20 de setembro de 2013

RESENHA: CIDADES DE PAPEL - John Green (Intrínseca)

Bom dia, pessoal.

Vou fechar a semana com resenha de um autor que ADORO: JOHN GREEN. O novo livro do autor, CIDADES DE PAPEL, foi esperadíssimo e quase enlouqueci quando o livro da INTRÍNSECA chegou.

Cidades de PapelSINOPSE: Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.
Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.
Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.

Primeiro preciso começar como toda boa tiete: caraca!, eu AMO JOHN GREEN! *_* Dito isso, posso falar pra vocês tudo que achei de CIDADES DE PAPEL.

Quando li sobre o livro, achei que GREEN iria dar um tom de mistério a ele, que seria uma coisa policial, afinal, Q. e Margo (os protagonistas), aos 9 anos, haviam visto um corpo. Ao iniciar as primeiras páginas, senti que seria exatamente esse o tom que o livro tomaria, mas me enganei. Esse fato serviu apenas para nos colocar frente à amizade de Q. e Margo, e nos mostrar que a garota adorava um mistério.

Após o acontecimento, a história dá um salto no tempo, e encontramos nossos personagens no último ano do ensino médio e bastante afastados, afinal, Q. é um nerd, e Margo se tornou uma patricinha popular. Apesar do afastamento, uma bela noite Margo bate na janela de Q. e o convida para uma aventura. Por ser apaixonado pela garota, ele não consegue dizer NÃO, e embarca numa noite alucinante. A noite consiste em participar de onze etapas de um plano de vingança maluco de Margo.

É nisso que consiste a primeira parte do livro, que me fez dar altas gargalhadas. Achei o máximo a atitude da garota e mesmo Q., sendo meio medroso, também foi divertidíssimo. Margo ia pregando peças e aprontando com todos aqueles que fizeram “mal” para ela de alguma forma. E então preciso confessar: amei Margo! Seu humor, seu jeito, seu mistério, suas ideias, suas loucuras... A personagem me cativou de tal forma que fiquei cega a seus defeitos, que existem, são muitos, são evidentes, mas não queria de forma alguma enxergar pelo fato de ela ter conseguido me arrancar tantas gargalhadas. A todo momento pensava que deveria haver um engano, e que Margo era especial.

A segunda parte do livro consiste na busca por Margo. Após a noite de aventuras com Q. ela desaparece e deixa algumas pistas. A família fica revoltada, pois não é a primeira vez que ela faz isso. Eles a vêem como uma menina egoísta, egocêntrica, mimada, e que só quer chamar atenção. Q. por outro lado, assim como eu, não quis enxergar esses traços ruins na amiga e foi atrás dela.

Essa segunda parte me dividiu bastante. Por um lado adorei o fato de Mago ter deixado como pista um poema do Walt Whitman e termos um Q. todo preocupado em desvendar o poema para encontrá-la. Contudo, essa parte da narrativa mostrou-se demasiada longa e repetitiva. Q. dava voltas e mais voltas tentando encontrar Margo, as pistas nunca levavam a nada, e ele e seus amigos até arriscaram a vida para encontrá-la. Seria até aceitável o desenvolver tão lento se de fato fosse um livro policial, daqueles que temos que encontrar respostas em mínimos detalhes, mas, como não é o caso, achei um pouco cansado e com partes desnecessárias.

A terceira e última parte do livro foi soberba! Aliás, adorei como CIDADES DE PAPEL foi dividido. Parecia que estávamos lendo um livro que gêneros completamente diferentes se sobressaiam a cada parte. Se na primeira contamos com o humor escachado, uma comédia que nos fazer rolar de rir; na segunda temos uma aventura com mistérios para desvendar o sumiço de Margo; mas a terceira... A terceira parte é digna de JOHN GREEN. Acredito que quem leu A CULPA É DAS ESTRELAS procure um GREEN profundo, com belas palavras e ensinamentos, e é dessa forma que o autor nos apresenta a terceira parte de seu livro. Drama, sentimento, romance, temos de tudo nessa terceira e encantadora etapa.

Se até então CIDADES DE PAPEL havia me ganhado por seu humor, ao final me conquistou de vez pela capacidade que o autor teve de mudar completamente o ritmo da narrativa para entrar em questões mais profundas, como o sentimento adolescente. Há muito venho criticando a imensa quantidade de romances NA e YA que sublimam o amor entre homem e mulher como se fosse a coisa mais importante, como se nada mais fizesse sentido e apenas o casal estivesse no centro do universo. GREEN, fez o contrário. O autor nos brindou com personagens apaixonados, sim, mas muito maduros. Personagens que enxergam erros e defeitos, personagens que pensam no futuro, que vêem a vida como ela de fato é, sem enfeites, sem máscaras. Personagens que apesar de trazerem sentimentos profundos em seus corações, não deixam de pensar e agir com a razão, e principalmente, com suas convicções, filosofias de vida e com a forma com que foram criados e educados.


Por tudo isso, GREEN mais uma vez me conquistou. Comparar CIDADES DE PAPEL com A CULPA É DAS ESTRELAS seria absurdo e também abusivo, afinal, em nada eles se assemelham. Quem procura um drama, uma história para se emocionar, personagens para se conectar emocionalmente, deve ficar com A CULPA É DAS ESTRELAS. Mas o leitor que procura um livro três em um, que quer se divertir, rolar de rir, desvendar mistérios, e se emocionar com um final bem desenvolvido, deve ler CIDADES DE PAPEL imediatamente! De todos que li do GREEN até o momento, se tornou meu preferido. Completamente diferente e inusitado, CIDADES DE PAPEL chegou com um jeito manso, como se fosse ser apenas mais um livro de humor, e venceu todas as minhas amarras, conquistando de vez meu gosto pelo autor, e fazendo com que considerasse esse livro melhor que A CULPA É DAS ESTRELAS, coisa que eu achei que jamais aconteceria.



FICHA DO LIVRO

CIDADES DE PAPEL
JOHN GREEN
Editora: INTRÍNSECA                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 368
Gênero: Romance, Drama



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Poxa, que resenha excelente! Se Cidades de Papel me atraía apenas por ser do John Green, depois do que li aqui ficou muito claro o motivo pelo qual preciso ler esse livro. O único que li do autor até agora foi O Teorema Katherine, que achei divertido; no entanto, Cidades parece ser um livro de muitas facetas, muito bem interligadas e inusitadas.
    Adorei e concordo com o que você falou sobre a exagero da sublimação do amor nos romances YA. Acho até que isso tem a ver com o próprio exagero e egocentrismo da faixa etária em "sentir" os sentimentos de um jeito muito mais intenso do que realmente são. Mas quando a gente se depara com romances que tratam o tema de forma mais madura, certamente esses são os que marcam mais, pelo menos na minha opinião.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari

    Eu não li ainda o mais famoso, A culpa é das estrelas, nem este mais novo. Acredita que na Bienal do RJ teve o encontro de nerdfighers lá dos fãs do Green sabe? Ai a menina pega o microfone para dar um depoimento emocionado e conta o final do livro todo. Eu até tentei abstrair mas não deu, estou com ódiooo! rs
    Dele já li O teorema Katherine que eu achei fofo, mas não amei. E li Will & Will que eu adorei. ^^
    Este parece ser ótimo e diferente, espero conseguir ler em breve. :)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de ler algo de John Green, e é claro que Cidades de Papel já estava na lista. Pensava em começar por A Culpa é das Estrelas, mas com tudo que você disse creio que vou começar por ele mesmo. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu só li um livro do John Green que foi O Teorema Katherine e sinceramente, não gostei. Não vou negar, tenho medo de ler outro livro dele, mas você conseguiu fazer com que eu queira a dar outra chance ao cara. Sua resenha tá ótima, Mari. Realmente adorei.
    Parabéns \o/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.