25 de junho de 2014

RESENHA: CONFESSO QUE MENTI - Justine Larbalestier (Ed. Galera Record)



Hei, gentes!

Neste terceiro dia da nossa semana especial da GALERA RECORD vou falar sobre CONFESSO QUE MENTI, da JUSTINE LARBALESTIER.

Confesso Que MentiCONFESSO QUE MENTI
JUSTINE LARBALESTIER
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 320
Gênero: Não vou contar J

SINOPSE: Micah Wilkins é uma mentirosa compulsiva. Para ela, mentir é tão natural quanto respirar. Por isso é preciso prestar muita atenção a seu relato e desconfiar de tudo o que ela disser. Por que ela mente? É um segredo que envolve o outro. Tudo começou quando ela nasceu com a doença da família. E desde então Micah criou um labirinto de mentiras para manter todos afastados da única e terrível verdade. Mas quando seu namorado Zach é encontrado morto em circunstâncias violentas e misteriosas, o comportamento nada confiável da menina a transforma na principal suspeita do crime. Agora, para desvendar essa trama e provar sua inocência, Micah Wilkins promete contar apenas a verdade e nada mais que a verdade.

A primeira coisa que preciso dizer sobre esse livro é: “Confesso Que Fui Enganada!” Ao ler a sinopse fiquei bastante interessada, pois imaginei que teria em mãos um livro sobre um misterioso assassinato, contado por uma narradora não confiável. Como junto com CONFESSO QUE MENTI, solicitei A EVOLUÇÃO DE MARA DYER, e o li primeiro, pensei que estaria frente a mais uma história com uma narradora duvidosa, dessas que nos faz circular pelo enredo e procurar falhas em suas invencionices. Contudo, deparei-me com uma menina que, sim, era uma mentirosa, mas que não era uma menina comum, e foi aí que achei que havia sido enganada, pois nada no livro revelava que estaria diante de um gênero literário diverso daquele que foi apresentado pela editora, e que, obviamente, não vou revelar qual é.

Após perceber que CONFESSO QUE MENTI não seria somente uma história sobre uma protagonista não confiável, me senti enganada. Porém, quando finalizei a leitura “Confesso Ter Gostado De Ter Sido Enganada”, isso porque se soubesse realmente sobre o assunto do livro não o teria solicitado, e teria perdido uma história bastante boa.

Não que essa parte misteriosa que pertence a outro gênero seja incrível e diferente, nada disso. Apesar de apresentar algumas singularidades, já vimos em várias histórias o mote que LARBALESTIER apresentou, o que chama realmente atenção é a forma GENIAL de a autora narrar, mesclando presente, passado, mentiras e verdades, e com isso tecendo uma rede incrível de informações. 

Através de uma protagonista extremamente mentirosa, vamos tendo vislumbres dos fatos. E a protagonista é boa! Ela é boa porque sabe mentir, é boa porque sabe manipular, é boa porque sabe contar sua história por pedaços, muitas vezes incongruentes que nos enchem de dúvidas, é boa porque sabe ser traiçoeira e perigosa, e é ótima, porque possui desvio de caráter comum a qualquer ser humano. Não pensem que porque ela mente é uma pessoa totalmente má, mas, obviamente, não é uma garota que possa ser tomada como exemplo de bondade.

ADOREI ver que quando acreditava piamente em algo dito por Micah, me surpreendia ao descobrir, poucas páginas depois, que era mais uma mentira dela, que era mais uma forma dela de enganar a todos com quem convivia e também o leitor. Claro que como uma pessoa normal, algumas vezes senti raiva da garota, afinal, ela contava três, quatro, versões de uma mesma situação e em cada uma delas afirmava que uma parte era verdade, a outra, mentira, o que me dava vontade de dar uns tapas. Mas apesar disso e de ela ir tecendo um nó na minha cabeça de leitora, foi delicioso montar o quebra-cabeça sobre a vida de Micah. 

Quando terminei a leitura, fiquei bastante grata por ter sido enganada sobre o gênero do livro, pois se não o tivesse solicitado, teria perdido a incrível forma de narrar que LARBALESTIER apresentou em CONFESSO QUE MENTI. Recomendo!


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Maaaaari, quero esse livro pra ontem! Se a sinopse já tinha me deixado curiosa para saber mais sobre essa história, com a sua resenha estou com as mãos "coçando" para poder descobrir que mistérios rondam essa personagem.
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, achei MUITO bacana! A forma de narrar é totalmente diferente. É bacana pq desperta vários sentimentos. A gente sente raiva, tristeza... Foi show!
      Acho que você vai gostar.

      Bjs

      Excluir
  2. A Micah tem um probleminha, né? Já deu curiosidade pra saber que tantas mentiras são essas, ahaha.
    Mais um título pra lista (que é imensa). Vou começar a ler "A verdade sobre o caso Harry Quebert", que também li a resenha aqui. :-)

    Bjs

    www.levvvel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ca... Sim, essa guria tem um probleminha, hahahaa. A forma de contar ele é que foi muito original ;)

      Volta pra me contar o que achou sobre Harry Quebert! Foi um dos livros mais foda que li! <3

      Bjs

      Excluir
  3. O que mais me deixou curiosa foi você não revelar o gênero do livro. Também quero saber porque a garota mente tanto. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabis, não pude contar para não estragar a surpresa. Quem ler vai entender. Se eu soubesse o gênero e do que se tratava, não teria solicitado, e perderia uma forma incrível de narrar :/

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Mari! Estou morrendo de curiosidade em saber qual é o gênero do livro, e o porquê de você ter gostado tanto. Tinha gostado da sinopse e me interessado, mas não estava nos mais desejados. Agora vou correndo ver se consigo esse livro para descobrir o que tem de tão bom e interessante nessa história! Adorei.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriii, a história nem é tão interessante assim, mas a forma de contá-la é que se sobressai. Acho que você vai gostar.

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.