24 de março de 2011

RESENHA: TEQUILA VERMELHA - R. Riordan (Record)


Boa noite queridos.

Hoje apresento para vocês resenha de um livro que me surpreendeu muito. Trata-se de TEQUILA VERMELHA, o primeiro livro da série TRES NAVARRE do autor Rick Riordan.

O livro é um dos lançamentos da EDITORA RECORD e promete ser um fenômeno. 

O livro foi cortesia da editora para resenha e estou simplesmente apaixonada pela história, pelo protagonista, por seu gato, por tudo. Rick Riordan mostrou que pode ser um autor multifacetado. Mas falo disso na resenha. Vamos a ela...

TEQUILA VERMELHA









Nunca se aproxime de uma coisa morta até que ela esteja fria como o chão. Nunca.” p.123.



Esse foi o conselho que Jackson Navarre deu a seu filho Jackson “Tres” Navarre durante um sonho. Tres sonhava que estava caçando com o pai no rancho da família em Sabinal.

O sonho poderia ter acontecido dez anos antes, pois foi exatamente isso que Tres fez, seguiu o conselho do pai e afastou-se do corpo enquanto ainda estava quente.

Com a morte de seu pai, o jovem Navarre decide ir embora da pequena San Antonio para a grande San Francisco. Mas todo corpo enterrado sem um assassino como culpado volta para “assombrar”. É assim que Tres, atormentado pela morte do pai, e encorajado pelo contato com a ex-namorada do ensino médio, Lillian Cambridge, decide voltar para a cidade natal. Dez anos seriam suficientes para poder se aproximar de alguma coisa morta que já deveria estar fria como o chão. Deveria...

Ao voltar para cidade em busca de seu grande amor, Tres começa sofrer ameaças, alguém não quer que o filho do ex-xerife Navarre revire o passado. Mas Tres, agora um detetive particular sem licença, está determinado, cansou de fugir do passado. Alguém assassinou seu pai, e mesmo que tantos anos tenham se passado e o FBI não tenha conseguido descobrir os culpados, ele está disposto a saber quem foi e por que.
  
Obstinado, começa a procurar na pequena cidade por amigos de seu falecido pai e por seus próprios amigos da época de escola para que o ajudem a desvendar o caso. Mas o policial Jay, que sempre bateu de frente com o pai de Tres, está disposto a dificultar a vida do rapaz.  

Em meio a reencontros com o passado, descobertas acontecem, e com elas, mais ameaças, logo depois um seqüestro. Lillian desaparece misteriosamente. A família Cambridge,  encorajada pela família do ex-noivo da moça, resolve não prestar queixa, afinal, famílias ricas e importantes não querem ser envolvidas em escândalos nas páginas dos jornais.

Enquanto Tres decide que vai encontrar a amada a qualquer preço, revelações sobre a morte de seu pai começam a surgir. Poderia o crime de dez anos atrás estar ligado ao seqüestro de Lillian? Quem haveria de querer espantar o rapaz para longe da cidade novamente e por quê?

Corpos começam a aparecer, e dessa vez, Tres não tem como ir embora. Já está envolvido no caso. O passado já está revirado e refletindo no presente, não há como esperar corpos esfriarem, mas “as pulgas, os carrapatos, os bichos-de-pé, e todo tipo de parasita que habite o animal, procuram o corpo quente mais próximo para onde pular.” (p.123). Bem, o jovem Navarre é esse corpo, agora ele terá que desmascarar os parasitas da cidade para poder sobreviver.

TEQUILA VERMELHA é um romance policial que esconde segredos, sujeira política, corrupção, chantagem e um passado. Um passado sujo de muitos personagens. É o primeiro romance, de uma série de livros, protagonizado por Jackson Tres Navarre. Jackson é um detetive sem licença, filho de pais divorciados, com um meio-irmão chapado e tem como fiel companheiro Robert Johnson, seu gato exigente, intolerante, mimado e temperamental (como são todos os gatos). 

Um livro policial totalmente diferente. Esqueça um detetive metódico que dá pistas durante o livro, esqueça aquilo de ficar tentando adivinhar os culpados e os porquês. Não que não tenha como fazer isso, mas Jackson conta sua história de forma tão envolvente que acabamos por não perder tempo tentando adivinhar as revelações que vão surgir. Tres não é um detetive frio que vive de fatos e descobertas, pelo contrário, o personagem se expõe, se abre completamente ao leitor. Fala de suas habilidades, fraquezas, angústias, seus medos, desejos, suas dúvidas, expõe seu humor ácido e seu sarcasmo ferrenho. Não tenta fazer o papel de mocinho, não tenta ser o melhor, o que ele quer é passar a história que transformou e atormentou os últimos dez anos de sua  vida.

E já que o assunto é esquecer, esqueça o Rick Riordan que escreve para o público infanto-juvenil. Com TEQUILA VERMELHA é possível perceber como Rick é grandioso, um camaleão. A narrativa é completamente diferente, a escolha das palavras, o enredo, a forma de contar, descrições de personagens e paisagens... É impressionante a habilidade do autor com as palavras para escrever para dois públicos tão distintos. Muitos autores quando desejam mudar de público acabam criando pseudônimos, Rick não precisou utilizar desse subterfúgio, conseguiu, com nome próprio, construir uma história completamente diferente com um personagem-detetive que foge aos padrões. Em comum, esses dois Ricks possuem duas coisas: o nome, e a ação que envolve seus enredos.


FICHA DO LIVRO

TEQUILA VERMELHA
RICK RIORDAN
Editora: RECORD
Ano: 2011
Nº págs: 430
Gênero: Romance Policial

Cortesia da editora para resenha.












Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Quero ler esse livro, adoro romances policiais. E também acho que está na hora de eu 'dar uma chance' para esse autor, já que não li nenhum livro da série Percy Jackson (e nem pretendo ler xD)

    A resenha ficou ótima.

    Teh mais

    ResponderExcluir
  2. JA OUVI FALAR DESSE LIVRO, E TO LOUKA PARA LER, AFINAL VIREI FA DO RICK DEPOIS DE LADRAO DE RAIOS E MAR DE MONSTROS, E SE ELE É TUDO ISSO QUE VOCE DISSE COM CERTEZA É MAIS UMA COLEÇAO QUE VOU TER PRAZER EM COMEÇAR. ÓTIMA DICA...BEIJOAKS ELIS!!!

    ResponderExcluir
  3. EU QUERO QUERO QUERO QUERO QUERO!! Amei a resenha! Já tava com vontade de ler antes, agora que eu quero ler mesmo!!!!
    bjs
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. UAU!!

    Dele só tinha lido msm os Percy Jackson... Me falaram muuuitissimo bem do livro da Piramide (n lembro de é Piramide Vermelha, algo assim) que é sobre deuses egípcios... De fato o cara anda escrevendo pra caramba (inveja mortal! Mas um dia terei tempo pra escrever minhas coisas tbm >.<)

    Mais um pra minha lista!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Nossa...
    fiquei ansiosa para saber mais! *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei ler Percy Jackson dele, acredito que por ser mais um livro do Riordan, vou adorar ler esse também, apesar de ser bem diferente do estilo de Percy Jackson.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu amo Percy Jackson, já li A Pirâmide Vermelha e tb adorei. Então, TENHO q ler esse livro ;)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.