23 de junho de 2014

RESENHA: JEREMY FINK E O SENTIDO DA VIDA - Wendy Mass (Ed. Galera Record)



Oi, pessoal!

Esta semana será toda especial, pois todas as resenhas postadas serão de livros da GALERA RECORD! \o/ #TodosComemoram! No sábado ainda vou trazer dois sorteios de livros resenhados nessa semana #TodosComemoram2. Por isso, fiquem de olho!

Vou começar esse especial falando de um dos livros mais fofos que li: JEREMY FINK E O SENTIDO DA VIDA, da WENDY MASS.

Jeremy Fink e o Sentido da VidaJEREMY FINK E O SENTIDO DA VIDA
WENDY MASS
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 368 
Gênero: Juvenil

SINOPSE: E se você encontrasse, inesperadamente, uma caixa com o seu nome contendo o sentido da vida? Um mês antes de seu aniversário, Jeremy Fink recebe do correio uma caixa de madeira misteriosa com uma frase entalhada. O Sentido da Vida: Para Jeremy Fink Abrir No Dia do Seu Aniversário de Treze Anos. A caixa tem quatro fechaduras, mas não há nem sinal de chaves. Para descobrir que segredos estão guardados ali dentro, Jeremy e sua melhor amiga Lizzy vão ter que usar a imaginação e rodar por todos os cantos de Manhattan em busca de pistas. Com uma mãozinha do sr. Oswald, dono de um antiquário, cada encontro revela uma nova pista que os ajudará a descobrir o conteúdo da caixa e, mais ainda, a desvendar o maior segredo de todos!

Sabem aqueles livros juvenis que são fofos, lindos e têm uma lição de vida que serve para qualquer idade? É o caso de JEREMY FINK E O SENTIDO DA VIDA. Jeremy é o garotinho curioso que junto com a amiga, Lizzy, vai viver uma aventura para descobrir como abrir a misteriosa caixa que seu pai lhe deixou de presente antes de morrer.

WENDY foi brilhante ao apresentar uma criança que busca questões tão filosóficas após perder o pai. Através dos olhos de Jeremy, vamos descobrindo os prazeres e descobertas que ele encontra em sua vida, mas que trazem consolo para todos os humanos. Fiquei encantada com a inteligência e sagacidade do garoto e por sua perseverança ao correr atrás das chaves para descobrir o que havia na tal caixa. A presença do Sr. Oswald, que tinha uma casa de penhores, só tornou a narrativa ainda mais singular e todas as lições que esse homem trouxe a Jeremy, Lizzi e ao leitor, foram riquíssimas! Adoro quando encontramos personagens sábios e que conseguem cercar uma história com ensinamentos que podem ser levados pela vida.

Acho extremamente gratificante ser adulta, conseguir tirar um aprendizado lindo de histórias infantis, e não vê-las apenas como um passatempo ou um momento de diversão. Além disso, MASS explorou muito bem o amadurecimento dos personagens, que não aconteceu só porque as idades foram aumentando, mas também por causa das grandes experiências que foram vivenciando.

Gostei muito de ver que a autora criou um laço de amizade muito forte entre Jeremy e Lizzi, e que por toda a narrativa manteve assim, sem tentar inserir um romance entre eles. Adoro essas amizades entre meninos e meninas, que sempre, em algum momento, apresentam uma rixa em relação à guerra dos sexos. É muito engraçado acompanhar as implicâncias de um com o outro, mas também é tocante ver o quanto eles se gostam, se respeitam, se ajudam e se adoram. Essas duas crianças são geniais e me deixaram fascinada,  sendo que Lizzi foi minha paixãozinha, pois ela é uma graça de menina e não deixa que nada a abale. Adorei acompanhar o amadurecimento dela através da maquiagem e da primeira menstruação, mas o mais interessante foi ver como ela e Jeremy eram tão diferentes, mas que essas diferenças jamais atrapalharam a amizade deles. Enquanto Jeremy é um pequeno geniozinho interessado em livros, informações e questões filosóficas, Lizzi é uma garota do tipo “deixo a vida me levar”. Ela não se importa com questões grandiosas, não gosta de leitura, não fica querendo descobrir nada sobre o universo, mas, mesmo assim não abandona Jeremy, pois sabe que tudo isso é importante para ele.

As partes científicas e filosóficas também foram muito bem abordadas, fazendo com que nós mesmos nos questionássemos em relação ao mundo.


Amo livros infantis e juvenis, e com certeza JEREMY FINK E O SENTIDO DA VIDA será mais um que irei guardar para meus futuros filhos. É o tipo de livro que ultrapassa as barreiras do tempo e traz uma lição de vida maravilhosa para todos, em qualquer idade. LEIAM!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Esse livro parece encantador, Mari. Fiquei super curiosa com seus comentários e certamente irei ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Esse livro parece ser fofo demais. E o melhor, apresenta uma lição de vida. Adoro livros que mostram a amizade dessa maneira, e realmente, os autores quase sempre acabam inserindo um romance no meio da história. É bonitinho também, e adoro livros assim, mas as vezes é bom mostrar que não é sempre isso que acontece. Parece ser um livro extremamente fofo. Não vou atrás dele mas, se algum dia tiver a oportunidade de lê-lo, com certeza leio. Adorei.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.