Boa tarde gente.
Como prometido ontem, hoje posto para vocês mais uma resenha da L&PM que fará parte da promoção que começará DOMINGO.
O famoso personagem, Hercule Poirot, está pensando em se aposentar e tem uma calorosa conversa com seu amigo Dr. Burton, que está a rir do nome de Poirot, dizendo que de Hercúleo ele nada possui. Poirot, vaidoso como é, não gosta das brincadeiras do amigo em relação a seu nome e as comparações, decide então que pode sim ser um Hércules. Resolve então, que antes de se aposentar irá aceitar mais 12 casos. Casos que simbolizem os trabalhos de Hércules.
As divisões dos contos são muito interessantes, pois todas contam com os nomes dos 12 trabalhos de Hércules (o da Mitologia), mais interessante ainda é o modo como Agatha Christie conseguiu transformar essas histórias através de simbolismos.
O conto que abre o livro é O LEÃO DE NEMEIA, em que Hércules (o da Mitologia) mata um leão e acaba por arrancar sua pele com as próprias mãos usando-a como vestuário. O LEÃO de Poirot é um tanto inusitado, trata-se de um cachorrinho pequinês desaparecido. Esse primeiro conto tem uma das passagens mais engraçadas do livro, pois o presunçoso Poirot está a imaginar quem será seu leão, pensa em um grande político, alguém da realeza, algum mestre do crime e aí se depara com o caso do cachorrinho Shan.
A HIDRA DE LERNA é baseado na serpente mitológica que possuía nove cabeças que se regeneravam. Para simbolizar tantas cabeças, Agatha lança mão de um de seus melhores recursos, a fofoca. Numa pequena cidade, o Sr. Oldifield é alvo de fofocas. Suspeita-se que ele envenenou a esposa para se casar com outra mulher. O conto me fez pensar muito em Miss Marple , geralmente é ela que se envolve nesses tipos de casos.
Hércules teve que perseguir uma corça por quase um ano para poder completar seu terceiro trabalho, já A CORÇA DA ARCÁDIA de Poirot, foi perseguida a mando de Ted Williamson, um mecânico que se apaixonou por uma jovem criada de uma dançarina russa. A jovem some sem deixar pistas e cabe a Poirot usar seus talentos para descobrir sobre o desaparecimento da moça.
O JAVALI DE ERIMANTO conta a história do perigoso assassino Marrascared. Ele está à solta e pronto para matar! Poirot tem que impedir, mas não o conhece e num hotel com algumas pessoas, fica em dúvida de quem realmente ele é. Na Mitologia, o JAVALI era o ser que devastava tudo por onde passava, obrigando Hércules a capturá-lo.
Hércules desviou dois rios para poder lavar o estábulo de 3 mil bois que há 30 anos não eram limpos. Para limpar OS ESTÁBULOS DE ÁUGIAS Poirot precisou bem mais que água. John Hammet é visto pelo povo como um político honesto e honrado, mas o jornal X-Ray News está pronto para desmascará-lo e afundar o Partido Povo. Com a ajuda de uma importante mulher, Poirot terá que limpar a imagem do partido e acabar com o sensacionalista X-Ray News.
O jovem Harold decide descansar alguns dias num hotel. Nesse hotel está sempre acompanhado da jovem Elsie e sua mãe, duas mulheres adoráveis. Mas outras duas mulheres aparecem, seus narizes lembram os bicos grandes e curvos de algumas aves, AS AVES DO LAGO ESTÍNFALO, fazendo com que Harold compare-as às aves de mau agouro. De repente, o jovem é envolvido numa teia de assassinato e chantagem, e só Poirot poderá ajudá-lo.
O enraivecido TOURO DE CRETA foi capturado por Hércules para ser levado vivo a Hera. O touro de Poirot é esperto e ardiloso. O detetive sai em busca do touro após ser contratado por Diana, uma jovem que fora abandonada pelo noivo de um ano, pois ele alegava estar louco. Apesar de não ser um reconciliador amoroso, Poirot aceita o caso, afinal, o assassinato de algumas ovelhas e um antigo triângulo amoroso podem dar pistas de como capturar esse furioso touro ainda vivo.
Diomedes criava cavalos e os alimentava com corpos estrangeiros. Hércules o castigou entregando-o a seus famintos animais. Em OS CAVALOS DE DIOMEDES, Poirot conhece Sheila. Uma jovem desmaiada que fora drogada em uma festa. A moça diz não lembrar quem forneceu as drogas, mas Poirot tem um palpite diferente. O único jeito de descobrir é fazer com que os cavalos entreguem seu cavaleiro.
Hércules venceu a rainha Hipólita e se apossou de seu cinturão. Novamente alguém toma posse d’O CINTO DE HIPÓLITA, dessa vez alguém que quer uma obra de arte. Mas o que a filha sequestrada de um cônego, que estava a caminho de uma das escolas mais famosas da França, tem a ver com isso tudo? Cabe ao nosso Hércule Poirot descobrir e se (re)apossar desse cinto.
O REBANHO DE GERIÃO traz a tona um caso sobre uma seita religiosa. Na Mitologia, Gerião era um monstro de três corpos, seis braços, e seis asas que fora morto por Hércules. No meio dos fiéis da seita, Poirot terá que descobrir seu Gerião.
Quando Poirot encontra com seu ex-amor, a condessa Vera Rossakoff, e ela marca um encontro com ele no INFERNO, o detetive acredita estar diante de seu último trabalho: A CAPTURA DE CÉRBERO. Na mitologia, o cão Cérbero foi trazido do mundo dos mortos por Hércules com o objetivo de dominá-lo.
A volta de personagens como o inspetor Japp e a condessa Rossakoff nos remetem a outras obras da autora, assim como muitos dos contos nos fazem pensar em outros livros dela e seus diversos personagens, como é o caso do conto A HIDRA DE LERNA, que lembra os tantos casos de fofoca vividos por Miss Marple; o misterioso desaparecimento da criada da dançarina russa, em A CORÇA DA ARCÁDIA, que é impossível não lembrar de Tommy e Toppence; o ambiente escolar de O CINTO DE HIPÓLITA traz muitas lembranças de UM GATO ENTRE OS POMBOS; etc.
Já li vários livros de contos da Agatha e, sem dúvida, achei esse o melhor. A base mitológica enriqueceu muito os contos. Todos foram muito bem elaborados, e apesar da grande diversidade dos contos: desaparecimento, envenenamento, assassinato, politicagem, extorsão, chantagem, loucura, tráfico, roubo de artefatos de arte, seqüestro, religião, eles foram bem amarrados, tornando-se histórias que se completam.
Uma versão moderna e muito bem elaborada das histórias Hercúleas.
FICHA DO LIVRO
OS TRABALHOS DE HÉRCULES
AGATHA CHRISTIE
Editora: L&PM
Ano: 2011
Nº págs: 320
Gênero: Contos Policiais
Formato: 18X11
Cortesia da editora para resenha e promoção
Gostaram da resenha?
Ficaram curiosos para ler o livro?
Então aguardem!
DOMINGO começa a promoção dos livros da L&PM.
Até lá, já sabem, vou postar uma resenha da editora por dia para vocês irem conhecendo os livros que farão parte da promoção.
Então, fãs da Agatha, não percam!
Adorei o novo layout do blog, ficou lindo!
ResponderExcluirEsse livro da Agatha parece muito bom, tenho pensado bastante em começar a ler livros dela.
Beijos!
Deve ser um ótimo livro, adoro a mitologia, realmente ela enriquece toda e qualquer história.
ResponderExcluirQualquer um de Agatha que estejam na promoção aceito como prêmio pq só assim completo minha coleção... abração! XD
ResponderExcluirNossa amei essa resenha, depois de le-la com certeza sei que esse vai ser um dos livros dela que vou amar devorar. Muito bem elaboradas suas palavras...meus parabéns....beijokas elis!!!!
ResponderExcluirMinha nossa, você realmente transpira sua admiração por Agatha Christie ! Resenha perfeita, gostei muito do tema que a autora escolheu. Misturando mitologia com o tema policial.
ResponderExcluirAcredita que esse é o maior clássico da a.c. e eu ainda nem li? Haha.
ResponderExcluirBeijinhos, Babi
Nunca vi um livro de contos da autora!
ResponderExcluirA qualidade deve-se equiparar dos seus longos romances...
Ela é ótima, sem dúvida! Ou melhor, excelente!!
Não é à tôa que é considerada como a Rainha do Crime.
Contos + Mitologia + Agatha *-*
ResponderExcluirPerfeito!