27 de setembro de 2013

RESENHA: CONQUISTA - Ally Condie (Ed. Suma de Letras)

Oi, pessoal!

Este mês postei resenha de várias Distopias, e para fechar a semana, vou falar de CONQUISTA, terceiro e último livro da série DESTINO da ALLY CONDIE, lançado pela SUMA DE LETRAS.

ConquistaSINOPSE: Em uma Sociedade que não permite escolhas nem imperfeições, um pequeno erro pode ser o elemento que faltava para iniciar uma revolução. 'Conquista' é a continuação de Destino e Travessia. No livro, a autora retoma a história de Cassia Reyes, jovem que pertence a uma sociedade controlada por um Estado totalitário ainda que nele não haja pobreza e a população tenha acesso a direitos básicos, como alimentação, moradia e emprego. O futuro de Cassia não poderia ser mais incerto agora que ela resolveu seguir para as sombrias Províncias Exteriores, campo de extermínio dos cidadãos banidos pela Sociedade. Ela está à procura de Ky Markham, com quem desenvolveu uma relação proibida, e que havia sido aprisionado, com um destino que se encaminhava para a morte certa.

Vi diversas opiniões de pessoas falando que não gostaram de CONQUISTA, que a autora não fechou a trilogia de forma promissora e que foi tudo mais do mesmo. No entanto, minha opinião, é completamente contrária dessa maioria. Mas tenho meus motivos.

Quando DESTINO foi lançado não me interessei pela leitura. Tanto foi falado sobre o casal, que pensei tratar-se apenas de mais um livro adolescente, cheio de frescuras, etc. Quando TRAVESSIA chegou, foram tantos blogueiros falando sobre a série, que me rendi, fui ler. Foi então que me apaixonei!

DESTINO foi uma das primeiras, se não a primeira, Distopia que li. Ao ler a narrativa de CONDIE fiquei fascinada. A Sociedade, as Cidades, as cores dos comprimidos, todo aquele universo apresentado era completamente novo para mim. Após a leitura do primeiro livro, já sabia que acontecesse o que fosse, essa série marcaria minhas leituras e seria sempre uma querida.

Quando achava que a autora não tinha mais como me surpreender com os atos da Sociedade, e em como ela submetia seu povo, ela chegou com TRAVESSIA e me deixou completamente aturdida com tudo que apresentou, e me encantou ainda mais ao dividir a narrativa, em primeira pessoa, com o ponto de vista ora de Cassia, ora de Ky.

Ao ter CONQUISTA em mãos, confesso não ter tido expectativa alguma, afinal, o livro demorou tanto a chegar que parte de minha empolgação foi embora. Muitos dos detalhes e singularidades dos livros anteriores se perderam em minha memória, pois são tantas as leituras que fazemos que é impossível guardar todos os detalhes de todas. Por isso, fui ler CONQUISTA apenas como um livro de desfecho, para saber o final e o que iria acontecer. Para saber quais seriam as atitudes do Piloto frente à Insurreição.

Ao contrário de muitas pessoas que acharam bastante repetitivo o fato de o livro trazer uma praga, ter uma pandemia, etc... Isso não me incomodou. Como disse ali em cima, por ter sido uma das primeiras séries Distópicas que passei a acompanhar, condicionei-me a achar que tudo o que lia era inédito, mesmo já tendo lido coisas semelhantes em outros livros do gênero, e a “cópia” estava nas séries que passei a acompanhar depois. Esclareço que isso é um “achismo” apenas meu, pois também considero algumas séries que li depois “cópias”.

Resumindo, CONQUISTA traz sim um clichê, mas que adorei acompanhar. Claro que o livro tem pontos altos e baixos. Por diversas vezes achei muitas partes confusas, outras, eram muitas páginas para explicar a mesma coisa, o que tornava a leitura enfadonha e enrolada; Cassia, dessa vez, me cansou; Ky não se pareceu com o mocinho que tanto gostei nos volumes anteriores; e Xander, que nos outros livros eu se quer simpatizava, me conquistou *_*

Mas o ponto mais alto de CONQUISTA (assim como dos volumes anteriores) é a narrativa de CONDIE. Apesar de ela nos apresentar personagens adolescentes, eles são muito maduros, espertos, conscientes. Adoro o fato de que mesmo havendo um triângulo amoroso, é impossível achar qualquer passagem do livro melosa demais. Além disso, mesmo havendo tal triângulo, não há rivalidade entre os personagens, pelo contrário, eles são amigos, se ajudam na necessidade, e querem o bem um do outro. Diante tantos livros com jovens mesquinhos e intrigueiros, a série de CONDIE é uma verdadeira dádiva em relação à personalidade e atitude dos adolescentes.

Dessa vez ALLY inovou mais uma vez, se em TRAVESSIA ela dava voz ora a Cassia, ora a Ky, em CONQUISTA ela deixa Xander também ter seu espaço e narrar os fatos por seu ponto de vista, e justamente por isso que o rapaz caiu em minhas graças. A história dele frente à Insurreição, a forma como ele se doou para ajudar a criar uma cura, seus ideais, pensamentos, posicionamentos, tudo serviu para que conhecêssemos melhor e mais profundamente o personagem, e diante tantas informações sobre ele, é impossível se manter indiferente ao tipo de ser humano generoso e bondoso que ele é.

Contudo, o que mais gosto nessa série é a forma de narrar da autora. As palavras dela soam diferente. Parecem mais melódicas, mais poéticas. Não é aquela narrativa crua, de expor fatos, pragas, revoluções; é algo diferente e que simplesmente não consigo explicar, mas acredito que quem já leu algum dos livros da série vai entender o que estou tentando dizer.


CONQUISTA não é um livro perfeito, tem, sim, seus pontos baixos, mas, apesar deles, senti imenso prazer com a leitura, fiquei satisfeita com o desfecho e achei que teve um belíssimo final. Fiquei muito feliz em ver que CONDIE não resolveu estender sua série após conferir o sucesso dela. Para mim, foi extremamente prazeroso saber que com essa leitura finalizei mais uma de minhas tantas séries começadas, e para mim, ao contrário do que foi para muitos, CONQUISTA fechou a trilogia muitíssimo bem. ADOREI!



FICHA DO LIVRO

                  CONQUISTA
ALLY CONDIE
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2013                   
Nº págs: 360
Gênero: Distopia

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Tenho muita vontade em ler essa trilogia, porque sou fã de distopias e está em uma que está na minha wishlist. Gosto bastante das capas e fico feliz que a Suma as manteve. Enfim, sua resenha ficou ótima e me deixou mais animado para adquiri os livros. Acho que já posso comprar os três de vez e ler direto :D

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei as capas dessa série lindas, mas confesso nunca ter procurado o enredo. Me interessei, talvez um dia eu leia. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou meso precisando ler este livro!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.