20 de março de 2011

RESENHA: CASA DO PENHASCO-A.Christie (Ed. L&PM)


Agora a resenha do último livro da EDITORA L&PM que fará parte da promoção. 

A CASA DO PENHASCO

Em 2011 a Editora L&PM lançou mais um maravilhoso livro da Agatha. A CASA DO PENHASCO, que considero um dos melhores livros da autora.

O fiel amigo de Poirot, Hastings está passando férias na Inglaterra e aproveita para encontrar-se com o detetive. Juntos vão para a cidade St. Loo, no litoral da Inglaterra, para descansarem no Hotel Majestic, afinal, Poirot já está aposentado e quer aproveitar os prazeres da vida.

No hotel os amigos conversam sobre o desaparecimento de Michael Seton, um piloto que tentava dar a volta ao mundo. Hastings quer saber do amigo detetive se ele não se interessa pelo caso, ao que Poirot diz que NADA o fará voltar para as investigações. Hastings não acredita nisso, mas mal consegue dar sua opinião sobre o assunto, Poirot já está de pé e andando, é quando tropeça numa raiz e caí, torcendo o tornozelo.

Hastings e uma moça correm ao socorro do detetive, ajudam-no a levantar-se e o levam para o quarto. A moça é Nick Buckley, proprietária da CASA DO PENHASCO. Poirot simpatiza com a moça e agradecido, começa a puxar conversa com ela sobre a casa, se ela mora sozinha, se não tem medo da mansão escura que poderia ser assombrada, etc. Achando a conversa engraçada Nick apenas responde que se a casa for assombrada ela deve ter um anjo da guarda muito bom, afinal, nos últimos três dias havia escapado da morte três vezes.

No meio da conversa Nick reclama de uma abelha que passou perto de seu ouvido. George, um comandante da Marinha inglesa está à procura de Nick, ela se levanta para ir, mas deixa o chapéu que usava para trás. Ao segurar o chapéu Poirot vê um buraquinho na aba dele. Examinando ao redor percebe de onde veio o furo. Ali, ao lado deles, está uma bala de revolver.

Poirot resolve que o descanso acabou! É preciso conhecer A CASA DO PENHASCO e tentar a qualquer custo salvar a vida da srta. Nick. Quando a procura em casa e lhe mostra a bala, ela acha inacreditável e até se empolga com a história de alguém querer matá-la, mas não vê o porquê, ela não é uma  herdeira milionária e sua morte não renderá nada a ninguém.

Quando Nick conta sobre as três situações que quase lhe tiraram a vida, Poirot acredita que a situação é mais grave que imaginava. O detetive e Hasting resolvem permanecer na casa para proteger a moça, mas a mansão conta com outros visitantes: Maggie Buckley (prima de Nick), Frederica Rice (amiga de Nick), Jim Lazarus, Comandante George Challenger, Charles Vyse (primo de Nick), e os Croft, casal que alugava o chalé perto do portão da propriedade. Havia também os empregados: Ellen, seu marido (o jardineiro) e o filho do casal.

Nick dá uma festa, mas um terrível fato acontece, um de seus convidados morre. A moça fica inconsolável e Poirot e Hastings resolvem partir para Londres para investigar o caso.

Em Londres os dois descobrem que o tio do piloto Michael Seton havia morrido e deixado toda a fortuna para o sobrinho. Mas agora o sobrinho também estava morto, e toda sua fortuna pertencia à noiva Magdala Buckley. Poirot precisava descobrir com Nick quem era Magdala, pois elas deviam ser parentes, mas a moça estava sofrendo uma quinta tentativa de assassinato, desta vez por envenenamento.

O que Nick e a fortuna dos Seton teriam em comum?
Por que alguém estaria querendo matar a moça?

A CASA DO PENHASCO é um livro magnífico, com um enredo cheio de surpresas e reviravoltas.  A gente passa a história toda querendo encontrar as amarras, mas é completamente impossível. Nada parece fazer sentido. O mais engraçado é que, pela primeira vez, Poirot parece tão perdido quanto o leitor. As soluções por ele apontadas vão caindo por água com o desenrolar da história, frustrando até mesmo o poderoso detetive. A história está quase no fim e Poirot ainda não conseguiu se situar, não conseguiu entender, e nem conseguiu achar o culpado e o motivo. É através de uma frase dita que ele consegue colocar suas célulazinhas cinzentas para trabalhar, mas mesmo assim fica decepcionado com a descoberta.  

Todos os livros da Agatha Christie são geniais, mas quando ela coloca seus personagens “trancafiados” em um mesmo ambiente a obra torna-se grandiosa, pois ela consegue explorar profundamente a personalidade de cada personagem, de modo que, aos olhos do leitor, todos eles pareçam culpados por alguma razão. Quando não há razão aparente nós a criamos, uma vez que nos encontramos completamente submersos na história e queremos desvendar o crime antes de Poirot.

FICHA DO LIVRO


A CASA DO PENHASCO
AGATHA CHRISTIE
Editora: L&PM
Ano: 2011
Nº págs: 224
Gênero: Romance Policial
Formato: 18X11

Cortesia da editora para resenha e promoção


Gostaram da resenha?

Ficaram curiosos para ler o livro?
Então aguardem!

Ainda HOJE começa a promoção dos livros da L&PM.

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Já li A Casa do Penhasco e não gostei muito.
    Quer dizer, o livro é bom, pelo suspense e por aquilo de quase todos personagens poderem ser culpados, mas não passa disso.

    Para mim, Sir Arthur Conan Doyle com seu Sherlock Holmes é muito melhor!

    ResponderExcluir
  2. Não li a casa do penhasco, porém ouço muitos elogios não seria diferente nos livros de Agatha!
    POirot forever!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li este, mas a resenha me deixou bastante intrigado, eu quero ganhar ele!!! XD heehhe

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Nossa noto que você é vidrada na Agatha mesmo, e isso é bom, porque noto o quanto você consegue demonstrar sua admiração pela escritora em suas resenhas, sabe instigar nos leitores a querer urgentemente ler o livro. Meus Parabéns....e claro que depois de ler as resenhas vou participar da promoção....beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom livro. Ainda, infelizmente, não o possuo. Mas quem sabe agora, né?
    Na resenha você consegue dar muitos detalhes da história e deixar o leitor curioso. E os curiosos que leiam, pois como já disse, é muito bom livro.

    ResponderExcluir
  6. Outro livro policial muito bom ! E com o clichê que todo mundo gosta : o mocinho tentando salvar a donzela da morte ! Ah, vamos, quem não gosta, né ?

    Ótima resenha, ótimo blog !

    ResponderExcluir
  7. OMG, eu preciso lê-lo imediatamente!

    Beijinhos, Babi

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li A Casa do Penhasco, mas pretendo ler quando ganhar a promoção. hihi
    Adoro os livros da Agatha e sempre que posso estou adquirindo mais um suspense pras minha leituras. Vejo que esse não é diferente, só pela resenha vi que é um livro e tannto. ;)

    ResponderExcluir
  9. Sempre que eu penso que já li todos os livros com o Poirot que eu poderia encontrar, aparece mais outro de que eu nunca ouvi falar, heh.
    Adoro os livros narrados pelo Hastings, tenho mesmo que procurar por esse! ^-^

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez, Agatha pega-nos novamente!! :D

    é impressionante a narração simples da autora mover a todo instante nos livros. É como o Sidney Sheldon, sua narração é agil, simples e rápida, sem descrições exageradas.

    A rainha do crime nos pega com A casa do penhasco!

    ResponderExcluir
  11. Tenho um monte de livros da agatha aki em casa (todos do meu pai) comecei lendo a mão misteriosa, tinha visto o filme e achei legal xD

    Bjocas

    ResponderExcluir
  12. Acho que Agatha é uma das melhores escritoras de todos os tempos. Narração simples sem muita enrolação. Btw, adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  13. A Casa do Penhasco foi o primeiro livro que li da Agatha e foi só o que precisou para que eu me apaixonasse pela obra da autora.
    Poirot está magnifico...como sempre! Não existe na literatura detetive melhor que o pequeno belga :)

    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Agatha consegue como ninguém me fascinar mesmo depois de tanto tempo..
    O mistério que A Casa do Penhasco envolve é daqueles q te deixam preso nas teias q vão se formando no decorrer da história..rs
    Poirot como sempre, acaba sendo um mestre.
    Livro mais q recomendado.
    Resenha ímpar :)

    ResponderExcluir
  15. Os livro dessa autora e impressionante..gosto de livro de assassinato.......amei

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.