6 de setembro de 2013

RESENHA: UMA LONGA JORNADA - Nicholas Sparks (Ed. Arqueiro)

Oi, gente.

Hoje vou falar de mais um livro do meu amorzinho NICHOLAS SPARKS (suspira mulherada *_*). Mês passado a ARQUEIRO lançou UMA LONGA JORNADA e dei uma surtadinha básica quando o livro chegou.

Uma Longa JornadaSINOPSE: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Vocês sabem que sou uma tremenda baba ovo do autor, por isso minhas palavras de hoje serão de elogios. Claro que tenho consciência que esse não foi o melhor livro do SPARKS, e em comparação com muitos de seus livros, achei esse o mais fraco, mas, e daí? Achei lindo do mesmo jeito e, para mim, NICHOLAS sempre vai ser lindo e divo!

A história é cheia de romance meloso, que odeio, mas que nas mãos de SPARKS adoro (vai entender gente louca :S).  De um lado temos Ira, um idoso de 91 anos que sofre um acidente. Enquanto fica preso em seu carro, vai relembrando sua vida com sua amada esposa, já falecida. A história de amor deles é linda e comovente. Sem dúvida a melhor parte do livro. Ira é um homem romântico, com uma memória singular para o passado e os detalhes que cercaram a vida da esposa. Até as roupas que ela vestia em determinados encontros ele vai se lembrando. Além disso, no passado de Ira se encontram muitas histórias do tempo da Segunda Guerra, e tenho verdadeiro fascínio por todas as narrativas que recorrem ao tema.

Do outro lado temos Sophia. Uma jovem que estuda História da Arte e acaba de terminar com o namorado. Ela está curtindo sua fossa quando conhece Luke. E aí, não preciso dizer nada, pois é SPARKS e vocês já sabem como isso se desenrola, rs.

O bacana é que sabemos que em algum momento esses personagens vão se ligar, mas não imaginava que seria da forma como ocorreu. Não que tenha sido mantido algum suspense, ou que o autor tenha feito algum tipo de mistério sobre isso, mas a forma como aconteceu, pareceu algo bastante natural. Ficamos buscando conexões durante a história de ambos os casais e quando ela é revelada, pensamos: mas é só isso? E é. Mesmo assim foi belíssimo.


UMA LONGA JORNADA é um romance bastante simples, mas achei bastante comovente e singelo. Aqueles que afirmam que SPARKS sempre usa da mesma fórmula e que só pensa em vendas, provavelmente não vão gostar. Mas, para quem, assim como eu, não se incomoda com isso, vai achar o livro de uma fofura que só NICHOLAS consegue escrever *_* 


FICHA DO LIVRO





UMA LONGA JORNADA
NICHOLAS SPARKS
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 368
Gênero: Romance



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. eu sou fã dele incondicional! mas, olha eu tava comentando com uma moça no twitter que tava falando desse livro, ela disse que ta bom e resgata a essência dele o que eu acho muito bom, pois o que mais ta me incomodando nessa nova fase dele é que os livros tão muito previsíveis! acabou um pouco da emoção, perdeu aquela magia das palavras, ele ta indo mais na moda atual, eu espero dele livros que me façam chorar, como vc mostra esse é um pouco diferente, percebi pela sinopse espero logo ler e me emocionar outra vez com ele!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
    @thailadesouza

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dos livros do Sparks, e meu irmão comprou para mim Uma Longa Jornada e estou ansioso para iniciar a leitura. Não me importo se o romance é fraquinho, até mesmo porque, histórias assim nas mãos do Nicholas se tornam fantásticas e memoráveis. Enfim, quero ler logo :D

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã do Sparks. Até hoje só li Querido John e até gostei, mas provavelmente não li outros por não gostar muito de romances melosos. [rs] Mas me interessei por esse, fiquei curiosa pra saber como os casais se conectam. :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Receita de brigadeiro é sempre a mesma e não tem segredos, até criança consegue fazer, e todo mundo adora e não reclama. Os livros do Nick são iguais? São receitas de bolo? E daí? Ele sabe escrever sentimentos muito bem e ponto final.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.