18 de junho de 2014

RESENHA: PDM - Stephen Wallenfels (Ed. Bertrand Brasil)



Bom dia, pessoal.

Hoje vou falar sobre um livro da BERTRAND BRASIL que gostei bastante e que me deixou bem impressionada: PDM do STEPHEN WALLENFELS.

PDMPDM (vol.1)
STEPHEN WALLENFELS
Série: PDM (ler na ordem)
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2014                  
Nº págs: 280
Gênero: Sci Fi


SINOPSE: PDM apresenta a história de dois adolescentes que lutam para escapar de um ataque alienígena. Alternando a narrativa entre a voz de Megs e a de Josh, o autor revela ao leitor o quanto a humanidade é capaz de lutar pela sobrevivência e como os seres humanos podem acabar se mostrando inimigos ainda mais perigosos do que os invasores desconhecidos.



Quando a BERTRAND mandou a sinopse de PDM para os parceiros, não tive interesse algum no livro, isso porque não sou grande fã de ETs. Na época, deixei passar, não fiquei curiosa e nem pensava no livro. Foi quando passei a ver algumas resenhas na blogosfera que o interesse foi surgindo. De repente, vi blogueiros que gosto muito comentando o quão o livro era interessante. Ao ler as resenhas deles fui ainda mais contagiada, pois ninguém disse que o livro era mais ou menos, todos fizeram grandes elogios a PDM. Diante tantos bons comentários, criei curiosidade e expectativa, e resolvi solicitar para poder conferir se também iria gostar tanto como eles, e me surpreendi, pois descobri que apesar de ser um livro de ETs, ADOREI!

Um dos pontos mais interessantes no livro é o foco dele, que não está na invasão alienígena, mas sim na sobrevivência humana. STEPHEN conta essa história em primeira pessoa, através de dois protagonistas que dividem a narrativa: Josh, um garoto de 15 anos que está preso em casa com seu pai, e Megs, uma garotinha de 12 anos que foi deixada dentro do carro em uma garagem pela mãe, que saiu para uma “entrevista de emprego”.

É através do olhar desses dois personagens que vamos tendo acesso ao que aconteceu com a invasão. Apesar de Megs apresentar uma história de vida triste e comovente, de ficar angustiada em relação ao que pode ter acontecido com sua mãe, de sentir o coração pequenininho com a relação que ela desenvolveu com Cassie, uma gatinha que encontrou em um dos carros que estão na garagem, e de ficar apreensiva com seu futuro quando ela chegou até os homens maus, achei as partes de Josh mais perturbadoras, pois enquanto Megs, desde o início, sai em busca de sobrevivência, Josh vê seus dias passando e caminhando para o fim hora a hora. Para mim, STEPHEN narrou de forma muito intensa a luta pela sobrevivência de Josh e seu pai. Foi sinistro ver que água e comida estavam acabando na casa deles e o que eles estavam dispostos a fazer para não morrer pela falta de recursos. O pai de Josh, que no início vi como um sujeito amalucado, caótico, exagerado e transtornado, passou a fazer sentido. Suas ideias e planos, passaram a ter razão de existir e a tensão que tomou conta de mim durante a leitura tornou-se permanente.

Adorei acompanhar essa história sobre a falta de recursos e luta pela sobrevivência. Achei as partes de Josh mais interessantes porque considerei muito mais sinistro vivenciar tudo isso trancado entre quatro paredes. Às vezes faltava fôlego durante a leitura. STEPHEN foi magnífico, pois sua forma de narrar permitiu sentir todo o desespero que tomava conta de seus personagens. Foi fantástico! O final ainda trouxe uma surpresinha que me agradou imensamente e me deixou louca querendo o próximo volume.


Confirmei por mim mesma que todos os elogios a PDM foram merecidíssimos! <3 Super recomendo!


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Esse é outro que não tina nem lido a sinopse, mas agora fiquei super curiosa. Adoro ETs e histórias de sobrevivência. Então é pra mim. :3 Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari

    Você sempre aumenta minha lista afff rsrs.
    Este eu nem tinha ouvido falar, e olha que eu gosto de ETs, mas nem sabia que era sobre isso. Aiai eu quero, mas da Bertrand nem sei quando, tenho tantos que quero antes rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feeer, acho que você vai gostar. Dá uma agonia muito grande. Só fiquei triste em saber que o 2º só pro segundo semestre de 2015 e olhe lá :( #mimimi

      Excluir
  3. Oi Mari! Também não costumo me interessar por livros sobre alienígenas, não gosto muito do assunto. A história dele me lembrou um filme, mas não consigo lembrar qual rs. Apesar de parecer ser um bom livro do tema, não cheguei a me interessar, apesar de que, se você gostou, deve ser bom rs. Quem sabe eu o leia algum dia, mas não por agora.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, se você resolver dar uma chance, me conte! Acho que vai se surpreender.

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.