3 de setembro de 2013

RESENHA: A DESCONSTRUÇÃO DE MARA DYER - Michelle Hodkin (Galera Record)

Oi, gente!

Estou completamente perdida e sem saber como começar a resenha de A DESCONSTRUÇÃO DE MARA DYER, da MICHELE HODKIN, lançado pela GALERA RECORD.

A Desconstrução de Mara DyerSINOPSE: Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la....

Eu havia feito uma promessa de não começar mais nenhuma série até o final do ano, afinal, são tantas começadas e nenhuma acabada, que chega a dar desespero. Estava decidida a passar longe de MARA DYER, mesmo tendo curiosidade sobre o livro. Aí comecei a ler resenhas sobre ele... Pra quê?

Claro, quebrei a promessa e fui desvendar os mistérios da mente insana de MARA. Bom, desvendar mistérios é um exagero e uma mentira, uma vez que nesse primeiro volume da série muito pouco é desvendado. A todo momento ficava mais perdida e mais cheia de “achismos” para as mais diversas explicações que criei em minha mente.

MARA DYER é quem narra sua própria história. No começo sabemos apenas que ela mudou de cidade e que sofre pela perda de suas amigas e namorado. Mas Mara sofre de algum problema psíquico, por isso, tudo que se relaciona à morte dos amigos nos é revelado aos poucos, conforme ela mesma vai se lembrando. Porém, como Mara é meio “abilolada” (meio... como fui gentil *_*), ficamos sem saber se podemos confiar nesses fatos narrados por ela. Aliás, até agora não sei se o que ela contou foi real ou imaginário.

Em certo momento Mara se apaixona por Noah. E nessa parte da história é inserido o clichê da menina nova que se apaixona pelo bonitão da escola que já tem uma “namorada”. O caso aqui é que eu gostei do clichê :X  Sim, eu sei, eu critico MUITO o amor dos adolescentes e tal, acho muito sublimado e clichê, mas não sei explicar, dessa vez o romancezinho me conquistou. Talvez tenha sido pelo fato de Mara não ser normal que gostei de ver algo normal (como o amor) em sua vida.

O fato é que Noah, esse amor tão perfeito, esconde um segredo. E foi disso que não gostei. Noah tem um passado triste, uma história linda, mas um poder que não me convenceu. Mara também tem um poder, talvez bastante medonho, sinistro e impossível de acontecer, mas ela me convenceu. Noah, não. Explicação? Não tenho. Apenas não simpatizei com isso de ele ter um tipo de poder.

Além desses personagens, temos a família de Mara, que adorei! Os irmãos dela são uns fofos, a mãe é uma super mãezona, mesmo Mara brigando tanto com ela, e o pai é um advogado contratado para defender um suposto criminoso de assassinato. Adorei esse núcleo que permeia a vida de Mara, apesar de ter achado eles perfeitos demais e com uma convivência muito pacifica em relação à Mara.

O final do livro me deixou em choque! Fiquei na situação: hã? Hein? Como assim? Acho que nunca fiquei tão perdida em relação ao término de um livro. Se tivesse que definir A DESCONSTRUÇÃO DE MARA DYER em uma só palavra, seria BIZARRO! O livro é bizarro, mas não de uma forma ruim, pelo contrário, ele é ótimo! Só achei bizarro pelo fato de ser tão diferente.

E como nada no livro é revelado, gostaria de aproveitar esse espaço e perguntar para quem leu: o que vocês acham que acontece no universo de Mara?
Para mim, a personagem é totalmente desequilibrada, está internada em algum sanatório e tudo o que ela acha que aconteceu são fantasias de sua mente. Creio que nada aconteceu, seus amigos não morreram, sua família não é tão perfeita assim, e ela usa tudo isso como modo de fuga das quatro paredes que a cercam em seu quarto no hospício.


Isso tudo é minha opinião, é claro. Mas por favor, me digam a de vocês. Fiquei muito passada com o livro e com as mil possibilidades possíveis em torno dele. Se alguém já leu o segundo volume, me manda um email para contar. Não ligo se tiver spoiler, mas simplesmente preciso saber! Faz mais de uma semana que li o livro e o final não saiu da minha cabeça! L Estou ficando tão doida quanto Mara, rs.


FICHA DO LIVRO

A DESCONSTRUÇÃO DE MARA DYER
MICHELE HODKIN
Editora: GALERA               
Ano: 2013
Nº págs: 378
Gênero: Suspense, Sobrenatural

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. :o

    que demaaaaaaaaaaaaaaaaaais! Fiquei necessitada desse livro!

    Está rolando um sorteio no meu blog. Dá só uma olhada!

    fleur-du-matin.blogspot.com.br/2013/08/sorteio-n-1.html?showComment=1377909288762

    ResponderExcluir
  2. Não sabia desse livro mas fiquei super interessada. Pior que estou meio sem vagas... Como faz: D:

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.