24 de março de 2011

RESENHA: CONFIE EM MIM-Harlan Coben (Sextante)

Boa noite pessoal.

Como já anunciei aqui no blog, temos uma nova editora parceira, a SEXTANTE.
Um dos livros da editora que terá resenha aqui no blog é o CILADA do Harlan Coben. Mas para já ir colocando vocês a par do universo do autor, vou postar as resenhas dos outros livros dele (um melhor que o outro). Vou começar por CONFIE EM MIM, o primeiro que li. E claro que o Harlan vai ganhar um lugar na seção ESPECIAL: AUTORES


CONFIE EM MIM – HARLAN COBEN



CONFIE EM MIM foi trazido para o Brasil pela EDITORA SEXTANTE em 2009. No original Hold tight, ganhou título muito pertinente aqui, afinal, um livro que fala de relações familiares de um jeito tão perturbador, não poderia ter em seu nome algo que não fosse relacionado à palavra confiança.

A história principal envolve a família Baye: Mike, o pai; Tia, a mãe; Jill e Adam, os filhos. Adam começa a se comportar de forma arredia e fica cada vez mais distante da família após o suicídio de Spencer, seu melhor amigo. Preocupados com esse comportamento, os Baye instalam um programa no computador do filho. Um programa que permite monitorar o que o filho faz na rede. Dias depois Tia recebe um relatório. Adam havia recebido uma mensagem: “FICA DE BICO CALADO QUE A GENTE SE SAFA.” Diante tal mensagem os pais do garoto não apenas têm certeza de que algo está acontecendo, como que o filho anda escondendo muita coisa.  Mais alguns dias se passam e Adam recebe outra mensagem, dessa vez um convite para ir a uma festa e ficar chapado. A família já sabendo o que aconteceria na festa proíbe o menino de ir, mas Adam some sem deixar rastros. Teria fugido de casa ou sido sequestrado?

Enquanto os Baye sofrem com o distanciamento e desaparecimento de Adam, os pais de Spencer sofrem pela perda do filho e não conseguem entender como não repararam no que estava acontecendo com o menino para que ele optasse pelo suicídio. Mas uma foto é encontrada e Spencer não estava sozinho naquele dia. Seria mesmo suicídio?

Marianne, uma jovem e linda moça desaparece. Uma prostituta é encontrada morta em um beco. O que essas duas mulheres têm em comum? Para a polícia, nada. Mas para a investigadora Loren Muse pode haver uma conexão.

Nash é um frio assassino que conta com a ajuda de sua parceira Pietra. Por causa de uma fita os dois acabam com a vida de Reba Cordova. Quem era Reba? O que continha na fita?

Guy Novack passa por um terrível incidente com sua filhinha Yasmim, tudo por causa de um professor. Como um professor é capaz de afetar a vida de uma criança de forma cruel?

A família Loreman sofre com a doença do filho Lucas. O menino precisa de um transplante de rim urgente. A mãe pode salvá-lo,  mas para isso, terá que revelar um segredo que pode destruir a família. Qual saída escolher?

No início do livro Coben vai contando sobre essas famílias e explorando os problemas que as cercam. A quantidade de situações nos deixa confusos e curiosos. Ficamos nos questionando a razão de tantos personagens e se mais pra frente fará algum sentido ou quem irá se relacionar com quem. Conforme vamos prosseguindo com a leitura percebemos que algumas lacunas começam a ser preenchidas e algumas coisas começam a fazer mais sentido, mas em momento algum conseguimos imaginas que TODAS as histórias vão se entrelaçar, que TODAS elas partem de um mesmo e único acontecimento. Os enredos vão se fundindo de modo abismal, fazendo com que fiquemos pasmados tamanha criatividade do autor em dar tantas informações sobre tantos personagens e situações, mas que por fim possuem uma só razão, um só motivo.

É justamente nessa fusão de histórias que Coben vai conquistando o leitor a cada capítulo. Cada um deles vai falando de uma família, de algum personagem e ao final sempre alguma “coisinha” fica no ar, aí lemos o próximo capítulo de forma desesperadora esperando alguma relação entre esses personagens, entre essas famílias. Famílias que amam seus filhos e estão dispostas a tudo para protegê-los, famílias que escondem segredos, famílias que vivem de mentiras, famílias que tentam superar traumas, famílias que tentam superar mortes. Acima de tudo, CONFIE EM  MIM  mostra como a dor é sentida de forma diferente no núcleo de cada família e por cada um dos personagens, mostrando as angústias e consequências que esse sentimento trouxe à vida dos envolvidos.

CONFIE EM MIM foi o primeiro livro do Harlan que li. Li, adorei e virei fã. Coben escreve de forma magnética. Parece que um imã puxa as personagens, puxa as situações e principalmente, puxa o leitor para dentro do livro. Não é apenas uma história policial, é muito mais que isso, é um suspense eletrizante que nos coloca para refletir, e muito, a respeito de todos os temas que o livro aborda: bullying, invasão de privacidade, “permissividade”, omissão, carência, drogas e tantos outros.  






Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. NOSSA ESSA RESENHA FICOU EMPOLGANTE, EU AINDA NAO LI NADA DESSE AUTOR, POREM MEU IRMAO AMADO GANHOU CILADA DE NATAL DA NAMORADA E LEU DISSE QUE GOSTOU, POR ISSO ME EMPRESTOU, TA LA EM CASA A MINHA ESTANTE ESPERANDO A SUA VEZ, DEPOIS DO QUE VOCE ESCREVEU AQUI ESPERO CONSEGUIR LE-LO NO PROXIMO MES.....VALEU A DICA BEIJOAKS ELIS!!

    ResponderExcluir
  2. Muito tenso... Se não fosse mais de meia noite, procurava ele agora... Mas acho que vou ler n conte a ninguem primeiro... depois de toda aquela propaganda sua =D

    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. OTIMA RESENHA.

    TMB GOSTEI MUITO DE CONFIE ME MIM..

    É UM EXCELENTE SUSPENSE.. HARLAN COBEN É

    OTIMO NISSO

    ResponderExcluir
  4. olá!

    Ótimo blog, e ótimo post sobre HC.
    Já li todos!

    Parabéns!Seguirei o blog.

    Segue também: http://esevcfosselouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!
    Este é um livro que pretendo ler em breve, e como adoro a escrita do autor, uau! ;D

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  6. Também foi minha estreia com Harlan e foi amor á primeira lida.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.