Bom dia pessoal.
Nada como começar segunda-feira com resenha.
O livro que escolhi para resenhar hoje me surpreendeu muito. Estou falando de FALLEN, da Galera Record, selo da Ed. RECORD.
Confesso que depois da imensa quantidade de livros de vampiros que surgiram eu me desliguei um pouco da literatura sobrenatural. Quando começaram a surgir livros de anjos eu continuei afastada, meu pensamento era que eles eram os novos seres que estavam substituindo os vampiros e apenas isso. Conseguia até imaginar a próxima onda sendo livros com duendes e gnomos. Aí me deparei com Fallen por um preço camarada e pensei: por que não? Comprei, devorei, e me apaixonei muito!
FALLEN conta a história de Lucinda Price, uma garota atormentada desde a infância por sombras malignas. Luce não sabe de onde elas vêm, o que são e nem qual a explicação para vê-las. Seus pais a acham estranha, acham que ela tem alucinações e, por isso, a levam a um médico que receita alguns remédios. Remédios que nunca fizeram efeito. Mas Luce quer entrar numa boa escola e para isso finge que não vê mais as sombras. Só que elas estão lá. Sempre estão.
Em uma festa Luce aproxima-se de Trevor, um garoto que ela estava bastante a fim, os dois afastam-se um pouco do local da festa para ficaram sozinhos. Mas Luce nunca está sozinha, sempre tem algo escuro rondando. De repente Luce não vê mais nada. Quando acorda não se lembra de nada e Trevor está morto. Um misterioso incêndio levou o garoto por quem ela estava apaixonada. Ela não consegue ligar os fatos, não sabe o que aconteceu e por isso, a polícia vê nela a possível culpada pelo incidente. Luce é mandada para Sword & Cross, um reformatório com regras rígidas, câmeras de segurança, uma capela com uma piscina no meio, uma floresta sombria e um intrigante cemitério com estátuas de mármore.
É na Sword & Cross que Luce conhece a maluquinha Ariane, a prestativa Penn, a briguenta Molly, e dois rapazes que a deixam dividida: Cam e Daniel, dois garotos misteriosos e cheios de segredos, que estão no reformatório há algum tempo. Isso para não falar de Gabbe, uma possível rival, afinal, ela aparece em todos os lugares balançando os lindos cabelos e sempre atrapalha Luce.
Com personagens instigantes e bem construídos, a autora Lauren Kate consegue criar um mundo de mistério e suspense. A narrativa é maravilhosa. Personagens, lugares, tempo, espaço, situações, tudo é descrito de forma minimamente detalhada, o que nos leva para dentro da história, já que é possível imaginar como são até os galhos e folhas da floresta.
O que mais chamou minha atenção em FALLEN é saber que é uma série realmente escrita para ser uma série. Muitos livros são lançados, fazem sucesso e o autor dá continuidade a imensas sequências para poder vender, mas o livro já tinha introdução, desenvolvimento e conclusão, então pra que continuar?. FALLEN não é assim.
Se pudesse definir o livro em uma palavra escolheria planejamento. FALLEN é um livro planejado previamente para ser uma série. Percebemos isso com a leitura, pois ela é sempre lenta e dá importância a todos os fatos, por menores que sejam, situando o leitor de forma bem realista na história. Digo que é planejado (e muito bem planejado), para ser uma série, pois as primeiras 350 páginas do livro parecem uma introdução. As cinquenta restantes são as que começam o desenvolvimento e aí o livro acaba, acaba e deixa a sensação que uma série de verdade, uma série feita para ser realmente série, deve deixar: QUERO MAIS!
Assim é FALLEN, um livro extremamente bem construído, com lacunas a serem preenchidas por suas sequências. Um livro que deixa todo o mistério dessa primeira parte no ar, e por que não dizer, um romance assustador. O único pecado em FALLEN é saber previamente que se trata de um livro sobre anjos. Até mais da metade do livro não sabemos do que a história vai falar e o que os personagens realmente são, o que serviria para tornar a história realmente misteriosa. No entanto, como todo mundo já sabe que se trata de anjos, ficamos esperando para ver quais personagens farão parte dessa turma celestial. Claro que, para nós, fica a dúvida de quem é o anjo bom e quem é o anjo mau, afinal, com todos em um reformatório e com comportamento pra lá de estranho, fica difícil dizer de que lado os personagens estão.
Não posso deixar de comentar também sobre a capa do livro. Ela é linda? É. Mas isso todo mundo sabe e pode ver, mas ela é gostosa também. Gostosa no sentido do toque. A cada 30, 40 páginas eu parava de ler para acariciar o livro (acho que eu o gastei de tanto passar a mão).
Diante tudo isso, só posso dizer que me rendi aos encantos da série e estou completamente apaixonada. Que venham as seqüências o mais rápido possível! E, se não vieram tão rápido, não tem problema, a riqueza dos detalhes de Lauren jamais permitirão que eu esqueça até os mais singelos acontecimentos.
Concordo, a capa é linda!
ResponderExcluirLendo a sua resenha, deu até vontade de ter os livros nas mãos!
BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros
Tô relendo, acredita que fui ler Tormenta e não me lembrava bem da estória, mas lembro bem que Fallen não foi tudo o que achei que seria, vamos ver em Torment ... rsrs
ResponderExcluirBjos do Mix.
Parabéns pela resenha Mari! Já li Fallen e amei! Estou ansiosa para ler Tormenta. Beijos!
ResponderExcluirÓtima resenha! Deu uma vontade louca de ler fallen, fora que a capa é incrível!
ResponderExcluirBeijos
TalitaR.
Glossdmenta.
Oi Mari
ResponderExcluirVai ser uma das minhas próximas leituras.
Sua resenha explica o motivo de algumas pessoas não terem gostado do livro.
Acho que justamente por essa "introdução" da história ser tão grande.
Eu gosto de livros que já nascem pra ser série. Acho que fica mais interessante quando você é obrigado a ler as sequências para saber exatamente o que está acontcendo, coisa que não acontece com os livros que acabam tendo continuação somente por ter dado lucro.
Quanto a capa eu não tenho mais o que falar, você já disse tudo, é realmente maravilhosa
Bjos
Thiago
http://outroconceito.blogspot.com
Minha nossa, que bom que comprei o livro a poucas semanas, porque se eu lesse essa resenha antes e tivesse de esperar para conferir a história iria enlouquecer.....ha mas pode deixar que sabado vai ser o dia de Fallen para mim...\o/....mas isso quer dizer que em breve vou querer Tormenta....ai ai...ficou maravilhosa sua resenha!!!!!!!
ResponderExcluirInteressante saber que vc gostou tanto do livro. Eu comecei a ler (achei a capa lindaaa) mas parei, achei bem fraquinho. Vou dar uma seguda chance a ele, então!
ResponderExcluirBjocas
Louca pra ler. Infelizmente ( ou para mim não) estudo um livro, sim, pela capa. Imagino que, se a editora/autor o que quer que seja, tenha se empenhado numa capa tão linda, não iria deixar o conteúdo por se esperar.
ResponderExcluirVou ler com certeza *-*
Eu também adorei Fallen, e também achei uma falha saber que era um livro sobre anjos, como você disse até a metade do livro num dá nem pra perceber.
ResponderExcluirGostei bastante dos personagens, principalmente da Ariane e do Cam.
Beijos
Capa linda, conteúdo fantástico...........Terminei há alguns dias esse livro e só tenho a concordar com vc..me apaixonei pela série, tanto q estou esperando Tormenta chegar..rs
ResponderExcluirNo inicio, como vc citou na resenha, é impossivel saber o que vai acontecer...isso q mantém a curiosidade e o fascinio sobre o que vai rolar..
Bjs..
E eu pensando que fui a única a pirar com a capa de Fallen ashuashuas’
ResponderExcluirParece veludo, não é?! Mas só a parte do vestido incrivelmente deslumbrante. Amei demais a história (e principalmente pelo gato e misterioso Cam) achei incrível esse ar misterioso meio gótico da história. Em apenas três dias terminei de ler e queria insistentemente começar a ler Tormenta. A Luce às vezes me dava raiva :p E gostei muuito da Ariane e da Penn. Sem falar do Daniel, que após alguns acontecimentos, se mostrou um fofo, não é?!
Beijos, Lara Andrade
the-adolescent-dreamer.tumblr.com
Adorei a resenha, definiu bem o que o livro passa, adorei ele
ResponderExcluir