27 de junho de 2014

RESENHA: A EVOLUÇÃO DE MARA DYER - Michelle Hodkin (Ed. Galera Record)



Olá, pessoal!

 Vamos para o nosso último dia da Semana Especial GALERA RECORD. Como era de se esperar, deixei o melhor para o final. Confiram agora a resenha do maravilhoso A EVOLUÇÃO DE MARA DYER, da MICHELLE HODKIN.

A Evolução de Mara DyerA EVOLUÇÃO DE MARA DYER (vol.2)
MICHELLE HODKIN
Série: Mara Dyer
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 406
Gênero: Sobrenatural

SINOPSE: As misteriosas e perigosas habilidades de Mara continuam a evoluir. Ela sabe que não está louca e agora precisa se prender desesperadamente à sanidade. Mara sabe que é tudo real: pode matar com um simples pensamento, assim como Noah pode curar com apenas um toque e que Jude, o ex-namorado morto por ela, está realmente de volta. Mas para descobrir suas intenções, deve evitar uma internação em um hospital psiquiátrico. Confusa com as paredes se fechando e ruindo ao seu redor, ela deve aprender a usar seu poder. 


Depois que li o primeiro volume dessa trilogia, surtei! Quando o solicitei, jamais imaginei que encontraria uma narrativa tão intensa e um enredo tão interessante. Ao fechar o livro, já sabia que MARA DYER seria mais uma série que entraria para minha lista de queridinhas. Foi com certo desespero que esperei por essa continuação, desespero que ficou mais crescente após a GALERA ter anunciado a data de lançamento. Do dia do anúncio até o recebimento, não sosseguei, e foi bastante entusiasmada que li esse segundo volume.

Se no primeiro livro Mara havia me encantado por ser uma narradora não confiável, à beira do surto, e me deixado intrigada com sua provável loucura e poder, em A EVOLUÇÃO DE MARA DYER a garota conseguiu me deixar ainda mais intrigada com sua história. Admito que quando terminei a leitura senti certa raiva da autora, pois queria alguns esclarecimentos e acabei com ainda mais perguntas, mas, depois de passado algumas horas, decidi que achei brilhante o fato de HODKIN conseguir manter o leitor no escuro depois de dois livros.

Uma das coisas que me deixam estupefatas com essa série é a falta de certeza sobre TUDO! A sensação que tive é que a loucura de Mara evoluiu e os mistérios que cercam sua vida cresceram. Adorei o fato de a autora ter inserido uma boneca bastante sinistra na trama. Tenho bastante medo de bonecos e seres do gênero, e isso só ajudou para que meu interesse pela leitura atingisse um grau máximo. Gostei também de ver a forma como o envolvimento de Mara e Noah evoluiu. Geralmente, fico estressada com esses romances, mas, nesse caso, fui fisgada desde o primeiro livro. Adoro ler sobre a relação e cumplicidade dos dois. Mais ainda, adoro ficar na dúvida quanto à sanidade de Noah também.

Um ponto que me fascina nessa trilogia é o fato de não ter certeza quanto ao gênero dos livros. Devido ao fato de Mara e Noah terem algum tipo de poder, classifico-a como sobrenatural, mas tenho minhas opiniões sobre o que de fato acontece com Mara e seu mundo, e, para mim, ela e muitos dos personagens citados estão em um sanatório e ela divaga sobre todos os acontecimentos: seus poderes, as mortes, o relacionamento com Noah, etc. Contudo, algumas passagens são tão intensas que a garota de fato me convence que é atormentada por alguém que pensou ter morrido. E eu AMO esse círculo que vivo enquanto leio MARA DYER, pois acho magnífico acreditar e desacreditar nessa protagonista com claros problemas psicológicos. Algumas vezes chego até a achar que Mara é uma senhora, já com certa idade, que vive em um sanatório e relembra partes de sua vida, misturando-as com sua loucura. Aliás, acho que outros personagens presentes também pertencem a esse mesmo sanatório e que tudo não passa de uma alucinação. Se ao final da trilogia estiver certa, para mim, MARA DYER deixará de ser um livro com toques sobrenaturais e passará a ser um dos melhores thrillers que já li, portanto, torço para estar certa. Obviamente, se os poderes de Mara se confirmarem, também será um dos melhores sobrenaturais que já li. Como disse, adoro estar no segundo livro da trilogia e até agora estar sem saber a qual gênero ela pertence.

Acho muito interessante falar de MARA DYER porque nada pode ser considerado um spoiler, afinal, como nada é revelado, o leitor permanece em constante achismo, fazendo várias conjecturas sobre muitas das situações, mas sem ter nenhuma informação confirmada, tornando a trilogia brilhante e HODKIN uma autora a ser admirada por sua genialidade ao conduzir o enredo de forma a deixar o leitor em constante suspense.

Nesse segundo volume a história cresceu absurdamente. Como disse acima, os vários mistérios que passaram a cercar a garota, tais como a boneca e o que existe dentro dela, serviram de prenúncio para saber que podemos aguardar um fechamento grandioso para essa série, ela pode enredar por qualquer caminho que irá me agradar.

Amei A EVOLUÇÃO DE MARA DYER, e acho que todos deveriam ler, por ser uma série que nos mantém de olhos vendados durante tantas páginas, acredito que consiga agradar aos leitores dos mais variados gêneros, afinal, nada está realmente definido e muitas surpresas ainda podem aparecer no desfecho, que espero não demorar para chegar, pois o desespero para ver a conclusão e saber o que de fato acontece/aconteceu com Mara e quem ela realmente é, já começou a dar as caras. Série recomendadíssima! <3 <3 <3


 

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Mari! Comprei o primeiro livro ontem, nem acredito! Não aguentei, e comprei ele caro mesmo rsrs. Agora é tentar não morrer de ansiedade esperando ele chegar, e ir correndo ler quando eu finalmente tiver ele em mãos. Não li sua resenha inteira, porque fiquei com medo de pegar spoiler do primeiro, mas do que li fiquei ainda mais ansiosa, e curiosa. As expectativas estão lá no alto, e espero gostar muito. É bom saber que a autora conseguiu melhorar ainda mais a história nesse segundo livro, odeio começar uma série com um livro incrível e os seguintes serem ruins. Espero que a Galera lance logo o próximo livro, e também que disponibilize ele em outras lojas, não vejo para vender essa série em praticamente lugar nenhum :/

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, pode ficar tranquila em relação a Spoilers, depois que você ler o 1º vai perceber que nada pode ser considerado spoiler pq a autora nos mantém totalmente no escuro quanto ao que realmente acontece com Mara Dyer. É uma série MARAVILHOSA!

      Bjs

      Excluir
  2. Confesso que não sabia muito sobre essa série mas agora fiquei curiosíssima. Também quero passar por todas essas dúvidas. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com assim não sabia muito sobre essa série, Gabis?
      É excelente!!! Não perca a oportunidade de ler. Você vai amar!!!

      bjs

      Excluir
  3. Eu achei que fosse só esse livro e agora vejo em sua resenha que é uma trilogia. Bom, estou curiosíssima para saber mais sobre a história. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.