18 de março de 2011

RESENHA: A TUMBA - H.P. Lovecrafit (Ed. L&PM)

Olá pessoal.


Hoje trago mais uma resenha e uma surpresa no final do post.






"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." H.P.Lovecraft.



A TUMBA E OUTRAS HISTÓRIAS



Lovecraft é conhecido por suas obras de fantasia e horror. Desde criança foi encorajado ao gênero por seu avô que o introduziu nesse tipo de leitura.

O livro A TUMBA E OUTRAS HISTÓRIAS (Ed. L&PM) é um livro composto por 13 contos e dividido em 3 partes, explicadas mais adiante.

Os contos são carregados de elementos sobrenaturais, folclóricos, culturais, religiosos e de ficção científica, marcas que caracterizam, tanto a literatura de horror, como a escrita de Lovecraft. Por conta dessas características os contos presentes no livro perturbam o leitor e mexem com o psicológico, nos envolvendo na história e suscitando certa ansiedade para chegar ao final do conto e conferir seu desenrolar.

A primeira parte traz contos de um Lovecraft já maduro.

O livro abre com o conto que dá título ao livro: A TUMBA. Neste conto, o rico Jervas Dudley conta como fora diferente dos demais garotos em sua juventude, lendo nos livros coisas diferentes que os outros jovens liam e vendo nos bosques coisas diferentes que as outras pessoas viam. Retraído, Jervas perambula sempre com seus livros, até que um dia encontra o mausoléu da família Hydes, onde existe uma tumba abandonada. O jovem cria então uma obsessão por aquela tumba e passa a frequentar o mausoléu da família e a aconchegar-se na tumba, como se ela fosse um porto seguro a ele. Um dia vai a uma festa, um desastre natural acontece e o atinge. Jervas é levado a um quarto com grades onde se sente preso e solitário. É desse quarto que ele conta sua história de “amor” com a tumba.
As descrições de ambientes vão gerando certo medo psicológico na gente e nos perturbam pela morbidez presente no personagem. O modo sinistro com que o conto nos envolve,  faz com que ansiemos pelo fim, e quando o fim chega, é impossível não perceber a sensação de alívio que toma conta da gente.

APRISIONADOS COM OS FARAÓS é o terceiro e mais longo conto do livro. Ele começa com um tom narrativo completamente diferenciado do que já vimos de Lovecraft até aqui.  Ele aponta questões explicativas sobre o Egito de um jeito meio historicista e só depois começa a desenvolver o horror na história, que fica por conta da incredulidade do homem moderno diante os mistérios ancestrais.

ELE é mais um exemplo de conto que remete aos mistérios ancestrais. Um estranho homem guia o narrador até uma mansão onde um pacto com místicos feiticeiros de antigas tribos indígenas foi feito. O ritual é capaz de fazer revelações sobre o passado e o futuro.

Apesar de corriqueiras histórias sobre casas mal-assombradas, A ESTRANHA CASA QUE PAIRAVA NA NÉVOA é um conto maravilhoso. Trata-se de uma casa localizada no topo de um penhasco, ela parece habitada, porém, ninguém conhece uma forma de se subir até lá. O visitante e filósofo Olney acredita que há um caminho e resolve procurá-lo, uma vez na casa, ele terá um estranho encontro com o morador.


 Além desses, essa primeira parte também é composta pelos contos: O FESTIVAL, que é possível sentir o coração bater mais forte e um nó ser gerado no estômago; HORROR EM RED HOOK, que fala da loucura e mistura folclore e religião, nos deixando realmente amedrontados; ENTRE AS PAREDES DE ERYX, o melhor conto do livro (em minha opinião) que não vou contar para deixá-los curiosos; e O CLÉRICO DIABÓLICO, conto que mais uma vez remete à religião para causar pavor, e causa! É um conto muito sinistro!

A segunda parte do livro é composta pelos contos das PRIMEIRAS HISTÓRIAS do autor.

A FERA NA CAVERNA conta a história de um homem que se perde de seu grupo durante uma visita na caverna. Lá dentro ele sente a presença de uma fera. Mesmo assustado ele consegue ferir a fera e fugir. Quando encontra o guia do grupo resolvem voltar para a caverna, mas lá eles encontram uma surpresa.

O ALQUIMISTA é um conto sobre vingança, maldição, feitiçaria e demonologia.

Fazem parte ainda, os contos: POESIA E OS DEUSES, A RUA e A TRANSIÇÃO DE JUAN ROMERO.

Confesso que gostei mais dessa seleção de contos. Não sei dizer as razões, mas creio que imaginar alguém, ainda adolescente, escrevendo coisas tão boas e com uma maturidade tão visível, teve uma influência maior para que eu os preferisse. (Alguns contos dessa parte foram escritos antes de Lovecraft fazer 15 anos).

A terceira e última parte do livro é composta pelos 4 FRAGMENTOS:

AZATHOTH
O DESCENDENTE
O LIVRO
A COISA NO LUAR

Esses fragmentos são notas tomadas por Lovecraft para posteriormente se tornarem histórias mais longas, porém, nenhum chegou a esse ápice.

Todo fã do gênero horror deve ler esse livro.
O autor tem uma maneira diferente de narrar, sendo ela lenta, descritiva e sinistra, nos causando alvoroço e perturbação. Os contos são, em sua grande maioria, em primeira pessoa, e muitos dos narradores não têm nome, o que nos faz ter a sensação de que eles estão frente à gente contando sua história, e por que não dizer, frente a uma fogueira numa noite escura contando suas histórias de terror.


FICHA DO LIVRO

A TUMBA
H.P. LOVECRAFT
Editora: L&PM
Ano: 2007, reimpresso em 2011
Nº págs: 216
Gênero: Contos de Horror e Mistério
Formato: 18X11

Cortesia da editora para resenha e promoção


Gostaram da resenha?

Ficaram curiosos para ler o livro?

Então aguardem!

DOMINGO começa a promoção dos livros da L&PM.

Até lá, vou postar uma resenha da editora por dia para vocês irem conhecendo os livros que farão parte da promoção.
Espero que gostem da surpresa!



Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Eu já ouvi falar muito do Lovecraft, mas nunca li nada dele. Não por falta de vontade, mas de oportunidade mesmo! Adorei a resenha e quero muito ler esse livro. Vou colocar na minha listinha! =D
    bjs
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Mari! Estava louca atras de um texto que falasse de cada conto desse livro separadamente. ;)
    Esse vai entrar pra lista. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, mas a verdade é que se eu ler esse livro não vou conseguir dormir KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariii

    Você acredita que mesmo eu sendo fã de terror, nunca li nada do Lovecraft?
    Mas já tenho alguns na lista.
    Só não gostei muito do formato do livro. 18x11 é muito estranho o.o

    Thiago
    http://outroconceito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Numa revista conheci esse loveCraft mas nunca li nada que ele tenha escrito, esta história parece ser boa... e adoraria ganhar o livro só assim poderia lê-lo!! XD

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Bem eu ia ler a resenha, mas fiquei com medo de ter spoiler, já que eu ainda não li esse livro, e ele ta la na minha estante esperando a sua vez do desafio.Mas eu li os tres primeiros paragrafos e as divisões das tres partes, e fico feliz de saber como é dividido os contos. Belo post depois que eu ler quero ver se me lembro de vir conferir a resenha por inteiro..beijokas elis!!!!

    ResponderExcluir
  7. Estou muito a procura deste livro maravilhoso. Lovecraft, pra mim, é um dos maiores nomes da literatura. Só posso dizer uma coisa : Eu quero !

    E ótima resenha, rs.

    ResponderExcluir
  8. Resenha muito bem escrita. Adorei e quero ler o livro sim.

    ResponderExcluir
  9. Tentando me matar de curiosidade?

    Beijinhos, Babi

    ResponderExcluir
  10. Comprei este, mas estou sem tempo de ler. Confesso que a resenha me deixou mais curioso ainda. =P

    ResponderExcluir
  11. Nunca li as obras desse autor...

    O único autor de terror que eu conheço e admiro é o Stephen King.

    Irei procurar esse livro para conhec⁻lo! :D

    ResponderExcluir
  12. Ohh my God! mesmo que eu tenha o azar de nao ser a sortuda, vou comprar esse livro... amoooooooooo! eu querooooooooooooooooo! pleaseeeeeeeeeeeeeee adoro faraóse egito

    @migerbasi


    michellegerbase

    ResponderExcluir
  13. Adorei o enredo, o livro já está na minha lista de desejos!

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro livros de terror, mas nunca li Lovecraft, eu sei é uma heresia hehe.
    Gostei da resenha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Lovecraft <3 Adoro contos. E de todas resenhas suas que já li, essa é a melhor :) Ficou muito bem elaborada, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Já li The Call of Cthulhu e The Case of Charles Dexter Ward e estou com At the Mountains of Madness impresso + audiobooks me aguardando. Todos no original. Agora comprei essa coletânea com textos traduzidos. Será que é boa essa tradução? E os contos são bons?

    Eu comentei com alguns amigos que amei The Call of Cthulhu. Eles me responderam que é um dos contos mais fracos e que At the Mountains of Madness é o melhor do autor.

    Espero que os contos dessa coletânea sejam bons!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.