6 de junho de 2014

RESENHA: O PECULIAR - Stefan Bachmann (Ed. Galera Record)



Boa tarde, gente linda!

E vamos para mais uma resenha da GALERA RECORD. Dessa vez vou falar sobre O PECULIAR do STEFAN BACHMANN.

O Peculiar O PECULIAR (vol.1)
STEFAN BACHMANN
Série: O Peculiar (precisa ser lida na ordem)
Editora: GALERA RECORD             
Ano: 2014                  
Nº págs: 272
Gênero: Steampunk, Aventura, Juvenil

SINOPSE: Parte romance gótico, parte mistério e aventura steampunk. Após a invasão do mundo pelos seres mágicos, as fadas foram aceitas entre os mortais, mas os mestiços não têm lugar. Os irmãos Barthy e Hettie vivem com medo. Tudo piora quando Peculiares são encontrados, ocos, boiando no Tâmisa. Mas eles estão seguros em Bath, não? Talvez... Se não fosse pela misteriosa dama em veludo ameixa que aparece na vizinhança. Quem é ela? E o que quer?



Sabe quando você quer ler um livro pela capa? Foi meu caso com O PECULIAR. Desde o ano passado, quando a GALERA anunciou a compra da obra, fiquei enlouquecida por essa capa divina! Ao saber que teríamos uma mistura de romance gótico com mistério e steampunk, enlouqueci! Precisava ler para ontem e aguardei bastante ansiosa pelo lançamento. Quando o livro chegou e fui ler as orelhas, tive uma surpresa enorme: o autor começou a escrever O PECULIAR com apenas 16 anos! Depois dessa surpresa incrível, obviamente, li o livro com todo cuidado do mundo, pois queria conferir com bastante carinho o que saiu das mãos e cérebro desse menino tão jovem, que mostrou que apesar da pouca idade foi capaz de criar um mundo de seres fantásticos e personagens fascinantes.

Em O PECULIAR, STEFAN nos apresenta um mundo de fadas e magia. As fadas convivem com os humanos, mas os mestiços, nascidos do envolvimento de fadas com humanos, não têm seu lugar nessa sociedade, e por alguma razão estão sendo assassinados. Se o autor já havia conseguido me prender antes, depois de mostrar que teríamos a perseguição a um assassino frio e cruel, fez com que eu não desgrudasse mais de O PECULIAR. A trama criada para perseguir esses jovens até a morte foi fabulosa e as razões dadas instigantes. É impressionante o que se passa na cabeça do vilão e o que ele está disposto a fazer para conseguir o que quer.

Toda a narrativa é deliciosa, mas quero chamar atenção para alguns pontos realmente fantásticos: o primeiro deles, as fadas. STEFAN foi absurdamente criativo e criou fadas para tudo: as que arrumam casa, as que fazem fofoca, as que se disfarçam, as que entram na mente e controlam as pessoas... Para mim, esse foi um dos pontos altos da leitura, ver que o autor não se contentou em jogar esses pequenos seres no enredo, mas que criou para cada um deles funções e limites, foi genial!

O segundo: os personagens. TODOS são absolutamente incríveis e bem elaborados, mas o Sr. Jelliby foi meu favorito. Ele é aquele tipo de homem lento, que não gosta de encrenca, foge de confusão, faz tudo na maior calma e paciência e parece mais um morto-vivo, tamanha sua lentidão para compreender fatos e tomar atitudes. Essas características tão negativas tornaram o personagem completamente engraçado, e eu ria sozinha cada vez que ele aparecia tentando fugir dos problemas, que pareciam sugá-lo. A vida do personagem muda quando, escondido em um armário, descobre sobre os assassinatos e quem está por trás deles. Achei fascinante a mudança de atitude do Sr. Jelliby e como ele foi crescendo na obra. Sei que ele não é o protagonista, mas é impossível ficar indiferente a ele. A forma como criou coragem para enfrentar a vida e tornou-se um homem destemido, foi deliciosa de acompanhar. Adoro quando os personagens vão sofrendo mudanças tão aparentes devido às situações pelas quais vão passando, e o Sr. Jelliby mostrou esse amadurecimento <3.

O terceiro, e mais fabuloso aspecto que me chamou atenção em O PECULIAR, foram as passagens steampunk. Sempre ADORO quando os autores inserem autômatos e invencionices, sempre acho incrível e fico fascinada com a criatividade deles, mas saber que dessa vez isso tudo foi criado por um garoto de 16 anos, deu um prazer singular em acompanhar. São pássaros, cavalos, autômatos, todos convivendo nesse mundo mágico que STEFAN criou.


Absolutamente incrível, O PECULIAR é um livro que recomendo para todas as idades!


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Parece ser um livro interessante.
    Gostei da capa !
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Também queria ler por causa da capa [rs], e depois desses elogios todos preciso desse livro pra ontem! Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh Mari,
    estou esperando o meu livro chegar e tô louquinha pra ler ele! Depois de ler a tua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler e com toda certeza irei passar ele na frente de outras leituras!

    Beijinhos
    http://minhacontracapa.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.