam PRISIONEIRO DA SORTE, mais um 5 estrelas que entrou para meus favoritos <3.




Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Sua resenha me deixou doida para ler este livro.
    Ele já foi lançado?

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia livro nem autor, mas agora necessito urgentemente. Fiquei super curiosa por essa história. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari! Tenho que parar de julgar os livros pelas capas, não tinha me interessado por esse, mas só pela sinopse já estava querendo ler, depois da resenha então...
    Ao ler sobre o personagem criando seu plano de vingança, tentando destruir os responsáveis por sua condenação e tal, me lembrou muito de Revenge, mas ao mesmo tempo em um nível bem mais elaborado e bem feito. Gostei bastante, parece uma história incrível.
    É ótimo quando os autores conseguem fazer essa de deixar claro o que acontece, e mesmo assim, ou, principalmente por isso, deixarem o leitor mais preso ainda na história. Vou colocar o livro nos meus desejados, e um dia consigo ele rs.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.